Uniformização no trabalho: como ser profissional sem perder o estilo

A uniformização no trabalho é um elemento muito importante para muitas empresas, uma vez que lida com a padronização de seus colaboradores e dá um impulsionamento na identidade visual da companhia como um todo.

Entretanto, usar uniformes personalizados para eventos não é um benefício exclusivo para a companhia. Aos colaboradores, o uniforme representa uma série de vantagens que auxiliam na hora de trabalhar, bem como em diversas outras frentes.

O fato de você não precisar comprar roupas ou gastá-las especificamente para o período de trabalho é muito importante, além de possibilitar uma identificação mais apropriada para esse tipo de interação.

Por conta disso, é importante que você saiba como utilizar esse tipo de ferramenta para conseguir se destacar, uma vez que não é preciso ficar sem estilo para aproveitar esse tipo de interação com o uniforme.

Os uniformes podem ser um tipo padrão de roupas com o logotipo da empresa, como uma calça para uniforme, ou até mesmo algum tipo de vestimenta em particular, no caso de profissionais da saúde, segurança e outros.

Por conta disso, é importante que o padrão do uniforme seja mantido, mas isso não significa que você não pode dar seu toque especial e torná-lo mais criativo e diferente, incluindo seu estilo, mas sem perder a padronização.

Para isso, existem algumas peças que podem ser muito interessantes para compor seu visual, ampliando as possibilidades de interação dentro do conceito de uniformização em sua empresa.

Esse tipo de ação ajuda a tornar as camisetas para uniformes de empresas um pouco mais modernas, tirando um pouco da seriedade que esse tipo de vestimenta passa, mas sem perder o profissionalismo. 

Pois bem, para isso, você pode aplicar uma série de elementos que diferenciam sua vestimenta do restante.

Levando seu estilo para a uniformização

Para conseguir aplicar corretamente esses elementos em suas vestimentas, é preciso criatividade e estilo, colocando peças que se encaixem no conceito do uniforme e que ainda consigam passar sua essência.

É importante ter em mente, entretanto, que os uniformes sociais Guarulhos estão ali por uma razão. Descaracterizá-lo com excesso de peças sobressalentes pode se tornar um problema, uma vez que é preciso que as pessoas o identifiquem facilmente.

Dessa forma, você pode usar alguns itens para dar um toque especial em sua roupa, garantindo uma estrutura de vestimenta mais agradável e estilosa sem perder a funcionalidade e a praticidade.

Para aplicar estes elementos, basta procurar peças que se encaixem em seu estilo e que te tragam conforto e confiança na hora de usar as roupas de uma empresa de estamparia, aproveitando alguns itens que trazem um pouco de individualidade para esses padrões.

Bijuterias

As bijuterias são peças fundamentais para conseguir compor um look, mesmo estando uniformizado. Existem peças tanto masculinas quanto femininas, e elas possuem uma variedade grande de modelos, cores e tamanhos.

As pulseiras e anéis são muito utilizados para dar destaque as mãos, passando um efeito de brilho e estilo, e são ideais para pessoas que trabalham com as mãos em destaque, como no atendimento ao público.

Por serem peças de metal, entretanto, não são adequadas para trabalhadores da área da saúde, que precisam ter as mãos livres para fazer os procedimentos adequados. Entretanto, colares e brincos não possuem a mesma restrição.

Os colares e brincos podem ser feitos de diversos materiais, e podem ser um destaque simples, que não chame muito a atenção, ou peças maiores, que evidenciam essa opção de estilo para utilização com malha com elastano preço ou outra peça.

É importante aproveitar para variar esse tipo de acessório, uma vez que suas possibilidades são inúmeras. Entretanto, ter algumas peças coringas pode ajudar a compor visuais mais clássicos com charme e elegância.

O importante é conseguir aplicar seu estilo próprio usando as peças, garantindo que você terá um visual de qualidade e que tenha mais possibilidades de aproveitar melhor suas opções de peças.

Cabelos

O cabelo também tem um papel fundamental para trazer mais estilo para a forma de você se vestir, ainda que precise estar uniformizado. Aqui, também vale lembrar que algumas profissões demandam que os cabelos estejam presos ou sejam curtos.

Se este não for o seu caso, você pode deixar a criatividade falar mais alto e aproveitar diversos modelos e cortes diferenciados para se destacar, escolhendo estilos que tenham a ver com o que você se sente mais confortável em utilizar.

