
Tatuagem de leão: significado e inspirações masculinas

Desde que os estilos de tatuagem ocidental surgiram, os animais sempre foram representados em muitos desenhos gravados na pele. O principal motivo é a simbologia atribuída a eles, como ocorre na tatuagem de leão, além da beleza destes seres da natureza.
Significado da tatuagem de leão
Apesar de a maior parte de sua população estar concentrada no continente africano, existiam várias subespécies de leão, porém foram extintas no processo evolutivo ou pela ação humana.
Fora o africano, ainda há o leão asiático habitando as florestas da Índia atualmente, contudo eles estiveram presentes desde o mediterrâneo até o sudoeste asiático, por isso são nomeados de leão persa, a propósito.
Mas o que tudo isso tem a ver com o assunto?
De acordo com a região, o animal é atrelado a diferentes significados. No mundo ocidental, por exemplo, o leão é associado à força, liderança, beleza, soberania ou realeza.
Conhecido mundialmente como o “Rei da Selva”, o leão é sinônimo de proteção divina para os hindus ou aniquilador do mal na cultura egípcia antiga.
Inspirações de tatuagem de leão
Saindo um pouco da questão filosófica acerca do animal em questão, a partir de agora o foco será direcionado aos desenhos, técnicas e outros aspectos relacionados à tatuagem.
No exemplo acima, o tatuador priorizou traços finos e variações de preto na composição desta tattoo. Também foi usado tinta branca para criar alguns pontos de iluminação.
Já a seguinte, ao contrário do que ocorreu com a anterior, exibe cores básicas, como o verde e o vermelho, e poucos efeitos de sombra.
Num primeiro momento, muitos podem confundir e achar que se trata de uma tatuagem old school, mas não é. Na verdade, o estilo utilizado é o oriental cujos desenhos têm suas particularidades.
Fazendo uso da mesma técnica das primeiras inspirações, o realismo monocromático, esta tattoo de leão se diferencia por trazer não só o rei da selva, mas também uma leoa e seu filhote, bem como a natureza da savana africana.
Para quem deseja algo bem mais colorido, este exemplo é perfeito. Agora, percebemos que foi optado pelo estilo sketch para os traços e, para as cores, a aquarela. O visual é um pouco infantil, todavia não deixa de ser bastante interessante.
Com traços semelhantes ao terceiro desenho deste artigo, aqui aparece o leão em um momento de afeto com sua leoa. A beleza desta tatuagem foi completada pelo colorido dos olhos de ambos os animais, um tom ocre típico de felinos.
Só para mostrar que há outras possibilidades, desta vez a tatuagem traz um filhote de leão. Mais delicado que os outros, o estilo aquarela, bem aparente nas cores, cercam o animal, que aliás foi desenvolvido como se fosse um rascunho (sketch).
Apesar de ser mais comum no braço, a tatuagem de leão pode ser feita em outras partes do corpo, como esta na mão. É um local sensível que pode inchar um pouco logo após o procedimento.
De acordo com a mitologia cristã, há uma passagem bíblica na qual nomeia Jesus Cristo de Leão de Judá, por isso é bastante comum vincular o animal a elementos do cristianismo, como as cruzes do exemplo acima.
Sem parecer delicada ou infantil, esta tattoo também empregou a técnica aquarela para compor o colorido de seu desenho. Já para o rosto do leão foi escolhido o estilo realismo.
Para finalizar o texto de hoje, a última tatuagem representou o leão usando somente tinta preta (blackwork tattoo). É uma sketch pura com traços que lembram rascunho de desenho.
No vídeo a seguir tem mais de 50 exemplos de tatuagens de leão.

SUGESTÕES DE LEITURA DO BLOG:
TATUAGEM DE CORUJA: SIGNIFICADO E INSPIRAÇÕES
DICAS PARA NÃO DESBOTAR A TATUAGEM
TATUAGEM NO BRAÇO: VÁRIAS INSPIRAÇÕES PARA HOMENS
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui. Fiquem à vontade para compartilhar este artigo e de também seguir as redes sociais do blog. Um abraço a todos e até a próxima.
Exclusivamente para você