Vale a pena ter digital influencers na divulgação de suas roupas?
Os e-commerces e lojas físicas passaram a adotar com mais frequência a utilização de um digital influencer para fazer a divulgação de diferentes produtos dos mais variados segmentos, dentre eles estão diversas lojas de roupas.
Vender vestimentas sempre foi um trabalho muito bem visado na sociedade. Muitos dizem que você é o que você veste. A chegada da era digital potencializou ainda mais essa realidade e parte desse sucesso está diretamente ligado às redes sociais.
Seja no Instagram, Facebook, Twitter ou TikTok, milhões de pessoas ao redor do globo curtem, comentam e compartilham diversas publicações sobre as mais variadas roupas e tendências na moda.
O que é marketing de influência?
Diversos reality shows usam do marketing de influência, assim como milhares de empresas ao redor do mundo. Até mesmo uma empresa de consultoria em gestão financeira pode utilizar do retorno midiático dos influenciadores para vender seus serviços.
O marketing de influência baseia-se em utilizar os canais de comunicação de pessoas específicas para divulgar produtos e serviços de uma determinada marca. A grande diferença da publicidade, por exemplo, é que o digital influencer trabalha para um público específico.
A explosão da era digital fez as empresas compreenderem que muitas vezes não adianta pagar milhões de cachês para famosos em uma publicidade de televisão que não comprova o alcance ao público-alvo da empresa.
Já o digital influencer trabalha estritamente um tipo de público que o segue nas redes sociais. No caso da divulgação de roupas, por exemplo, um desses profissionais pode utilizar um modelo específico em eventos corporativos e confraternizações.
Os famosos stories, lives, vlogs e publicações são divulgados nos principais canais dessas pessoas e acessados por seus milhões de seguidores. O interessante é que não é obrigatório que a pessoa seja tão famosa.
Em muitos casos, pessoas com mais de 10 mil seguidores já basta para atingir bons números. Só é preciso saber com antecedência o grau de influência dessas pessoas dentro do nicho que elas trabalham, mas sem dúvidas é prático e rentável.
Por fim, o marketing de influência pode ser utilizado por empresas de diferentes tipos e tamanhos. Antes, somente as grandes corporações conseguiam ser vistas nas televisões e rádios com os altos valores de publicidade ainda cobrados por essas mídias tradicionais.
Sua empresa de roupas é segmentada em uma cidade, então por que não buscar por um influenciador grande que morou nela por um tempo? O retorno tende a ser favorável, mas como fazer isso?
Utilizando os influenciadores em sua loja de roupas
Grandes empresas utilizam os maiores influenciadores digitais do momento. Existem aqueles mais consolidados, como a ex-BBB Jade Picon, que atrai grandes lojas de grife do mundo todo e outras que atendem públicos mais nichados, como a jornalista Nyvi Estephan.
Ambas são influenciadoras consolidadas no mercado, mas enquanto a Jade atende mais um público de grife, a Nyvi é mais envolvida com o mercado gamer e digital. Note que cada uma tem seu público que pode se entrelaçar dependendo do tipo de campanha.
Porém sua loja de roupas está vendendo uma camisa brim uniforme preço único e exclusivo. O orçamento pode não conseguir contratar essas grandes estrelas, mas para isso existem os micro influenciadores.
Essas pessoas atendem mais a realidade de microempresas por disponibilizarem valores mais acessíveis. Já que estamos falando de uniformes, por que não buscar por influencers que estão no colegial ou na universidade?
Pessoas relevantes dentro da sua cidade, realidade e negócio, nada impede que essas pessoas tragam amigos, conhecidos, familiares e até desconhecidos a conhecerem sua empresa. Lembre-se, você estará utilizando da influência deles para ganhar visibilidade.
Parcerias são fechadas por contrato
Um ponto que pode dificultar o trabalho da sua empresa é o amadorismo que muitos influenciadores digitais podem infelizmente trazer. Talvez por falta de experiência e até por oportunidades, essas pessoas não necessariamente sabem como realizar esses trabalhos.
No geral, é feito um contrato com valores estimados baseando em influência e ganhos. Quanto mais pessoas esses influenciadores levarem para seu negócio, maior deve ser o cachê, assim como quanto mais seguidores e engajamento, maior o contrato estipulado.
É como fazer uma consultoria em gestão de vendas, você buscará atender os melhores preços para os clientes e que não afete o orçamento da sua empresa. Esteja sempre atento aos tipos de divulgação que eles deverão fazer para você. Alguns tipos são:
- Sorteios pelas redes sociais;
- Stories contando o dia da empresa;
- Stories divulgando o produto da empresa;
- Ensaios fotográficos e postagens no feed;
- Lives com líderes da marca ou outros influencers.
