Qual o look ideal para trabalhar? Conheça algumas tendências

Em determinados trabalhos, precisamos nos vestir de acordo para transmitir uma boa imagem para os clientes. Desse modo, sempre há um look ideal a ser usado, dependendo, é claro, do nicho de atuação. 

Em alguns casos, o uniforme que deve ser usado dentro da empresa, também pode ser usado de forma que seja mais diferente em termos visuais. Basta usar algumas técnicas que darão um destaque no seu look do dia a dia. 

Isso se aplica mais em uma empresa de uniformes, da qual é obrigatório o uso do uniforme da companhia. Entretanto, nada é impossível quando se trata de usar a moda para se destacar dos demais.

A moda no universo feminino

É inevitável falar de looks e não falar sobre como as mulheres dominam tão bem essa área. Por muito tempo, as mulheres eram limitadas a ficarem somente em suas casas e, ainda, não tinham liberdade para vestir um determinado look. 

Hoje, as mulheres mostram a vitória de se libertar desse pensamento antiquado com vários conjuntos de roupa. Inclusive, geralmente, o ambiente de trabalho é o lugar onde as pessoas passam maior parte do seu tempo. 

Então, devido a isso, não há motivos para não caprichar no look, ainda mais com empresas que desenvolvem uniformes personalizados para eventos, onde o responsável pode usar a criatividade na composição. 

Em alguns casos, o jeito de se vestir demonstra muito o estilo de vida de uma pessoa. No trabalho não é diferente, a escolha das roupas é uma forma de mostrar a sua postura profissional. 

Na capital de São Paulo, por exemplo, é comum ver pessoas nos metrôs e nos ônibus na parte da manhã indo ao seu trabalho com roupas formais. Isso inclui também, logicamente, as pessoas que estão indo para entrevistas de emprego.

Nesse artigo, mostraremos à você que ir até mesmo em um escritório contábil na zona leste, o deixará com várias opções para montar um look e se diferenciar do restante das pessoas. 

Tecidos bons, bem cuidados e peças com ótimos acabamentos, automaticamente mostram às pessoas a sua seriedade e responsabilidade no ambiente de trabalho. 

É importante que, no momento de manter um padrão na empresa, a companhia pesquise por exemplo, por uniformes profissionais SP, que a equipe dedicada ajudará na confecção das roupas pensando em adotar um determinado estilo. 

Basicamente, o tipo de composição do look varia muito de acordo com o ambiente do trabalho. É importante ter em mente que as roupas devem estar condizentes com a localização, e a área profissional. 

Por exemplo, ambientes formais pedem peças que sejam feitas em alfaiataria. Por outro lado, ambientes casuais permitem às pessoas usarem roupas mais leves e calças jeans. Por isso, listamos 10 composições que seguem tendências no mundo da moda. 

Trabalhos formais: veja algumas opções de look

Nos trabalhos mais formais, o look ideal exige tecidos impecáveis e acabamentos feitos sob medida, para transparecer a impressão de seriedade. Nesse caso, é importante investir em peças finas e discretas e, logicamente, mantê-las em bom estado.  

O recomendado, é que de forma alguma ir ao trabalho com roupas amassadas, mal conservadas, rasgadas ou manchadas, mesmo que o detalhe seja discreto. 

Algumas empresas auxiliam seus funcionários na composição das roupas, contratando empresas que trabalham com uniformes sociais em SP, por exemplo. Porém, caso isso não aconteça com você, confira algumas boas combinações:

Looks com ternos

Usar ternos deixa as pessoas elegantes e, além disso, fornece uma imagem extremamente formal. Inclusive, é importante reforçar que o look deve acompanhar uma versão com conjunto de saia, e suas cores devem ser sóbrias e frias. 

Looks com blazer

Considerado como a cereja do bolo, o blazer é a peça que dá o toque formal no look. Desse modo, é recomendado que se mantenha a sobriedade na composição. É necessário investir em peças finas, lisas e com cores neutras como bege, preto e marinho. 

Por estarmos em tempos de pandemia, deve ser considerado também a utilização de máscaras condizentes com o look. Ao procurar por “mascara de tecido algodão preço” no Google, verá várias opções. Opte por cores neutras, que casarão com qualquer look.

Em ocasiões mais formais, a grande vantagem é que as peças neutras combinam com praticamente qualquer blazer. Por fim, complete o look com uma calça de alfaiataria, com cortes no formato ideal para se usar no trabalho. 

