
Saiba a margem de lucro ideal para venda roupas

Antes de saber qual a margem de lucro ideal para as suas vendas, é preciso entender o significado desse cálculo capaz de fazer com que a sua loja obtenha resultados positivos, inclusive, dentro de um mercado de forte concorrência.
Pois bem, pensando em te ajudar nessa missão, continue a leitura e entenda todos os detalhes que fazem parte desse universo!
O que é margem de lucro?
Ao começar no mundo dos negócios, uma das coisas mais comuns de se ver é os empresários falarem sobre a margem de lucro ideal para o seu empreendimento.
De fato, acompanhar essa parte é essencial para que os gestores saibam se seus investimentos estão, realmente, dando resultado. Em outras palavras, manter o acompanhamento no lucro da empresa é saber se sua loja está no caminho certo.
Pense que, se a sua loja trabalha com um tipo específico de produto, como calçado profissional, é essencial saber quais são os números que a sua equipe está conseguindo no decorrer do mês, para que eventuais decisões sejam tomadas para melhorar os resultados, bem como o local de trabalho.
Levando em consideração que o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, acompanhar os lucros de sua loja é uma ótima maneira para saber se o seu negócio está no caminho certo.
A fim de compreender melhor essa parte, basta pensar que, se você possui uma loja que trabalha com camisetas personalizadas para uniformes, é de suma importância que os números de vendas sejam acompanhados de perto para entender se a demanda está influenciando nos resultados da loja.
De acordo com os resultados que a sua loja tiver, é importante que o gestor responsável saiba tomar algumas decisões administrativas para retomar com os resultados positivos.
Contudo, um dos problemas mais comuns que acontecem com lojas, principalmente empreendimentos que tem o foco em vender roupas, é calcular a margem de lucro pela mercadoria.
Entenda a importância de calcular a margem de lucro
Pois bem, podemos usar uma loja de camisas personalizadas em MG para exemplificar a importância de saber calcular a margem de lucro.
Desse modo, é importante que o gestor responsável pela loja saiba de cabeça, como está sendo os gastos administrativos e outros fatores que podem influenciar na quantidade de lucro obtido no final do mês.
Como resultado desse problema, os empresários acabam se confundindo em relação ao caminho que estão traçando. Novamente, sem calcular a margem de lucro, não é possível saber qual o nível de evolução que a empresa está tendo.
Nesse contexto, é possível observar que, até mesmo uma empresa que trabalha em um ramo totalmente diferente das lojas de roupas, como uma indústria de embalagens de papelão, é necessário um acompanhamento nos principais indicadores da companhia.
O foco deste artigo é exclusivamente para lojas que trabalham com vendas de roupas, porém, a importância de acompanhar os lucros de uma empresa vale para qualquer segmento, seja comércios, indústrias, agências de marketing e qualquer outro tipo.
Resumidamente, a margem de lucro é um indicador que precisa ser monitorado frequentemente pelos responsáveis da loja. No geral, é um indicador financeiro muito usado para avaliar a saúde financeira da companhia.
Trata-se de um percentual obtido pela relação entre o lucro bruto e a receita total. Podemos considerar a margem de lucro como a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do empreendimento.
O lucro bruto surge em meio aos números correspondentes aos custos empresariais, faturamento obtido e as vendas dos produtos ou serviços.
Na prática, podemos utilizar uma loja que trabalha com mochilas personalizadas para exemplificar o lucro que o negócio pode acumular no mês. Fazendo o levantamento entre esses setores da loja, o gestor saberá qual o nível de evolução do seu empreendimento.
Por outro lado, temos a margem de lucro que está no percentual obtido entre a receita total e o lucro da sua loja.
Temos também a margem de lucro líquida e a margem lucro bruta. A diferença entre elas, é que neste caso, a margem será o valor final após abater todos os custos, como impostos, telefones e despesas com as atividades administrativas.
Dessa forma, podemos observar que acompanhar os indicadores de uma empresa de comunicação visual, por exemplo, é tão importante quanto o nível de acompanhamento dos resultados de uma loja de roupas. Afinal, ambas trabalham com vendas diretas.