Esses são alguns conteúdos que as empresas que utilizam o marketing de influência buscam construir com a contratação de um digital influencer. Os stories precisam de interação e devem ser muito bem feitos.
Por isso, veja se o influencer tem uma equipe de edição para os stories ou se isso deverá ser feito pela empresa que os contratou. Deixe esse ponto bem especificado no contrato que for feito.
Normalmente as empresas pedem determinados tipos de gravações e postagens. O influenciador grava e envia para a agência de marketing, que edita e envia ao influenciador para postar em seus stories e feed.
Todos esses processos devem ser concretizados rapidamente, em muitos casos os influenciadores já sabem como gravar cada storie. Tudo vai depender de quem você for contratar. Faça como uma comunicação visual em acrílico e seja direto e prático.
Motivos de investir no marketing de influência
Você já aprendeu o que é marketing de influência e como contratar um profissional para a sua empresa, mas você sabe o motivo de fazer esse investimento? Destacamos alguns tópicos relevantes que te levarão a fazer essa constatação.
Resultados positivos
Lembra que falamos do público nichado? Imagine que você gaste um valor para fazer panfletos e divulgar pelas ruas da cidade. A cada mil papeizinhos entregues, você consegue um cliente. Seria um valor muito baixo e pouco estimável.
Afinal, você não saberia por quais motivos que essas pessoas estariam adentrando a sua loja. É claro que, dependendo do segmento, os valores podem ser maiores, exemplo uma empresa montadora de estandes.
A questão principal é se a mesma loja busca por um influenciador digital popular na cidade. É capaz que pelo mesmo valor investido, ou um pouco a mais, o retorno dos clientes seja bem maior.
O mais interessante é que através dos números desses profissionais você consegue dimensionar o retorno do investimento. É o que os números mostram. Isso porque você estará falando diretamente com o público que quer te ouvir, eles seguem essa pessoa.
Enriquece a imagem e visibilidade da empresa
Sua loja pode e deve realizar vendas presenciais e on-line. O marketing de influência é muito positivo na chamada busca por influência. Imagine o que cada pessoa que digita camisetas para uniformes de empresas no Google recebe de imediato?
Isso mesmo, mais de 1 milhão de opções em menos de 1 segundo. Desse universo de empresas, como você consegue fazer a sua vista? Sabemos que o tráfego orgânico é importante para a imagem da empresa ganhar destaque nos sites de pesquisa.
Porém, quando um digital influencer divulgar as roupas da sua marca em suas redes sociais, lá existirá um link para a compra delas. As pessoas que acessarem os links estarão em menos de 1 segundo na página de compra.
O acesso, além de ser muito mais rápido e engajado, consegue pular algumas etapas do funil de vendas da marca. Tudo isso auxilia no fortalecimento da sua empresa no contato direto com instituições que buscam por parcerias.
Existem alguns pontos relevantes que conseguem construir uma relação entre empresa e possíveis parcerias, são elas:
- Saúde financeira;
- Organização corporativa;
- Engajamento nas redes sociais;
- Capacidade de desenvolver campanhas estratégicas.
Você começa com pequenos influenciadores e aos poucos vai ganhando destaque dentro do segmento. Uma parceria com algum empresário ou agência que conheça mega influencers pode garantir a seu negócio uma parceria de grande sucesso.
Tudo começa com a organização que seu negócio deve ter e o profissionalismo com os pequenos influenciadores. Tudo isso irá aumentar sua visibilidade no mercado e pessoas interessadas em seu negócio.
É isso que faz empresas que inicialmente começaram vendendo roupas e acessórios e atualmente fazem campanhas de sacolas e mochilas personalizadas graças aos contatos conquistados ao longo dos anos. Tudo isso será números e lucro para as empresas;
Saiba conquistar o seu espaço utilizando da influência do seu negócio dentro da realidade da marca.
Considerações finais
Vimos ao longo do artigo a necessidade construir boas relações com os influenciadores digitais e como eles podem desenvolver uma boa imagem para a sua empresa. Por muitas vezes, grandes campanhas podem não atrair muita gente.
Considere buscar por outro métodos de divulgação, e entre eles um dos mais positivos é o marketing digital influencers. Preços interessantes e retorno acima do investido. Pesquise as melhores opções e faça do seu negócio um negócio de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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