Looks com vestido formal

Os vestidos, por sua vez, possuem a grande vantagem de passar a imagem de uma mulher charmosa e poderosa. É apenas necessário se atentar ao comprimento do vestido, e seu decote. Ademais, recomenda-se que os vestidos ideais sejam aqueles que possuem mangas.

Para finalizar o look ideal com vestidos formais, é bastante indicado que a última peça a ser vestida seja uma meia calça fina. 

Trabalhos informais: veja algumas opções de look

Nos ambientes onde não é obrigatório a formalidade, o maior ponto positivo é as opções de transitar entre os dois extremos da moda, que é a casualidade e a formalidade. Então, ambientes assim permitem um mix diferenciado que fazem surgir novas tendências.

Nesse momento, os blazers e as camisas são os tipos de peças que podem ser usados, com cores mais vivas combinando com calças casuais. Esse look fará com que toda a seriedade seja quebrada. É interessante, também, usar peças de seda para dar um tom moderno. 

Looks com calça flare

Essa é uma calça que oferece à pessoa um estilo mais formal, além de deixar a mulher mais feminina pelo fato de definir sua silhueta. Uma das grandes tendências na montagem desse look, é completar com cores chamativas em apenas uma peça da composição. 

Looks com vestido

Nesse caso, independentemente da ocasião, fuja de vestidos que mostrem demais. Ou seja, o ideal é apostar em algo mais próximo do joelho e sem muitos decotes, principalmente para evitar problemas dentro do ambiente de trabalho.

Looks casuais

Em algumas profissões, é permitido um look mais despojado, como uma redação de jornais, escritórios e agências de publicidade. Pensando nisso, vale apostar em peças diferenciadas, como um macacão, saia longa, e o uso de cores e estampas mais livres. 

Para os momentos casuais, as T-shirts são de longe as opções que mais dão ar de casualidade na montagem de um look. Por sorte, essa peça consegue combinar com qualquer conjunto de roupas, até mesmo com as mais formais. 

Para arrematar o look, a pessoa tem a liberdade de abusar em colares que serão usados, e, para completar, lenços que fechará o look ideal. 

Looks com jeans skinny

O jeans skinny é uma peça bastante escolhida pelas pessoas, pelo fato de ser bem prática e fácil de combinar com outras roupas. A liberdade de usá-las vai desde as camisas até as regatas básicas. 

Nesta parte, é importante investir em peças que caem bem no corpo e sejam confortáveis. Além disso, o jeans a ser escolhido deve ser versátil, com cores e lavagens comuns para aproveitar ainda mais a peça. 

Looks com saias e T-shirts

É fato que saias e looks deixam o visual de uma pessoa mais despojado. Nos dias mais frios, considere adicionar na montagem do look uma meia-calça grossa, com sapatos confortáveis que serão de utilidade na profissão exercida. 

Dicas fáceis de seguir no dia a dia

Ter um bom look para trabalhar, não é somente focar nas roupas. Os acessórios também devem ser considerados no momento de montar uma composição de roupas. São pingentes, pulseiras e anéis, por exemplo, que dão os detalhes finais no look ideal. 

Além disso, possuir um planejamento de confecção de uniformes profissionais o ajudará na escolha das roupas do dia a dia, poupando tempo e evitando aquela famosa indecisão de “qual roupa eu vou usar hoje?”. 

No caso de empresas mais formais, muitos empresários ou pessoas comuns pensam que os funcionários devem se vestir de uma forma extremamente formal. Porém, isso pode ser evitado facilmente. 

O empresário tem a liberdade de contratar empresas específicas para confeccionar o uniforme dos funcionários, por exemplo, ele pode pesquisar por “brindes curitiba camiseta” no Google, que logo, terá vários modelos que fogem do padrão visto na maioria das empresas. 

Por fim, os acessórios possuem o poder de deixar as pessoas ainda mais charmosas. Mas para isso, é importante seguir algumas regras básicas para não errar no look. Conheça as 4 regras para não fazer feio na composição. 

  • Bolsas são indispensáveis no trabalho;
  • Abuse de acessórios em ambientes casuais;
  • No calor, use tecidos que permitem a transpiração do corpo;
  • Não passe a imagem de sensualidade. 

Por fim, essas foram as principais dicas para arrasar na escolha do look para o trabalho. Dessa forma, após a leitura, tenha certeza que você escolherá apenas o ideal e o que mais combina com a ocasião.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

Deixe um comentário