Saiba por que oferecer produtos personalizados em sua loja

Os clientes esperam que as empresas adaptem seus produtos ou serviços especificamente para eles por meio da personalização. No mundo online, os sites de comércio eletrônico oferecem produtos personalizados de acordo com o que você já comprou. 

Os avanços na tecnologia digital e de manufatura agora permitem que as marcas ofereçam aos clientes a capacidade de personalizar ou customizar itens on-line ou na loja e, em seguida, recebê-los rapidamente.

O benefício da personalização é que ela fortalece ainda mais a experiência do usuário para o cliente, convidando-o a se tornar um parceiro no processo de criação do produto. Quanto melhor for a experiência do usuário, melhores serão as oportunidades de conversões.

Os varejistas que possuem uma pegada digital que oferece suporte à customização e personalização já possuem uma vantagem competitiva significativa. 

Para permanecer competitivo a longo prazo, a personalização precisa estar no roteiro de tecnologia da empresa que deseja crescer. Por exemplo, trabalhar oferecendo bolsa térmica personalizada pode ser um grande diferencial.

 

Contudo, é necessário entender o porquê de a personalização de produtos ser importante para um negócio. Os principais benefícios da personalização incluem:

 

  • Aumentos das vendas;
  • Aumento da margem de lucros;
  • Diferencial em relação aos concorrentes;
  • Baixa necessidade de estoque;
  • Melhor percepção do cliente;
  • Aumento da fidelização;
  • Potencialização do negócio online.

 

Compreenda de modo detalhado cada um desses benefícios. 

1. Aumento das vendas

A personalização dos produtos não só ajuda a aumentar as vendas, como também mantém os clientes satisfeitos, o que promove a fidelidade e recomendações boca a boca.

Estima-se que 1 em cada 5 desses consumidores estaria disposto a pagar 20% a mais por um produto personalizado ou exclusivo. Isso indica uma mudança na mentalidade do consumidor do custo monetário para o valor inerente.  

Além disso, 48% dos clientes estariam dispostos a esperar mais por um produto ou serviço personalizado. Isso significa que, enquanto seu produto personalizado está sendo criado, os clientes têm mais tempo para navegar e possivelmente até gerar mais vendas.

Por exemplo: se a pessoa compra uma camiseta personalizada em sua loja e está no aguardo da produção, pode pesquisar no seu catálogo por guarda chuva personalizado valor e também buscar adquiri-lo. 

2. Aumento da margem de lucro

Antes que fosse possível criar rapidamente produtos personalizados, as empresas estocavam produtos a granel de um fabricante terceirizado. Ou seja, não vender era um risco que eles simplesmente corriam. 

Com máquinas de impressão digital internas, atualmente, não é mais necessário imprimir centenas de milhares de itens idênticos na esperança de obter lucro.

Hoje você pode imprimir tiragens muito curtas de itens personalizados sem as despesas excessivas de terceirizar o trabalho. Os brindes corporativos personalizados, por exemplo, podem ser produzidos apenas quando solicitados. 

3. Diferencial em relação aos concorrentes

Se você puder oferecer produtos únicos e customizados para cada cliente, fará uma grande diferença no processo de tomada de decisão. Isso porque as pessoas têm buscado cada vez mais produtos customizados e únicos.

Imagine a cena: uma cidade tem duas lojas de roupas, ambas vendendo camisas personalizadas em MG.

Na primeira, você pode escolher um design em um catálogo de 100 imagens e padrões diferentes, todos lindamente projetados por talentosos designers gráficos. 

Na segunda loja, no entanto, não há catálogo – você pode entrar e pedir a imagem que quiser – uma foto de sua avó no aniversário de 90 anos, um desenho de você como um super-herói desenhado por sua sobrinha ou apenas as palavras “não perturbe”. 

Se puder escolher, a maioria das pessoas escolherá comprar na loja nº 2 e obter a camiseta dos seus sonhos, sabendo que ninguém mais tem a mesma. 

4. Baixa necessidade de estoque

Você não precisa modificar completamente seu modelo de negócios existente para entrar no mercado da personalização. Não há necessidade de jogar fora todo o seu estoque e comprar um novo lote. 

Com um pouco de criatividade, você pode personalizar os mesmos itens que já vende, simplesmente adicionando um pequeno toque especial. 

Mas isso não significa que você tenha que estocar versões do seu produto – você pode personalizar um único produto à medida que cada pedido chega.

Por exemplo, se você personaliza canecas, e uma empresa solicita um lote de caneca de chopp brinde, você pode personalizar as que já tem no estoque e evitar desperdício. Se não tiver em estoque, pode comprar apenas o necessário para atender o pedido.

