Como identificar os primeiros sinais da calvície

Primeiros sinais da calvície: como identificar?

Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Pois bem, no artigo de hoje, nós vamos conhecer os primeiros sinais da calvície.

A calvície se inicia mais cedo do que a gente imagina. Ela pode apresentar seus primeiros sinais anos e até décadas antes de se instalar, e poucos conseguem perceber, ou porque desconhecem seus sintomas, ou por pura negligência.

O que é calvície?

Calvície masculina: como tratar
O nosso organismo transforma parte da testosterona em DHT (di-hidrotestosterona) e este esteroide é o “culpado” pela queda dos fios de cabelo. Na verdade, ele age “matando” aos poucos os folículos pilosos. Os fios começam a ficar finos e fracos até não nascerem mais

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é o processo pelo qual o homem tem queda gradual e progressiva dos pelos da cabeça. Em suma, a calvície é a ausência parcial ou total de fios de cabelo causado por fatores hereditários ou outros.

Miniaturização dos fios

O primeiro sinal de que a pessoa está iniciando um quadro de calvície é a miniaturização dos fios. Nesta primeira fase, os cabelos começam a ficar mais finos do que o normal, mas não é algo que acontece por completo.

Ao analisar os cabelos, é possível ver fios de vários calibres, uns mais grossos e outros bem finos. O correto é todos apresentarem o mesmo diâmetro. Ou seja, se há diferença, é o sinal amarelo que não pode ser descartado, pelo contrário, é o momento ideal para começar um tratamento.

Cabelos mais claros no topo

Primeiros sinais da calvície na adolescência
As chances de um homem ser calvo aumentam consideravelmente se seu avô materno for careca e os primeiros sinais da calvície podem aparecer já na adolescência

Um outro sinal de alerta, presente somente em algumas pessoas e não em todas, é o clareamento dos cabelos no topo da cabeça. Observem em alguns homens calvos que os fios se apresentam de um a dois tons mais claros quando comparado com a lateral.

Quando esses sinais costumam surgir

Isto pode variar de pessoa para pessoa, comigo, pelo menos, começou uns 15 anos antes do quadro de calvície se instalar realmente. Se eu soubesse, ou tivesse acesso a estas informações, eu teria começado um tratamento bem mais cedo.

Caso vocês notem fios mais finos ou claros, procurem um dermatologista, de preferência um tricologista, para uma avaliação mais minuciosa do quadro e o emprego do tratamento adequado. Não esperem o quadro evoluir, pois será muito mais custoso e os resultados podem não ser tão satisfatórios.


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

MITOS E VERDADES SOBRE QUEDA DE CABELO MASCULINO

CUIDADOS BÁSICOS QUE TODO HOMEM DEVE TER

TRATAMENTO PARA CALVÍCIE: CONHEÇAM OS TIPOS EXISTENTES


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta