Prós e contras do relaxamento com Hidróxido de Sódio
Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de beleza masculina de hoje, nós vamos ver os prós e contras de se fazer relaxamento com Hidróxido de Sódio e a minha experiência com esta substância.
Há uns três meses, eu publiquei um artigo aqui no blog falando sobre o relaxamento com Guanidina e prometi que faria mesmo com o hidróxido de Sódio. Para ficar mais dinâmico, vou comparando as duas substâncias ao longo do texto. Caso queiram ler sobre a Guanidina, o link está no final deste post.
O que é Hidróxido de Sódio?
O Hidróxido de Sódio é uma das substâncias mais procurados na hora de alisar ou diminuir o volume dos cabelos. Seu pH é altíssimo, algo em torno de 14 na escala de pH (potencial de Hidrogênio), e eu li que alisa os fios com maior rapidez do que a Guanidina devido a isto.
Prós do relaxamento com Hidróxido de Sódio
Como pontos positivos, este tipo de relaxamento é mais fácil e rápido de se fazer do que a Guanidina por exemplo, pois o produto já vem preparado e pronto para ser usado. Ou seja, o hidróxido não precisa ser misturado com outra substância para poder alisar os cabelos.
O tempo que demanda para todo o processo de alisamento é o da aplicação e do tempo de pausa, que varia conforme a textura da fibra capilar da pessoa.
Outra vantagem deste método é que ele dispensa o uso de secador e de prancha como na progressiva, bastando apenas que o Hidróxido de Sódio seja aplicado nos fios.
Também não descama o couro cabeludo e o seu valor é um pouco mais alto do que o relaxamento com Guanidina, porém, bem mais barato que uma escova progressiva.
Contras do relaxamento com Hidróxido de Sódio
Como ponto negativo, eu percebi que o tempo de duração do efeito liso era de menos de um mês, mas isto acontecia porque meus fios são muito porosos e o produto perdia o efeito rapidamente.
Do mesmo modo que a Guanidina, o Hidróxido de Sódio deixava os meus fios ressecados, mas não tanto quanto a primeira, e mesmo fazendo bastante hidratação era difícil reverter a situação.
Outra desvantagem é a incompatibilidade desta substância com outras químicas, como a descoloração, por exemplo.
Por que eu usava o Hidróxido de Sódio? Quem é o melhor, o relaxamento com Guanidina ou com Hidróxido?
Eu já fazia uso da Guanidina há muito tempo conforme contei em outro artigo, mas como ela provocava ferimentos na minha cabeça durante a aplicação, eu resolvi experimentar o Hidróxido de Sódio. Entretanto, para minha decepção, ele também causava os mesmos problemas.
Há quem discorde de mim falando que o Hidróxido de Sódio é mais forte e alisa mais, porém, no meu caso, a Guanidina alisava muito mais e a duração do efeito liso nos cabelos era maior também.
Como usar o produto?
Eu ficava uns dois dias, ou mais, sem lavar os cabelos para proteger o couro cabeludo, pois como eu disse, eu tenho alergia a este tipo de produto. Como sempre uso o cabelo curto, eu não separava por mechas, mas se o de vocês for comprido pode facilitar a aplicação.
Eu começava a passar o alisante pelo topo e só depois focava na parte da frente, nuca e nas laterais. Eu fazia deste jeito porque no topo os meus cabelos são mais grossos e, portanto, demoravam mais para relaxar.
O modo de uso vem descrito nas embalagens dos produtos, então, quanto a isto vocês podem ficar despreocupados. Também há vários vídeos na internet ensinando passo a passo como fazer o alisamento.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
PRÓS E CONTRAS DO RELAXAMENTO COM GUANIDINA
TRIBULUS TERRESTRIS: MAIOR MASSA MUSCULAR E LIBIDO
FOLICULITE NA BARBA: COMO EVITAR
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já fizeram relaxamento com o Hidróxido de Sódio e o que acharam desta substância.
Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!
Deixe um comentário
Exclusivamente para você