Tik Tok: saiba como usar a rede social para vender roupas

O Tik Tok é, sem dúvidas, a rede social mais utilizada nos últimos tempos, e essa usabilidade aconteceu ainda mais com a chegada da pandemia, isso porque muitos influencers passaram a mostrar seus conteúdos, vender roupas, cursos e acessórios. 

Esse aplicativo foi uma inovação que surgiu há mais de quatro anos, sendo uma evolução de um app que já havia feito sucesso antes. Ele foi produzido por uma empresa chinesa que tinha o objetivo inicial fazer dublagens divertidas com músicas famosas.

Ou seja, é um ponto positivo para quem abriu recentemente um negócio ou quer continuar propagando a marca, pois essa rede social está em destaque na mídia e tende a crescer e se atualizar cada vez mais no mercado digital. 

Clique e saiba mais +

Entenda um pouco mais sobre o Tik Tok

Em maioria, o público do Tik Tok é adolescente e jovem, mas não anula as pessoas de outras faixas etárias, que se apresentam em diversas categorias: entretenimento, conhecimento e curiosidades, informações e tecnologias.

Logo, se o intuito é ganhar mais reconhecimento e dinheiro, essa plataforma garante qualidade, confiabilidade e sobretudo potencial para atingir esse objetivo, principalmente aos empreendedores que desejam impulsionar as vendas.

Um dos maiores avanços é a utilização de smartphone. Isso porque está muito mais fácil comparado há doze anos atrás encontrar centros de usinagem, por exemplo, além de ter muitas outras funções e capacidades com muito mais praticidade e rapidez.

Com a popularidade crescendo a cada nova tendência na internet, empreendedores passam a ver como mais uma opção de desenvolvimento para o seu negócio, fazendo crescer e ter outras alternativas de produção de conteúdo.

O mercado que aposta nas redes sociais garante uma maior relevância, afinal esse tipo de ferramenta é para maioria das pessoas a fonte de informação, compras, principalmente interação com outros públicos. 

Hoje uma loja de roupas especializada em couro que deseja impulsionar as vendas de acessórios de proteção, como joelheira, colete e luva de couro epi, pode considerar o Tik Tok para divulgar a produção, tempo de confecções e assim sucessivamente. 

Vantagens e formatos do Tik Tok Business

Hoje, a maioria das pessoas tem segurança e prefere fazer transações online. Assim, facilmente encontram seus produtos pela internet, o que não acontecia há muito tempo, intensificado ainda mais com a pandemia na maioria dos países.

Para muitos segmentos, essa plataforma há de ser vantagem, desde uma consultoria de meio ambiente até grandes multinacionais que estão se aprimorando para permanecer no mercado digital.

Afinal, ela fez com que o perfil do consumidor mudasse. Onde antes havia um cliente reativo, esperando pela propaganda ou um anúncio pago surgir diretamente de forma rasa e sem muita informação, hoje temos um perfil muito mais exigente.

O cliente passou a priorizar o atendimento e a experiência de compra. Nesse aspecto, as redes sociais têm sido muito importantes para aumentar o conceito. Isso porque as empresas começaram a notar a importância de estar presente nestas plataformas.

Ainda que vender pelo Tik Tok não seja tão simples quanto pensam, afinal não é só jogar o conteúdo na internet e pronto, é necessário uma preparação de qualidade, vídeos editados com músicas em alta e muita sabedoria para lidar com os algoritmos. 

Esse espaço é voltado a um comerciante ou a uma empresa de portaria que queira investir em anúncios pagos. Assim, há uma diversidade de anúncios que podem ser divulgados, de acordo com o tempo de duração do vídeo e a tecnologia que está sendo utilizada. 

Com a informação de qual seja o objetivo da campanha, juntamente com o público-alvo alcançado, é definido um orçamento e assim criado o anúncio. 

Através do Tik Tok, a loja ganha mais visibilidade, com conteúdos que podem viralizar e atrair muitos clientes em potencial, pois conta com um público bem segmentado, em termos de idade, permitindo a elaboração de ações mais certeiras. 

Entre os formatos melhores utilizados e cabíveis para todo tipo de negócio estão:

  • Dublagem;
  • Mixagem;
  • Efeitos Visuais;
  • Mensagens personalizadas;
  • Reações;
  • Duetos.

Seja qual for a escolha de recurso utilizado, é necessário abusar da criatividade a fim de criar, editar e compartilhar os vídeos, utilizando dos efeitos visuais e especiais, filtros, trilhas sonoras e muito mais que o app permite. 

Para a criação de anúncios patrocinados, o app possui uma ferramenta própria e exclusiva chamada Tik Tok for Business, podendo ser criados em duas formas, vídeos publicitários ou banners. 

Assim como em outras ferramentas digitais, ela permite o segmento do público-alvo por localidade, dados demográficos ou comportamento.

Além disso, os vídeos de anúncios não podem ser pulados, para isso é utilizada uma inteligência artificial para redirecionar constantemente os anúncios ao público que considera relevante para a campanha.

