Sapatos sociais: conheça os principais modelos e cuidados

Sapatos sociais: conheça os principais modelos e cuidados

Cada vez mais o mercado de calçados lança novos modelos, de acordo com a evolução da moda e as tendências. No entanto, alguns sapatos sociais nunca saem de moda, logo é fácil de encontrar nos pés de milhares de pessoas ao redor do mundo. 

Afinal, ao utilizar os sapatos sociais é possível estar tanto em locais mais formais como no trabalho como em ambientes mais despojados. Desse modo, é importante se atentar a outras peças do look, garantindo conforto e harmonia. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com alguns dos principais modelos de sapatos sociais. Além disso, aprenda como escolher e cuidar do seu sapato para que ele tenha uma maior durabilidade, evitando marcas, rasgos e soltas. 

Clique e saiba mais +

5 principais sapatos sociais

1- Oxford

Certamente entre os modelos de sapatos sociais, o Oxford é o mais conhecido da moda masculina. De modo geral, ele foi desenvolvido no Reino Unido, acredita-se que na Escócia. Além disso, o nome de Oxford tem origem após o modelo ter se tornado febre entre os jovens estudantes da Universidade de Oxford.

Com isso, suas principais características são a não presença de abas e a costura que envolve todo o calçado. Assim como, um bico arredondado, que proporciona um design elegante e neutro. Por fim, as cores mais tradicionais são o preto e o marrom.

2- Sapatos sociais: derby

Também muito popular entre os sapatos sociais, o derby, também conhecido com bluche, tem como característica principal o bico mais quadrado. Além disso, os cadarços são colocados em uma aba costura, para além do corpo do sapato. 

Com isso, ele é um dos modelos mais indicados para aqueles que desejam criar um look formal mas com um ar mais despojado. Portanto, ele pode ser facilmente utilizado com um terno ou apenas com uma calça e camisa social. 

3- Monk strap

Embora não seja tão popular com os outros modelos, o Monk strap tem se tornado cada vez mais procurado, principalmente por aqueles que não gostam de cadarço. Afinal, sua grande característica é a utilização de alça e fivela ao invés dos cadarços. 

Sua origem vem dos monges da Europa, que criaram o calçado para proporcionar uma maior proteção aos pais, substituindo as tradicionais sandálias. Além disso, existe também o modelo Double Monk strap, que apresenta duas fivelas. 

Sendo assim, se você deseja um sapato social mais moderno e menos conhecido, ter um monk strap no seu armário pode ser uma ótima alternativa.

4- Sapatos sociais: brogue

De modo geral, o Brogue não é um tipo de sapato mas sim um estilo de furos nos calçados. Entretanto, por se tornar tão popular ele acabou sendo conhecido como um tipo de sapato social. 

Com isso, é possível ter um Oxford ou Derby Brogue, por exemplo. Assim, sua grande característica são os furos na parte do bico, geralmente em formato de “W”. Desse modo, um sapato com design e estilo. 

Por isso, o ideal é usar o modelo Brogue em ocasiões não tão formais ou por pessoas que gostam de experimentar novos estilos. Logo, é um sapato muito comum para o trabalho e para quem deseja dar um ar mais sofisticado a um look mais simples.

5- Loafer

O modelo de sapato social Loafer é muito utilizado para quem deseja se vestir bem mesmo quando não está com uma roupa social. Criado na década de 1930 nos Estados Unidos, o Loafer é um sapato masculino fechado, sem cadarço e sem fivela.

Além disso, outra importante característica é que ele apresenta uma faixa de couro na parte de cima, na altura do peito do pé. Assim, o modelo geralmente é confundido com o sapato mocassim 

Portanto, se você deseja utilizar um calçado Loafer, o mais indicado é escolher por uma bermuda mais lisa e social, procurando colocar também uma camisa polo. Assim como, é muito bem vindo com uma calça jeans tradicional e camisa social.

Como escolher os sapatos sociais ideais?

Agora que você já conhece 5 dos principais modelos de sapatos sociais, você já pode começar a escolher os modelos ideais para você. Para isso, comece analisando suas necessidades, ou seja, ocasiões que eles mais serão utilizados. 

Desse modo, será possível entender o modelo ideal para a sua rotina, determinando o nível de formalidade que suas vestimentas necessitam. Além disso, é importante analisar a qualidade da palmilha e do material do sapato. 

A partir disso, você terá um sapato muito mais confortável, que proporciona muito mais maciez e amortecimento durante o andar. Por fim, analise também a angulação do solado, quanto mais angular, mais confortável tende a ser a passada. 

Com isso, entender suas necessidades de uso e a qualidade do produto é a melhor estratégia para encontrar o modelo ideal de sapato social.

Principais cuidados com os sapatos sociais

De modo geral, os sapatos sociais são produzidos em materiais de couro, o que requer maiores cuidados para garantir sua durabilidade. Com isso, a primeira dica de cuidado é evitar usar o sapato por vários dias. 

Além disso, guardar o sapato em local seco e com uma forma de madeira dentro ajuda a manter o formato do calçado, prevenindo contra dobras e rugas. 

Além disso, não utilize produtos à base de querosene ou água em contato direto, opte por panos úmidos e graxas.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer 5 dos principais modelos de sapatos sociais. Desse modo, entender as características de cada um, conhecendo as ocasiões e combinações mais indicadas para o seu uso.

Com isso, os modelos de sapatos sociais apresentados são: Oxford, Derby, Monk Strap, Brogue e Loafer. Ou seja, modelos para todos os gostos, com ou sem cadarço, com diferentes formatos de bico e tipo de solado. 

Além disso, o texto apresenta também alguns cuidados necessários para escolher o modelo ideal e garantir a durabilidade do produto. Por isso, antes de comprar entenda suas necessidades e evite usar por dias seguidos o mesmo calçado.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Go up