O que é Tie Dye

Tie Dye: o que é e como fazer | Moda Masculina

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de hoje, nós vamos conhecer e ver como fazer uma técnica de tingimento muito conhecida e secular: o Tie Dye.

A indústria da moda sempre se utilizou de recursos de tingimento para estilizar as vestes produzidas por ela. Em alta para este ano, o que será abordado no texto abaixo promete ser uma tendência não só nas estações mais quentes, mas também no outono-inverno.

O que é Tie Dye?

Como fazer o Tie Dye
É um método de customização de peças relativamente fácil de se fazer e que necessita de poucos recursos, por isso também é considerado bem acessível

Significando “amarrar e tingir” em inglês, esta técnica consiste em colorir artesanalmente um tecido branco, de preferência em algodão, amarrando a peça com barbantes, elásticos ou qualquer outro item para esta finalidade.

Realizado pelos japoneses desde o século VI, o Tie Dye ganhou muita fama nas décadas de 60 e 70 por causa dos hippies. Os adeptos deste movimento cultural gostavam de usar peças com este tipo de padronagem para deixar o visual mais colorido e alegre.

Moletom masculino colorido
Podemos dizer que os desenhos formados são únicos, pois sempre vão apresentar diferenças, mesmo que sutis

Após o todo processo de coloração, a peça, ou tecido escolhido, apresenta desenhos abstratos incríveis. O mais interessante do Tie Dye é que não é possível repetir o padrão obtido novamente.

Esta técnica de tingimento não agrada uma boa parcela da população por ser muito chamativa, tanto pelas formas apresentadas como pelo colorido marcante. Os mais discretos costumam fugir de roupas em Tie Dye.

Camiseta masculina Tie Dye
Lembrem-se de amarrar bem a peça para não dar errado o processo

Tênis, gravata, blusão moletom, jaqueta e sunga são apenas alguns exemplos de roupas que podem receber o Tie Dye, mas é nas camisetas que ele se destaca. Nesta inspiração, a peça foi descolorida e tingida novamente.

Moda para homens: look de praia
Conjunto formado por uma regata e uma bermuda tingidas em azul e rosa, bem legal e com cara de verão, não é mesmo?

É o que chamamos de Tie Dye reverso e, geralmente, ele ocorre em tecidos pretos. Quando só é realizado a descoloração, feita muitas vezes com água sanitária, recebe o nome de bleach-dyed ou só bleach.

Calça jeans manchada masculina
Querendo ou não, o Tie Dye sempre será o destaque do outfit devido as suas características

O jeans, mesmo mais grosso, é um outro tecido que pode ser descolorido e fica muito interessante, quando bem executado, é claro. A tonalidade obtida após o processo varia conforme a cor da roupa.

Com relação as combinações possíveis, a sugestão é sempre colocar as demais peças do look em cores neutras para manter o equilíbrio, pois uma peça com esta “estampa” é bastante chamativa.

Moda masculina: conjunto moletom
Conjunto moletom com efeito espiral colorido

Em se tratando dos padrões apresentados, o mais comum é o desenho em espiral, que pode ser posicionado ao centro ou em qualquer lugar da peça. Outro muito utilizado é o efeito marmorizado, fica show.

Camiseta de banda de rock Metallica
Look estilo street com camiseta da banda de rock Metallica

Como vocês puderam notar ao longo deste artigo, as roupas com este tipo de tingimento não fazem parte de uma tribo em específico, elas podem ser adequadas aos vários estilos e modos de se vestir. Nesta foto, nós temos uma camiseta de banda de rock em Tie Dye.

Onde comprar: pesquisando no Google, eu encontrei algumas camisetas à venda nos sites da Renner, C&A e Riachuelo, apesar de também ter em outras lojas. Inclusive, achei bermudas e moletons nesta padronagem nos mesmos lojistas.

No vídeo acima, produzido pelas lojas Renner, vocês poderão aprender como customizar suas roupas em Tie Dye. Assistam e mãos à obra!


INDICAÇÃO DE LEITURA:

MODA MASCULINA: ESTAMPA MILITAR CAMUFLADA

MODA MASCULINA PARA 2020: 10 TENDÊNCIAS PARA ESTE ANO

BERMUDA JERSEY MASCULINA: DO BASKETBALL PARA A MODA


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta