Beleza Masculina

Prós e contras do relaxamento com Hidróxido de Sódio

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de beleza masculina de hoje, nós vamos ver os prós e contras de se fazer relaxamento com Hidróxido de Sódio e a minha experiência com esta substância.

Há uns três meses, eu publiquei um artigo aqui no blog falando sobre o relaxamento com Guanidina e prometi que faria mesmo com o hidróxido de Sódio. Para ficar mais dinâmico, vou comparando as duas substâncias ao longo do texto. Caso queiram ler sobre a Guanidina, o link está no final deste post.

O que é Hidróxido de Sódio?

O Hidróxido de Sódio é uma das substâncias mais procurados na hora de alisar ou diminuir o volume dos cabelos. Seu pH é altíssimo, algo em torno de 14 na escala de pH (potencial de Hidrogênio), e eu li que alisa os fios com maior rapidez do que a Guanidina devido a isto.

Hidróxido de Sódio da Salon Line
Eu usava o Hidróxido de Sódio da Salon Line, este mesmo da foto

Prós do relaxamento com Hidróxido de Sódio

Como pontos positivos, este tipo de relaxamento é mais fácil e rápido de se fazer do que a Guanidina por exemplo, pois o produto já vem preparado e pronto para ser usado. Ou seja, o hidróxido não precisa ser misturado com outra substância para poder alisar os cabelos.

O tempo que demanda para todo o processo de alisamento é o da aplicação e do tempo de pausa, que varia conforme a textura da fibra capilar da pessoa.

Outra vantagem deste método é que ele dispensa o uso de secador e de prancha como na progressiva, bastando apenas que o Hidróxido de Sódio seja aplicado nos fios.

Homem de cabelo crespo
Às vezes, é melhor manter a textura natural dos fios do que usar produtos alisantes e estragar os cabelos

Também não descama o couro cabeludo e o seu valor é um pouco mais alto do que o relaxamento com Guanidina, porém, bem mais barato que uma escova progressiva.

Contras do relaxamento com Hidróxido de Sódio

Como ponto negativo, eu percebi que o tempo de duração do efeito liso era de menos de um mês, mas isto acontecia porque meus fios são muito porosos e o produto perdia o efeito rapidamente.

Do mesmo modo que a Guanidina, o Hidróxido de Sódio deixava os meus fios ressecados, mas não tanto quanto a primeira, e mesmo fazendo bastante hidratação era difícil reverter a situação.

Outra desvantagem é a incompatibilidade desta substância com outras químicas, como a descoloração, por exemplo.

Por que eu usava o Hidróxido de Sódio? Quem é o melhor, o relaxamento com Guanidina ou com Hidróxido?

Eu já fazia uso da Guanidina há muito tempo conforme contei em outro artigo, mas como ela provocava ferimentos na minha cabeça durante a aplicação, eu resolvi experimentar o Hidróxido de Sódio. Entretanto, para minha decepção, ele também causava os mesmos problemas.

Homem de cabelo alisado
Muitos recorrem às técnicas de alisamento por facilitar na hora de arrumar os cabelos

Há quem discorde de mim falando que o Hidróxido de Sódio é mais forte e alisa mais, porém, no meu caso, a Guanidina alisava muito mais e a duração do efeito liso nos cabelos era maior também.

Como usar o produto?

Eu ficava uns dois dias, ou mais, sem lavar os cabelos para proteger o couro cabeludo, pois como eu disse, eu tenho alergia a este tipo de produto. Como sempre uso o cabelo curto, eu não separava por mechas, mas se o de vocês for comprido pode facilitar a aplicação.

Eu começava a passar o alisante pelo topo e só depois focava na parte da frente, nuca e nas laterais. Eu fazia deste jeito porque no topo os meus cabelos são mais grossos e, portanto, demoravam mais para relaxar.

O modo de uso vem descrito nas embalagens dos produtos, então, quanto a isto vocês podem ficar despreocupados. Também há vários vídeos na internet ensinando passo a passo como fazer o alisamento.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

PRÓS E CONTRAS DO RELAXAMENTO COM GUANIDINA

TRIBULUS TERRESTRIS: MAIOR MASSA MUSCULAR E LIBIDO

FOLICULITE NA BARBA: COMO EVITAR


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já fizeram relaxamento com o Hidróxido de Sódio e o que acharam desta substância.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!