Como calcular a margem de lucro?
Quando você souber o lucro que foi levantado pela sua loja, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.
Vemos novamente a importância de saber como está o andamento de um dos principais indicadores da loja, afinal, sem saber o lucro da loja é impossível realizar os cálculos.
Após levantar todas as informações, é natural que você tenha todos os dados necessários para saber a situação do seu negócio.
Para entender melhor como funciona essa parte, o cálculo da margem de lucro é feito por meio de uma fórmula simples, baseada em: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais.
Exemplificando, podemos imaginar que a sua loja de roupas conseguiu faturar R$ 10 mil em um mês, e teve custos de R$ 5 mil nesse mesmo período. Entenda melhor:
- Receita total: R$ 10 mil;
- Custos: R$ 5 mil;
- Lucro: R$ 10 mil - R$ 5 mil = R$ 5 mil;
- Margem de lucro: R$ 5 mil/R$ 10 mil = 0.5 x 100 = 50%
É através desse cálculo que os gestores responsáveis pela loja saberão qual a margem de lucro ideal para o seu negócio.
De maneira geral, saber como estão sendo os lucros mensais de uma empresa é importante tanto para uma companhia que trabalha com papel para modelagem, quanto para uma própria loja de roupas.
Margem de lucro ideal para revendedoras
Não devemos esquecer que, no mundo de negócios que envolve a venda de roupas, há também os revendedores que são donos de uma boa parcela desse tipo de mercado.
Em questões de mercado, revender roupas é uma das melhores alternativas para as pessoas que buscam ter um lucro mais fácil com as vendas. A mesma coisa vale para outros segmentos, como uma empresa de brindes que atua com vendas diretas.
Nesse caso, ambas possuem uma facilidade maior para obter lucros com a venda direta de seus produtos, e com esse contexto, é importante manter um acompanhamento no lucro dos respectivos negócios para que os gestores saibam se as vendas estão tomando o caminho certo.
Para uma revendedora, o ideal é que a porcentagem de lucro seja acima de 50%. É comum entre as pessoas que seguem essa profissão, alcançar um percentual de até 100%.
Nessa parte, devemos pontuar que é de suma importância que o ideal no percentual de lucro da revendedora, é colocar o preço a partir da demanda.
Levando em consideração que o mercado da moda muda constantemente, e caminha a partir das principais tendências, quanto maior a procura por uma determinada peça, maior será a margem de lucro sobre a roupa que for vendida.
É comum que as revendedoras trabalham sozinhas, então naturalmente não precisam fazer pagamentos para funcionários. De maneira geral, isso pode ser considerado como uma redução de custos, que por sua vez, é extremamente vantajoso para que a revendedora consiga um lucro ainda maior no final do mês.
Margem ideal para lojistas
Da mesma forma que acontece para as revendedoras, os lojistas também ganham mais margem de lucro quando estão em um cenário com mais demanda. Por isso, novamente devemos pontuar a importância de estar atento às principais tendências da moda.
Um dos pontos determinantes para que o seu lucro no final do mês seja positivo, é buscar por fornecedores com peças de qualidade e que pratiquem preços baixos. Ou seja, quanto menor o valor de um produto, mais o lojista pode cobrar sobre ele.
A qualidade tem o papel de ser fundamental para que os clientes fiquem convencidos a sempre optar por seus produtos.
Voltando aos números, a margem ideal de lucro para lojistas varia entre 40% a 50%. É importante que o responsável pela loja faça uma pesquisa sobre qual o preço está sendo praticado pela concorrência, e isso deve ser feito antes de precificar as mercadorias da loja.
Desse modo, mantenha em mente que o preço também é um fator determinante para os consumidores.
De modo geral, é importante pensar que há um grande conjunto de ações que fazem com que os consumidores optem por escolher a sua loja. Um deles é o próprio atendimento.
Não basta ter a melhor qualidade de roupa e praticar o preço mais baixo da região, é necessário ter também um atendimento de excelência. Dependendo do caso, alguns clientes são capazes de desistir da compra só pelo fato do atendimento não ter sido satisfatório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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