Moda Masculina

Roupa social masculina: Entenda as diferentes peças

Olá cavalheiros, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje vamos ver qual a diferença entre as diferentes peças de roupa social masculina, como terno, costume, blazer e paletó.

Qual é a diferença entre terno, costume, blazer e paletó?

É uma pergunta que muitos fazem, inclusive eu, e foi exatamente isto que me motivou para pesquisar e fazer este artigo.

Há muita dúvida na hora de identificar o que compõe um terno, um costume, o paletó ou o blazer, mas fique ligado neste post e aprenda um pouco sobre a roupa social masculina.

Terno

Como o próprio nome sugere, o terno é composto de três peças que são: o paletó, a calça social e o colete. É a composição mais clássica e formal de todas, mas que pode ficar menos sóbria se vocês usarem cores mais chamativas e alegres.

Dolce Gabbana

Não há como negar que usar um terno deixa qualquer pessoa muito mais elegante e alinhada. É um item que muitos julgam ser obrigatório ter no armário masculino.

GQ terno xadrez

Seja para o uso diário, por causa do trabalho ou para encontros e eventos que exijam maior formalidade, aposte também em peças mais ousadas como esse terno abaixo.

Costume

No Brasil convencionou-se chamar de terno qualquer combinação de calça e paletó, mas quando o conjunto vem sem o colete, essa união de roupa social masculina deve ser chamada de costume.

costume xadrez e camisa polo

É uma composição mais versátil do que o terno porque além de ter estampas mais ousadas, pode-se usar com outras peças menos formais.

Dica: Ao usar um costume com tênis, pode-se até trocar a camisa social por outra peça, como um polo igual na foto acima.

Nick Jonas

Como vocês podem observar nas imagens, o costume nos dá a liberdade de usá-lo com tênis, principalmente na cor branca como o cantor Nick Jonas, camiseta polo ou outras peças mais casuais.

Abaixo vou deixar um quadro comparativo entre terno e costume. Mas é algo simples e toda a informação contida nele está no texto do artigo.

terno x costume

Paletó

Como já foi citado anteriormente, o paletó é uma peça da roupa social masculina que faz parte ou do terno ou do costume. Em ambos os casos a cor do paletó é a mesma da calça e colete.

paletó xadrez

Em combinações de peças mais ousadas, o colete pode se diferenciar pela cor, porém ainda fazendo parte do conjunto. Mas lembrem-se, sempre a calça social e o paletó terão a mesma cor ou estampa.

Blazer

O blazer é muito parecido com o paletó, mas pode ser adquirido separadamente sem a calça. Pode se diferenciar também pelo tecido usado como o moletom, por exemplo, ou outro mais leve.

look masculino com blazer

É o mais casual dentre todos os itens citados neste post e pode ser usado com calça jeans, calça de alfaiataria e, até mesmo, bermuda de sarja. Ou seja, é uma peça de roupa social masculina bastante versátil.

Polêmica: Alguns especialistas em moda condenam o uso do blazer com calça social, outros dizem que pode ser usado sem problemas. A polêmica se dá pela diferenciação das cores entre eles.

E vocês o que acham? Pode usar blazer com calça social? Sinceramente, hoje em dia eu acho um pouco estranho este tipo de combinação.

Mais uma vez, fiz um quadro comparativo entre paletó e blazer. Espero que as informações sejam úteis a todos.

blazer X paletó

Outfits com roupa social masculina

blazer verde

Separei dois looks mais casuais com as peças abordadas neste artigo. Na primeira imagem, o rapaz está usando um blazer em tom de verde que, junto com as outras peças e acessórios, deixou bem despojado o visual.

É uma combinação que tem o nome de esporte fino e é ideal para vocês usarem no trabalho, num passeio e, até mesmo, em eventos no período da tarde ou que não exijam tanta formalidade na vestimenta.

costume marrom

Já o segundo modelo está usando um costume marrom bem claro e, para deixar o visual mais despojado, optou por uma camiseta com listras horizontais e um tênis casual do tipo Slip On.

As dicas de onde e quando usar do primeiro look valem para este segundo também. E, quanto ao tênis, o Slip On é uma ótima alternativa para quem não quer usar um sapatênis ou tênis esportivo.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

COMO SE VESTIR E PARECER MAIS FORTE

ESTAMPA XADREZ: MODA MASCULINA OUTONO INVERNO 2018

10 LOOKS DO NICK JONAS PARA VOCÊ SE INSPIRAR


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e perguntem aí nos comentários qualquer dúvida que vocês ainda possam ter em relação ao tema.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!