Cuidados Faciais

Protetor solar facial: por que usar todos os dias?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje, resolvi trazer um assunto muito interessante e pertinente para esta época do ano: por que usar protetor solar facial diariamente?

O sol é extremamente importante na manutenção da vida na terra, fato inegável, entretanto, ele pode não ser tão benéfico para nós, seres humanos. Os raios emitidos pela nossa estrela é um vilão quando o assunto é pele, como veremos a seguir.

Por que usar protetor solar facial?

Impedindo que as radiações UVA e UVB penetrem na pele, os protetores agem bloqueando esses raios e minimizando seus efeitos sobre ela. Abaixo, há três motivos do porquê é importante o uso regular de protetor solar.

1 – Prevenir manchas na pele

Cuidados faciais: protetor solar
As manchas senis são causadas mais pelo efeito nocivo do sol do que pela idade, por isso, é tão importante usar um protetor solar facial

Se expor ao sol sem a proteção devida gera manchas na pele com o passar dos anos. Conhecidas como manchas de sol, manchas senis ou, até mesmo, melanose solar, este tipo de mancha costuma aparecer em pessoas de maior idade, apesar de muitos jovens também o terem.

A explicação para isto, de acordo com o Instituto Vencer o Câncer, é que a radiação ultravioleta, ao penetrar na derme, tem efeito cumulativo. Os raios UV danificam o DNA fazendo surgir lesões como manchas e câncer de pele.

Aplicar diariamente um protetor solar no rosto, além de minimizar as chances de ocorrer os problemas citados acima, evita que as manchas já existentes fiquem maiores ou mais escuras.

2 – Evitar o envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento do maior órgão do corpo humano, a pele, está diretamente ligado à exposição ao sol sem a devida proteção dela. Os raios solares a desidratam, resultando numa derme flácida, com rugas e linhas de expressão.

Independente da estação do ano, clima do dia ou lugar que vocês estiverem, usar um bom protetor no rosto e na região do pescoço. Escolham um produto adequado para cada tipo de pele.

3 – Prevenir o câncer de pele

Protetor solar de rosto
O protetor solar deve ser aplicado quando vocês forem à praia e no cotidiano também, até mesmo em dias nublados, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens

A negligência com relação aos cuidados com a pele por ampla maioria da população brasileira, aliado à alta incidência solar e indivíduos com uma pele relativamente clara para o clima tropical, formam uma tríade nociva ao nosso organismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele representa 33% dos diagnósticos de cânceres no Brasil. Quando comparado com a média mundial, o índice é maior em nosso país.

Qual fator de proteção solar (FPS) usar?

Variando bastante conforme o tom de pele da pessoa, a SBD indica a todos comprar um protetor solar de 30 FPS, no mínimo. Verificar também se o produto possui proteção contra o raio UVA, o principal causador do câncer de pele.

Quais as marcas de protetor solar eu já usei?

Atualmente estou aplicando o protetor solar da Nivea, mas já usei o Toque Seco da L’Oréal Paris e o Anthelios da La Roche-Posay. Todos são excelentes, porém, se fosse comprar hoje, eu ficaria em dúvida entre o Nívea e o Anthelios.

Contando com uma excelente qualidade e um bom rendimento, o protetor da La Roche-Posay é o mais caro de todos e o Nivea Sun, o melhor custo-benefício. Com relação ao da L’Oréal, só não compraria novamente por deixar o rosto visivelmente esbranquiçado.

Homens tatuados devem usar protetor solar
Contendo substâncias que refletem a radiação solar, existem protetores para o rosto e corpo. Quem tem tatuagem precisa protegê-las, pois o sol faz a cor desbotar

Dicas de uso: antigamente, eu não gostava de usar protetor solar facial porque minha pele ficava coçando bastante, como se eu fosse alérgico. Hoje em dia, eu aplico um hidrante no rosto antes do protetor, assim resolve o incômodo.

Outros motivos que me afastavam desse tipo de produto era o fato dele ou deixar a pele com muito brilho, parecendo oleosa, ou branca. Agora, nem ligo mais. Só quando saio de casa que passo um pó translúcido com efeito matte para tirar o brilho.

Outras sugestões para proteger a pele do sol: usar boné ou um chapéu com aba bem larga para fazer sombra no rosto, evitando que os raios solares atinjam a derme diretamente. Se o dia estiver muito quente, prefiram o boné modelo Truck, que conta com uma tela traseira e melhora a circulação de ar na cabeça.

Agora, se vocês estiverem na praia ou numa cidade litorânea, o chapéu de palha tipo tailandês é a melhor opção. Sua aba, por ser maior que a de outros modelos, protege bem o rosto e a nuca. Contudo, lembrem-se de aliar o uso destes acessórios com o protetor solar facial.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

O PROTETOR SOLAR TOQUE SECO DA L’ORÉAL PARIS É BOM?

ESPONJA PARA PEELING BELLIZ | CUIDADOS FACIAIS

MÁSCARA DE ARGILA VERDE: BENEFÍCIOS PARA A PELE


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.