Beleza Masculina

Usar boné diariamente faz mal ao couro cabeludo?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje nós vamos ver um assunto que interessa a maioria dos homens: Será que usar boné diariamente pode fazer mal ao couro cabeludo?

Usamos boné quando queremos nos proteger do sol ou somente acrescentar algo a mais no visual. Porém, o uso diário deste acessório pode causar alguns problemas. Mas será verdade o que costumam dizer por aí? Vejam o que é verdade e o que não é.

Jason Statham é um ator calvo
Usar boné não vai fazer seu cabelo cair, mas pode agravar um quadro de alopecia existente

Mito: Quem nunca ouviu de alguém próximo que usar boné diariamente “vai te deixar careca”. A verdade é que este mito surgiu em meados do século 19 e, mesmo sendo comprovado cientificamente, há mais de 50 anos, que usar boné não faz os cabelos cair, ainda tem aquele que reproduza as “mentiras” do passado.

Quem pode e quem não pode usar boné

Usar boné diariamente não vai fazer você ficar careca, mas pode agravar um quadro de dermatite seborreica e, por causa da doença, os fios podem sofrer a queda.

Justin Bieber com boné trucker
Justin Bieber usando um boné modelo Trucker, que é o mais indicado para quem tem problema de queda de cabelo, mas não quer abandonar o boné

Outro problema do uso do boné é que, se vocês tiverem a predisposição genética para a calvície, o abafamento e a concentração de calor podem acelerar ou agravar o quadro.

Mas, se vocês não tiverem problema com dermatite e nem forem geneticamente propensos à calvície, podem usar o boné à vontade.

Para saber mais sobre os diferentes modelos de bonés existentes, veja em: Moda masculina: Você conhece os tipos de bonés?.

Vejam o vídeo abaixo do Dr. Lucas Fustinoni onde ele explica, de forma mais detalhada, tudo o que descrevi até agora.

Mas eu gosto de usar boné e tenho os problemas descritos acima, o que devo fazer?

1 – Nunca coloquem boné logo após o banho, esperem secar os cabelos e o couro cabeludo ou, usem um secador no morno para acelerar o processo. Só depois coloquem o boné.

2 – Deem preferência para o modelo de boné Trucker que tem a tela traseira que possibilita a respiração e não retém o calor na cabeça. O calor aumenta a produção de sebo que pode agravar a seborreia.

3 – Evitem usar o boné durante a atividade física, pois aumenta o calor e a transpiração no couro cabeludo. Tais fatores favorecem a proliferação de bactérias e fungos, que causam ou pioram a dermatite e a queda dos fios de cabelo.

4 – Não usem o boné todos os dias ou, ao menos, façam pausas durante o dia para o couro cabeludo poder respirar.

Este outro vídeo é do Dr. Arthur Tykocinski que reforça tudo o que vimos até agora e ainda traz mais informações sobre o assunto.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

5 DICAS PARA EVITAR O SURGIMENTO DA CASPA

RESENHA: LEAVE-IN DA RICHÉE PROFESSIONAL COM ÓLEOS NUTRITIVOS

5 DICAS PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO DA BARBA


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês têm o costume de usar boné diariamente e se isso trouxe algum problema.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!