Moda Masculina

Vídeo: 100 anos de evolução da moda masculina

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje nós vamos ver um pouco sobre a história da moda, mais exatamente um vídeo de 100 anos de evolução da moda masculina feito pela Glam Inc.

A princípio, eu pensei em fazer um pequeno texto e colocar apenas o vídeo para vocês assistirem, mas depois resolvi trazer algumas imagens para enriquecer o artigo.

100 anos de evolução da moda masculina

Começando pela década de 10 do século passado, a boina era um dos acessórios mais usados pelos homens, assim como a gravata borboleta que permaneceu em alta também nos anos 20. Como estampa, podemos destacar o xadrez.

Já que citei a década 20, o chapéu da moda era Boater Hat, conhecido aqui no Brasil como chapéu Palheta. O Boater hat (foto) era usado pelos praticantes de canoagem na Inglaterra do século 19 e se difundiu mundo afora até seu auge nesta década.

Look masculino retrô década de 20
Chapéu Palheta ou Boater

Aqui em nosso país, os homens o usavam para ficar com uma imagem mais boêmia, uma vez que, tal acessório caiu no gosto dos sambistas da época que levavam uma vida mais noturna. As cores mais comuns na década de 20 era o azul bebe, o branco e o bege, ou seja, as cores mais claras dominavam.

Tanto na década de 30 quanto nos anos 40, o sapato Oxford, ou Oxford Brogue que possui pequenos furos no couro (foto abaixo), era um calçado bastante usado pelos homens.

Tipo de sapato masculino Oxford Brogue

A diferença é que na década de 30, o sapato Oxford era bicolor, geralmente em preto, ou marrom, e branco, e na década seguinte em uma cor só, como é usado até os dias atuais.

Com relação as roupas, o costume Double-Breasted com duas colunas de botões era comum na época e passava uma imagem de gangster. Na década seguinte, 40s, a calça de alfaiataria ficou mais larga e mais curta do que no período anterior.

A década de 50, pós Segunda Guerra Mundial, foi marcada pela rebeldia e isso se traduziu nas vestimentas da época. A calça jeans, antes somente usada por trabalhadores, virou febre entre os homens com a ascensão do estilo musical Rock and Roll, principalmente do subgênero Rockabilly.

Moda Masculina retrô década de 50
Dica: Ao usar suspensórios dispensem o uso do cinto

Para quem gosta de se vestir no estilo retrô, a dica é usar uma calça jeans reta ou slim fit com camiseta branca por dentro da calça e um tênis All Star ou outro nesta mesma pegada da foto. Para estilizar ainda mais o visual, não esqueçam de dobrar as mangas da camiseta e completar o look com uma boa jaqueta Perfecto que, inclusive, está em alta para este inverno de 2019.

Por outro lado, em 1960 a alfaiataria voltou misturada com peças mais casuais e as pessoas se vestiam de forma mais minimalista com outfits monocromáticos. Também surgiu o movimento político e cultural chamado de Hippie que influenciou a moda com suas estampas Tie Dye e Paisley, além dos acessórios em couro e lenços.

Estampa indiana Paisley década de 60 70
A estampa Paisley foi muito usada nos anos 60 e 70

Com a chegada da era Disco, estilo musical bem popular nos anos 70, as roupas também passaram por muitas mudanças. A calça de alfaiataria ou jeans com cintura alta e boca larga, a famosa calça boca de sino ou Flare, era o hype da moda na época.

A estampa Paisley (foto) é uma estampa indiana e continuou com a mesma força da década anterior. Outras estampas bem presentes eram as florais, xadrezes, listras verticais e horizontais.

Jaqueta neon masculina

Podemos considerar os anos 80 como o período mais colorido da moda com suas cores fortes e o neon, além do color block. As roupas tinham a ginástica como inspiração, por isso, as peças eram de lycra e apertadas.

Em contrapartida, a calça jeans ganhou mais força com uma modelagem mais apertada e cintura alta também.

Camisa de flanela xadrez masculina
Por causa do Grunge, as camisas de flanela com estampa xadrez marcaram a década de 90

Dando continuidade à nossa viagem pela evolução da moda masculina, a década de 90 foi, na minha opinião, a mais feia da moda, não sei o que aconteceu nesta época. Calças extremamente largas e sobrando tecido na barra. Misturava-se acessórios praianos num look urbano, uma bagunça só.

Mantendo a tendência do período anterior, os anos 2000 foi marcado pela logomania. As calças jeans voltaram a ser mais justas, porém nem tanto, e com a barra reta.

Outfit masculino casual com camisa jeans

Falando agora do momento em que estamos vivendo, as calças são muito mais justas e alinhadas em virtude da popularização dos modelos skinny ou slim fit. A camisa casual também está mais alinhada e houve resgate das botas de couro e camurça, como as botas Chelsea e outros modelos.

Também voltou com força total a bermuda curta, como nos anos 80, e a logomania da década de 90.

Camiseta logomania Levi's década de 90
Camiseta com logomania

Antes de encerrar, gostaria de esclarecer que muita coisa ficou de fora do texto por ser um assunto bem extenso. Compartilhem aí na área de comentários, qual tendência de moda masculina ficou de fora que vocês lembram e sua respectiva época.

Vídeo feito pela Glam mostrando os 100 anos de evolução da moda masculina. Assistam e percebam como em apenas uma década tudo pode mudar.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

DICAS PARA SE VESTIR BEM NO TRABALHO | LOOKS MASCULINOS

MODA MASCULINA: LOOKS MASCULINOS DE VERÃO

APOSTE NA ESTAMPA COM LISTRAS VERTICAIS EM 2019


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários sobre qual das décadas da evolução da moda masculina vocês acharam as roupas mais legais.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!