Estilo Masculino

Tatuagem Old School: história e inspirações

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje resolvi trazer mais um estilo de tatuagem para nós conhecermos. O escolhido da vez é o estilo clássico de tatuagem Old School.

Existem várias técnicas de tatuagem, das mais clássicas, como a que veremos neste texto, às mais modernas. Algumas são bem elaboradas, outras um tanto simples, porém todas têm seu valor e beleza. Bora conferir?

Origem da tatuagem Old School ou “Americano Tradicional”

Tatuagem colorida de guarda-chuva

A tatuagem, tal qual conhecemos atualmente, se originou nos Estados Unidos no final do século 19, sobretudo com a invenção da máquina elétrica por Samuel O’Reilly. As primeiras tatuagens ocidentais (Sim, porque há estilos muito mais antigos, como as Maoris, por exemplo) começaram a se popularizar a partir da década de 20 entre marinheiros e outros homens que viviam em alto mar.

O método para marcar a pele, antes da invenção da máquina, consistia em fura-la com pedaços de ossos finos e pontiagudos e com um número bem limitado de cores das tintas. Por este motivo, umas das características da tatuagem Old School é o uso predominantemente das cores verde, amarelo, azul, preto e vermelho. Afinal, no mar havia poucas opções disponíveis.

Tatuagem colorida no ombro

Outro aspecto deste estilo é uma linha preta bem grossa como contorno do desenho. De acordo com as minhas pesquisas, o objetivo era manter o desenho nítido por muito mais tempo. O Tradicional Americano, como é chamado o estilo Old School nos Estados Unidos, também parece ser “chapado”, não apresenta um trabalho com sombras que pudesse criar o efeito de profundidade como em outras técnicas modernas.

Com seus desenhos simples e sem detalhes mais elaborados, a Old School é a base da tatuagem moderna. Dela se originou outros estilos como a New School que possui sombras e efeitos de profundidade. Ela é ainda muito requisitada, principalmente por homens mais velhos, e há vários tatuadores especializados neste tipo de desenho.

Tatuagem de sereia no antebraço

Nas tatuagens Old School, a figura feminina é bem recorrente, por isso, é normal encontrarmos os desenhos de mulheres, como as Pin-Ups que eram modelos consideradas símbolos da sensualidade nas décadas de 40 e 50 do século passado.

Metade peixe, metade mulher, as sereias sempre foram muito representadas nas tatuagens clássicas, pois além de retratar a figura feminina, também estão inseridas na vida dos marinheiros por causa da lenda que as envolve.

Tatuagem colorida nas costas toda

Na tatuagem acima, foi usado mais cores do que as tradicionais que compõem o estilo. Isto é normal, até porque, atualmente os matérias são muito mais abundantes do que antigamente. Comentem aí quem gostaria de tatuar as costas inteira como na foto.

O tema náutico é, ainda hoje, presente neste tipo de tatuagem sendo fácil encontrar desenhos de ondas marinhas, âncoras, peixes, cordas, gaivotas e estrelas náuticas.

Mesmo sendo figuras complexas, é mais comum encontrarmos desenhos de barcos em Old School na atualidade graças à evolução dos matérias e a melhora na habilidade dos tatuadores.

Tatuagem old school para homens

Com o passar do tempo, os elementos da cultura pop começaram a serem inseridos na tatuagem Old School. Na imagem acima, nós temos um personagem bem conhecido e centenário. O Gato Félix apareceu pela primeira vez em 1919 durante a era do cinema mudo.

Quer uma dica de outro personagem antigo, que tal apostar na Betty Boop? A propósito, caso não tenham ideia do que tatuar, uma das sugestões é fazer aquele seu personagem de desenho animado preferido.

Tatuagem de rosa para homens e mulheres

Em se tratando de tatuagem Old School, o desenho de rosa sempre nos vêm à mente. É bem comum o seu uso tanto por homens quanto por mulheres. Ela representa o amor, a beleza, a família e uma infinidade de outras simbologias.

Sobre tatuar a mão, uma coisa que vocês devem levar em consideração é se sua profissão é mais conservadora ou liberal. Algumas empresas, infelizmente, ainda têm ressalvas em contratar ou manter empregados com tatuagens à mostra.

Tatuagem de caveira para homens

A tatuagem da morte possui vários significados para as sociedades ocidentais sendo a principal simbologia a efemeridade da vida, que nos faz lembrar ela é curta e passageira e deve ser vivida a cada instante intensamente.

As cobras ou serpentes, igualmente macabras, são largamente tatuadas em homens usando a técnica Old School. Como as cobras trocam de pele, elas representam, acima de tudo, a capacidade de renovação.

Tatuagem de águia no peito

O povo americano é conhecido pelo seu “exacerbado” sentimento de patriotismo tanto que, nas tatuagens no estilo Americano Tradicional, é de praxe os desenhos remeterem ao país e sua cultura.

Na foto acima, o desenho é de uma águia-de-cabeça-branca, animal típico da América do Norte e símbolo nacional dos Estados Unidos. Para representar o país, eles também tatuam a bandeira americana e os índios nativos da terra.

Tatuagem na costela em Old School

Eu duvido que alguém nunca tenha visto uma tatuagem de coração com uma adaga atravessada. Na tatuagem da foto, o rapaz quis homenagear a mãe dele, assim como faziam os marinheiros.

Falando agora um pouco sobre as partes do corpo que mais doem para tatuar, podemos destacar as costelas, pés, mãos, peitoral, cabeça, barriga, parte da frente e lateral do pescoço e as juntas, como os cotovelos. As que menos doem são os ombros, antebraços, panturrilhas e outras.

Tatuagem na cabeça

Durante as minhas pesquisas, encontrei muitas tatuagens com duas mãos se cumprimentando (shaking hands tattoo) e fiquei curioso em descobrir seu significado. Não há muita informação disponível por aí, mas achei que pode expressar amor, amizade ou lealdade. Se algum de vocês souber de algo, compartilha conosco na área de comentários abaixo.

Para finalizar o texto, gostaria de dar algumas dicas de cuidado para a tatuagem. Para manter a cor do desenho mais viva, pode-se passar um bom hidratante no local ou uma pomada que hidrate a pele, como a Bepantol, que é ótima até mesmo para acelerar o processo de cicatrização.

Já para as tattoos que ficam expostas, a indicação é passar protetor solar, mas prefiram os corporais, porque os de rosto podem as deixar esbranquiçadas. Existem até protetores solares próprios para tatuagem à venda no mercado. Vale a pena dar uma testada.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

TATUAGENS DO ANIME DRAGON BALL | PARTE 2

TATUAGEM NO PESCOÇO: INSPIRAÇÕES E DICAS DE CUIDADO

TATUAGEM REALISTA: A ARTE QUE IMITA A REALIDADE


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês curtem uma tatuagem Old School e qual desenho do artigo mais gostaram.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!