Aprimorando as vendas com o aplicativo: veja como

Hoje em dia, se o negócio não se mantém com os engajamentos e interações, os algoritmos não entendem a real necessidade de fazer com que o alcance chegue até o público ideal que busca. 

O trabalho de gerenciar redes sociais vai muito além do ato de fazer publicações. Um bom gestor compreende que as novas tendências nas redes possuem diversas etapas, desde definir uma estratégia de ação até encontrar o posicionamento da empresa.

Entre os mais diversos tipos de conteúdos encontrados na internet, é necessário um planejamento. Assim, uma empresa de portaria terceirizada ou uma loja de roupas que deseja fidelizar seus clientes se encontra no mesmo patamar de outros negócios.

Portanto, o algoritmo inteligente vai privilegiar os conteúdos melhores produzidos próximo a você e relacionados aos assuntos mais vistos de seu interesse. Com isso há três etapas de visibilidade para que haja mais visualizações de qualidade.

Primeira etapa

Nesta primeira etapa, o vídeo é mostrado para em média 500 pessoas, a partir disso acontecem os testes de engajamento (verificação de interação, curtidas, comentários, compartilhamentos). Então, se for aprovado, passa para a etapa seguinte.

Segunda etapa

Nesta fase, é importante reforçar que o conteúdo aparece para um pouco mais de 25 mil pessoas, passando a seguir para a última etapa.

Terceira etapa

Aqui, acontece o alcance de muito mais pessoas, chegando a 600 mil pessoas, sem parar com a interação, considerado um viral, passando a ser visto em muitas partes do país e fora também. 

O que define o alcance do público é a reação que provoca no público. Ainda que muitos gestores e empresas prefiram utilizar dessa ferramenta apenas para edição e produção de vídeos e assim compartilhar em outros aplicativos, onde já tem consolidado o seu público.

Conhecidas entre as redes sociais, as hashtags também devem ser utilizadas em prol de engajamento, contanto que haja uma pesquisa relacionada antes com as palavras-chave que estão mais em alta nas buscas dos usuários e assim sucessivamente. 

Caso um fabricante de grade de piso escolha publicar um conteúdo que está em alta, com uma música de qualidade e legendas, o Tik Tok se torna um espaço bastante propício para o surgimento de novas maneiras de influenciar no digital.

Passo a passo nas vendas de roupas

Existem variadas formas de conduzir o público ao seu conteúdo, como algumas parcerias que funcionam perfeitamente, sendo uma das formas rápidas de vender neste aplicativo, explorando o potencial de cada um dos influenciadores.

Ademais, o uso de hashtag própria e a produção de conteúdos são práticas comuns e bastante populares que ampliam o alcance do conteúdo com essas marcações ajudando a conquistar mais e novos seguidores.

Para ajudar também no engajamento com o seu negócio, está a utilização da rede com as estruturas mais populares do momento. Assim, entre os pontos mais importantes estão os seguintes:

  • Siga e interaja com o seu público-alvo na rede;
  • Divulgue a sua conta do TikTok em outras redes sociais;
  • Inspire-se em influenciadores e outras marcas que usam a rede;
  • Dê dicas de como combinar as peças, usando os efeitos de transição;
  • Tenha uma pessoa responsável por planejar e produzir;
  • Produtos que são novidade, usando efeitos de transição;
  • Lembre-se que o Tik Tok é uma rede viral.

Independentemente dos motivos que o façam se integrar nas redes sociais, é importante que você consiga entender o funcionamento dessas para trabalhar com mais qualidade como em uma rede de administração de condomínios ou na sua loja de roupas.

Embora existam diversas possibilidades para trabalhar com as plataformas digitais, é importante pensar que você deve tomar um objetivo como principal para sua estratégia. 

Dessa maneira, você consegue ter mais foco e garantir uma estrutura de trabalho melhor qualificada.

Isso porque o foco será conquistar esse objetivo, conseguindo compreender suas capacidades e o que precisa ser realizado para que você possa conquistar todos os seus objetivos de maneira mais expressiva, trabalhando melhor sua comunicação.

Considerações finais

Como já mencionamos neste artigo, a definição de um público-alvo permite muitas alterações e avaliações necessárias para o crescimento de qualquer negócio. 

Assim como em uma consultoria ambiental, uma loja de roupas precisa ter em mente a descrição da marca para ser exibida no perfil e inclusa no site, e-mails e links para perfil em outras redes sociais.

Ao criar uma conta específica para vendas no Tik Tok, é disponibilizado um pacote individual de conteúdos voltados para o meio corporativo, auxiliando no trabalho. 

Com análise, é possível ter o monitoramento de desempenho dos vídeos, com percepções sobre engajamento de cada um dos usuários, para conhecer a marca melhor. 

Ao configurar as mensagens, há as opções de criar mensagens automáticas, como forma de respostas, ou mensagens diretas quando alguém envia com palavras-chaves específicas. 

Logo o monitoramento de dados direciona e destaca as vendas pelo aplicativo, de modo que esse fenômeno não seja passageiro, pois assim novas transações comerciais surgem e a loja passa a ganhar mais referência e consequentemente lucros inimagináveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + dois =

Go up