Estilo Masculino

Trança nagô para homens: aposte neste penteado

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de estilo masculino de hoje, nós vamos ver um penteado bem estiloso, eu estou falando da trança nagô.

Usadas desde a antiguidade por diversos povos, as tranças são ainda hoje consideradas como um adorno para a cabeça. Seus desenhos e formas enfeitam e trazem maior personalidade ao visual de seu usuário. Bora conferir um pouco sobre elas?

Trança nagô: Origem

Tranças masculinas nagô

Conhecida também como trança de raiz, embutida ou, até mesmo, rasteira, a trança nagô tem como principal característica ser rente ao couro cabeludo, bem próxima mesmo, quase grudada.

De fato, é um penteado para homens e mulheres com fios trançados que pode durar de duas semanas a dois meses conforme os cuidados, porque os cabelos começam a se soltar e ficar arrepiados com o passar do tempo.

No continente africano, os padrões criados expressavam algo, como uma mensagem sobre a posição que a pessoa ocupava na hierarquia social de sua tribo, sobre seu estado civil ou de qual clã ela pertencia, ou seja, uma infinidade de coisas.

Braids for men

Em nosso país, Brasil, assim como em toda América Latina, este tipo de trança tornou-se um símbolo de resistência contra a escravização dos povos africanos. Neste período, muitas mulheres desenhavam mapas ou rotas de fuga para os quilombos na cabeça.

Atualmente, este tipo de penteado tem como significado o resgate da cultura africana para alguns. Para outros, são desenhos super criativos com a intenção puramente estética, afinal são realmente muito interessantes, não é mesmo?

Estilo masculino: tranças nagôs

Apesar de sua beleza, a forte tração no couro cabeludo pode causar a perda dos fios de cabelo, a queda propriamente dita, sendo prejudicial para quem tem tendência a alopecia androgenética ou outras doenças que culminam na calvície.

Com relação aos desenhos formados, a habilidade e a experiência da trancista é que vai ditar o quão criativo vai ficar o penteado. Lembrando que também é possível mesclar diferentes tipos de tranças, como a box braids, por exemplo.

Quem pode fazer este tipo de trança

Tranças embutidas em homem

Podendo ser feito em qualquer textura de cabelo (liso, cacheado ou crespo) será necessário deixar crescer por uns 3 ou 4 meses para realizar o trançado, mas há a possibilidade de se usar fios sintéticos de lã ou de fibra para estendê-los.

A orientação é procurar um profissional especializado em tranças para realizar o processo. Geralmente são mulheres conhecidas como trancistas. A propósito, há salões focados em cortes e penteados afros.

Trança nagô ou trança de raiz

Lembrem-se de que o cabelo deve estar previamente bem lavado. A minha sugestão é fazer uma boa hidratação antes, uma vez que, isto somente será permitido quando for desfazer as tranças.

Extremamente importante, a divisão do cabelo é quem define qual o padrão, ou desenho, que será feito com as tranças. E quanto melhor foi realizada esta separação, mais bonito ficará o penteado.

Cuidados com a trança nagô

Blog de moda e estilo masculino

Os cabelos fragilizados por processos químicos ou muito finos correm o risco de quebrar, partir ao meio literalmente. A dica, neste caso, é ter paciência e ir tratando dos fios até eles ficarem sadios e fortes o suficiente para aguentar o procedimento.

Depois de feitas as tranças, apliquem shampoo somente na raiz ao lavar os cabelos. Não utilizem condicionadores, máscaras, nem qualquer outro tipo de creme. A chance de fragilizar os fios é grande. Devido a isto, alguns especialistas até aconselham o uso de tônicos para fortalecer a raiz.

Após a lavagem, secar as tranças nagôs com o ar morno do secador, pois elas podem mofar com a umidade e causar a queda dos fios ou algo ainda pior. Para não ocorrer o aumento da oleosidade, evitem o ar quente.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

360 WAVES: O QUE É? COMO FAZER ESTE PENTEADO?

CORTES DE CABELO MASCULINO PARA ADOLESCENTES

INSPIRAÇÕES DE CABELO AFRO COM BANDANA E AFINS


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já fizeram ou têm vontade de usar as tranças nagôs.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!