 

Dessa forma, você faz um investimento relativamente pequeno que permite aumentar a marcação de seus produtos existentes.

5. Melhor percepção do cliente

Dados de clientes, tendências de consumo e hábitos de compra são ferramentas fortes para ter em qualquer arsenal de negócios. Ter seus próprios meios de obter uma visão pode lhe dar uma grande vantagem competitiva. 

As empresas sem uma oferta de personalização de produtos só podem reunir dados sobre os itens que têm em estoque. Se você permitir que seus clientes personalizem os produtos, pode conhecê-los de uma forma que seus concorrentes não conseguem.

Com tecnologias de marketing e análise de métricas, as empresas podem salvar as informações de cada cliente e utilizá-las para oferecer produtos ou serviços adaptados aos seus gostos e preferências. 

Imagine que o seu potencial cliente fez pesquisa sobre “adesivagem de carros preço”. Esse item fica salvo no banco de dados e pode ser usado como informação a respeito para personalizar seus produtos para carros, por exemplo. 

Uma boa personalização anda de mãos dadas com a tecnologia analítica. No futuro, a inteligência artificial pode permitir que as empresas usem os hábitos de personalização de seus clientes para antecipar a próxima grande tendência de vendas.

6. Aumento da fidelidade do cliente

Quando podem personalizar os produtos de acordo com seus gostos, seus clientes obtêm exatamente o que desejam e seu nível de satisfação aumenta muito. Eles veem o produto como um item único, com valor agregado e pensado para atender às suas necessidades.

É uma adaptação ao consumidor ao mais alto nível e, claro, uma das melhores formas de fidelizar. Se o seu cliente sentir que tem toda a sua atenção, é mais provável que ele faça uma compra ou estabeleça um relacionamento duradouro com a marca. 

Uma vez que tenha essa conexão com sua marca, seus concorrentes terão que se esforçar ainda mais para chamar sua atenção.

Se você trabalha com cópias de chaves, por exemplo, pode pensar em fornecer um chaveiro personalizado brinde para agradar o seu potencial cliente e gerar uma fidelização.

7. Potencializa o negócio online

Nos últimos anos, as vendas em lojas físicas vêm diminuindo. Isso se deve em grande parte à pressão das lojas online, que não têm as mesmas despesas gerais e podem oferecer produtos mais baratos de uma forma mais conveniente. 

Além disso, com sites mais rápidos e responsivos, é mais fácil acessar os produtos, compará-los e comprá-los, enquanto nas lojas físicas o comprador deve sempre pesquisar para encontrar a melhor oferta.

Oferecer produtos totalmente personalizados torna as compras online uma experiência única, adaptando a sua loja online aos interesses de cada cliente e aumentando a conversão de cada visita em venda.

Suponha que você tem uma loja que vende rótulos personalizados em Campinas. Se você adotar o modelo de negócio online, pode atender clientes em todo o Brasil, não ficando mais restrito a apenas aquela região.

Como você pode personalizar seus produtos?

Agora que você já sabe por que é importante a personalização de produtos, saiba o que pode fazer para personalizar os da sua loja e avançar em relação aos concorrentes.

Embalagem

A forma mais simples de personalização é oferecer um pacote personalizado. Pode ser através de um serviço de embrulho de presentes ou uma sacola de presentes ecológica. 

Embora possa parecer que não é muito uma personalização do produto, está melhorando a experiência do cliente. 

Personalização temporária

Adesivos e etiquetas são ótimos materiais que você pode usar para uma personalização temporária do produto. Você pode oferecê-los junto com seus produtos produzidos em massa e seus clientes podem colocá-los no produto. 

É uma ótima estratégia de marketing poder oferecer produtos personalizados que seus clientes possam atualizar ou alterar depois de algum tempo.

Personalização permanente

Algumas formas de personalização permanente são por meio de impressão em tela, bordado ou gravura. Até mesmo oferecer produtos em cores personalizadas é uma forma de personalização permanente. 

Pode ser mais difícil para você produzir em massa seus produtos com personalização permanente, mas os clientes estão mais inclinados a esperar por um determinado período por esse tipo de produto.

Conclusão

Qualquer produto ou item pode ser personalizado de acordo com as preferências dos clientes. Aqueles com superfícies planas, como canecas, garrafas de água e porta-chaves são ótimos candidatos para personalização. 

Porém, o melhor produto para personalizar são as roupas, principalmente as camisas de algodão, por causa de sua durabilidade.

Sendo assim, oferecer produtos com personalização ao seu cliente pode te ajudar a ter aumento dos lucros e melhorar ainda mais a experiência do consumidor, aumentando as chances de fidelização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

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