Os rabos de cavalo, por exemplo, passam uma impressão mais despojada, que combinam muito com estilos mais esportivos. Já os coques, por sua vez, são um tom mais profissional, ideal para escritórios e para comissario de voo comercial.

O tipo de penteado que você utiliza para o trabalho pode agregar muito ao seu visual, trabalhando de forma mais efetiva no mood que você está na hora de iniciar a jornada, tornando esse penteado ainda mais especial.

O uso de acessórios de cabelo também pode ser muito interessante, seja através de presilhas ou tiaras. Existem diversas estampas no mercado, mas é interessante procurar algumas mais sóbrias para o ambiente de trabalho.

Neste caso, peças lisas e geométricas têm uma identificação mais adequada e efetiva, e ajudam a criar um conceito mais estiloso para o corte de cabelo como um todo.

Unhas

As unhas são um ponto importante para o estilo e como um acessório de vestuário. As cores são inúmeras e o estilo está cada vez mais amplo e criativo, em grande parte por conta das designers de unha.

Para ter um visual com mais credibilidade, evite cores muito chamativas, como neons e desenhos muito complexos. Além disso, unhas muito compridas podem acabar se tornando um problema, principalmente para quem precisa trabalhar com digitação.

O ideal nestes casos é utilizar desenhos geométricos e utilizar cores mais neutras, como:

  • Vinho;
  • Branco;
  • Cinza;
  • Nude.

Estas cores permitem uma sobriedade maior nas unhas, mas sem perder o estilo e garantindo um charme maior na hora de montar seu visual.

Além disso, as unhas não impactam diretamente o uniforme, mantendo a padronização necessária para o trabalho em uma empresa prestadora de serviços para condomínios, bem como em qualquer outra.

Maquiagem

A utilização de maquiagem é uma excelente maneira de se destacar mesmo usando um uniforme. Existem muitas opções que ajudam a criar um visual único e adequado para o ambiente de trabalho.

Aqui, é importante pensar que menos é mais. As maquiagens pesadas, com sombras coloridas e olhos esfumaçados é ótimo para a noite e para as baladas, mas se você não trabalha nesse ramo, o ideal é utilizar tons de pele e maquiagens mais naturais.

Alguns itens são fundamentais, como a base, rímel e blush, mas você pode optar também por um batom que combine com seu tom de pele para conseguir um resultado bonito e discreto, ideal para o ambiente profissional.

Dessa forma, você consegue manter a padronização com o uniforme, mas dá um destaque especial para seu rosto, exalando a individualidade possível com seu estilo e garantindo mais qualidade no look como uma composição completa, muito mais charmosa.

Sapatos

A utilização de sapatos é uma das mais comuns para a customização de um uniforme. Os sapatos de boa qualidade são ideais por sua durabilidade, possibilitando um visual muito mais agradável.

Para as mulheres, as opções são inúmeras. Cores e saltos podem fazer toda a diferença nesse tipo de look, mas é preciso ter atenção para saltos muito altos ou que dificultem a caminhada, uma vez que isso pode acabar atrapalhando.

Além disso, é interessante utilizar cores que combinem com as de seu uniforme, mantendo sempre que possível os tons neutros para conseguir ter um visual mais agradável e de acordo com sua vontade.

Bolsas e mochilas

Este acessório alia o estilo e a elegância com a praticidade. Trata-se de um elemento muito importante para você conseguir criar um visual único sem alterar nenhum elemento de seu uniforme.

As bolsas coloridas podem se tornar ainda mais únicas ao utilizar chaveiros ou lenços como parte da composição da peça, enquanto para homens, mochilas executivas trazem um charme maior na escolha de roupas.

Por conta disso, é importante que você tenha em mente o tipo de trabalho em que você está inserido e como utilizar estes acessórios de forma que o dress code da empresa seja respeitado.

Considerações finais

Os uniformes possuem uma série de vantagens para os colaboradores de uma empresa, mas muitas vezes acabam podando um pouco da liberdade criativa na hora de se vestir. Por isso, é importante pensar em alternativas para você conseguir trabalhar com efetividade.

Dessa forma, você consegue ter sua própria individualidade sem ferir os padrões da empresa, e ainda é capaz de utilizar alguns looks estilosos que permitem uma satisfação pessoal com relação a vestimentas.

Esse tipo de recurso é muito importante para você conseguir se expressar e aproveitar peças de seu guarda-roupa mesmo com o processo de uniformização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

Deixe um comentário