Prós e Contras do relaxamento com guanidina
Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de beleza masculina de hoje, nós vamos ver um tipo de alisamento, o relaxamento com guanidina, e seus prós e contras.
Há vários modos de mudar a aparência dos fios, podemos destacar a prancha, a escova e as químicas em geral. A guanidina já foi muito usada e ainda é uma opção de alisamento, sobretudo para aqueles que têm os cabelos bem curtos.
O que é guanidina?
É uma substância alcalina usada para o alisamento dos fios de cabelo que já foi bastante popular, mas que perdeu espaço para técnicas mais novas e eficazes, como a progressiva, por exemplo.
A vantagem da guanidina é ser compatível com o Hidróxido de Sódio e Lithium, mas o mesmo não ocorre quando falamos do Tioglicolato de Amônia e os processos de descoloração.
Prós do relaxamento com guanidina
A principal vantagem de alisar o cabelo com guanidina é que o processo é mais rápido e prático, pois demanda pouco de tempo para preparar a mistura, passar nos cabelos e deixar o tempo de pausa. Também não necessita usar secador e prancha para obter o resultado esperado.
Em comparação com a progressiva e a selagem, ao usar a guanidina o couro cabeludo não descama (caspa causado pelo produto) e nem ocorre o aumento da oleosidade nos fios. Na verdade, esse aumento da oleosidade se dá porque as cutículas dos fios estão seladas, o que impede que ela seja absorvida.
A guanidina, em comparação a outros métodos de alisamento, é muito mais barata, seu custo costuma ser bem baixo.
Contras do relaxamento com guanidina
Um dos contras da guanidina é seu tempo de duração nos cabelos. Os fios mantêm o alisamento por no máximo um mês. Claro que a fibra capilar não volta a ser como antes, mas nem de longe fica lisa como nos primeiros dias.
Outro ponto negativo desta substância é que o cabelo fica bem ressecado e isso é bastante perceptível já na primeira aplicação do produto. O ressecamento é tão forte que, mesmo cuidando, a melhor saída é cortar os cabelos, principalmente as pontas.
Ao comprar a guanidina vem 3 itens: uma pasta branca, um ativador e um neutralizador. A pasta branca e o ativador têm que ser misturados. Sim, isto é uma tarefa bem chata, pois não se pode errar na medida do ativador. O excesso dele pode prejudicar ainda mais as fibras capilares.
A guanidina tem como outro ponto negativo ser incompatível com outras químicas. Não se pode alisar o cabelo com ela e fazer luzes ou mechas, pois o cabelo vai ficar com aspecto emborrachado e pode acontecer o temido corte químico (quebra dos fios). Também não é possível alisar e tingir os cabelos. Para quem deseja alisar e ainda poder mudar a cor dos fios, a progressiva é a melhor opção.
Por que eu parei de fazer relaxamento com guanidina?
Três motivos me levaram a nunca mais usar guanidina nos meus cabelos. O primeiro é que o alisamento durava aproximadamente umas duas semanas, pois meus fios são porosos e não seguravam a química. Já a progressiva, fazendo um comparativo, costuma durar meses, uma vez que ela sela as cutículas dos fios fazendo durar muito mais tempo o efeito.
O segundo motivo é que os cabelos ressecavam demais a ponto de só sair cortando, mesmo fazendo hidratação semanalmente. Conversei com um cabeleireiro que confirmou que muitos dos clientes dele faziam a mesma reclamação.
Por último e principal motivo, que me motivou a abandonar a guanidina, foi que esta substância irritava a minha pele e causava machucados no couro cabeludo. Eu não conseguia ficar mais de 10 minutos com o produto na cabeça.
Não deixe de conferir:
Resenha do spray fixador da Cless com efeito Matte
Acne nas costas: Dicas de como cuidar
Termogênico Yozy Activator: Emagreça com Saúde
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se já alisaram o cabelo fazendo o relaxamento com guanidina.
Sigam as redes sociais clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!
Deixe um comentário
Exclusivamente para você