Dicas para a primeira tatuagem

Primeira tatuagem: O que você deve saber antes de fazer

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje nós vamos ver algumas orientações que todos devem seguir antes de fazer a primeira tatuagem.

Decidir fazer a primeira tatuagem não é algo tão simples como muitos pensam. É algo que devemos separar um pouco do nosso tempo para pesquisar e tomar a decisão mais correta, afinal não queremos ter arrependimento no futuro, não é mesmo.

As orientações que serão vistas aqui servem inclusive para as pessoas que já possuem experiência com as tatuagens, mas querem entender um pouco mais sobre o assunto. Agora, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

1 – O que tatuar

A primeira coisa que vocês devem pensar antes de fazer a primeira tatuagem é: qual desenho tatuar. Esta etapa é muito importante e complicada, porque muitas vezes ficamos na dúvida. Eu mesmo quando fui fazer a minha demorei um bom tempo antes de decidir e, mesmo assim, acho que não fiz algo que seja a minha cara.

Tatuagem masculina com tema Egito Antigo

A dica é pensar em uma figura que faça algum sentido para vocês, se for um animal, por exemplo, escolham aquele em que as características físicas ou temperamentais combinem com as suas. Também pode ser algo do seu interesse, como um personagem de anime.

Geralmente as pessoas costumam tatuar frases em homenagem à família, fotos de parentes queridos, ou como na foto acima, um tema de seu interesse (Egito antigo).

2 – Onde tatuar

Esta parte é mais tranquila, o único problema é decidir se o desenho, que será tatuado, vai se encaixar ou ficar legal no local escolhido do corpo. Muitas vezes, a preferência fica com os locais que menos doem, mas não se enganem, qualquer lugar dói.

É muito comum entre os homens escolher tatuar as costelas (Foto abaixo), costas, tórax, braço e/ou antebraço. Fiquem livres para escolher onde irá tatuar.

Tatuagem nas costelas para homens

Em alguns casos, por motivos de trabalho, tanto os homens quanto as mulheres priorizam os locais no corpo que, ao usar roupa, consigam esconder a tatuagem.

Pesquisas recentes mostraram que atualmente isso não tem tanto peso no local de trabalho, mas se o seu empregador for mais conservador, optem pela discrição.

Para saber mais dicas de tatuagens, vejam em: Tatuagens.

3 – Qual estilo escolher

Para mim, esta é a fase mais legal, pois é onde vamos decidir com qual técnica será feita a nossa tatuagem. Nós que somos leigos desconhecemos os vários estilos de tatuagens existentes e achamos que é tudo igual, mas não é.

Na tatuagem abaixo, a tatuadora brasileira Renata Henriques usou duas técnicas diferentes na concepção do desenho, a sketch, que lembra rascunho, e a aquarela com suas cores vivas e efeito de tinta aguada.

Tatuagem aquarela de barco para homens

Os homens mais velhos preferem os estilos mais clássicos, como a Old School, já os mais novos gostam do Pontilhismo, New School, Maori, entre outros. Já as mulheres são vanguardistas e sempre arriscam em estilos mais novos e ainda pouco usuais. Foram com elas que o Pontilhismo e a Aquarela se popularizaram.

4 – O profissional

Sem sombra de dúvidas, escolher bem o profissional é a decisão mais importante para a primeira tatuagem e as demais também. O erro mais comum é optar pelo mais barato, mas este muitas vezes é um iniciante e, provavelmente, o resultado não será o que se deseja.

Tatuagem masculina de macaco astronauta foto realismo

A maior parte das pessoas que costumam cobrir uma tatuagem antiga é porque escolheram mal o tatuador. Para isto, hoje em dia nós temos as redes sociais como fonte de pesquisa. Vejam os trabalhos atuais do profissional para depois decidirem.

Outra forma é ver entre seus amigos quem tem indicação de um bom tatuador. Aliás, vocês já conseguem avaliar se o trabalho é bom ou não pelo trabalho executado em seus amigos.

5 – Riscos e cuidados necessários

Esta orientação é importante, ainda mais para quem vai fazer a primeira tatuagem. Logo após realizar a sessão com seu tatuador, alguns cuidados deverão ser tomados. É comum o profissional informar que alguns alimentos são proibidos por um certo período.

Camarão, carne de porco, ovos, chocolate e frituras são exemplos do que se é proibido ingerir. Por outro lado, as saladas e as frutas estão liberadas. Quando eu fiz a minha, fiquei quase um mês comendo só salada e carne branca.

Tatuagem sketch de águia no peito

Outra indicação é passar vaselina ou uma pomada no local para hidratar a pele. Eu usei a Bepantol, pois ela, além de hidratar, possui propriedades que aceleram a cicatrização.

Agora vou contar algo que aconteceu comigo mesmo tomando todos os cuidados necessários. Eu tive reação a tinta, isso mesmo, não foi infecção tanto que nem foi necessária medicação, porém meu corpo não aceitou a tinta e expeliu quase que ela toda.

Quem confirmou isso foi uma médica que eu consultei. Ou seja, meu organismo não aceitou e, por isso minha tatuagem é desbotada e olha que eu fiz com um profissional, imagina quem faz com qualquer pessoa, por isso, tomem muito cuidado.

No vídeo abaixo, vocês vão poder conferir 50 tatuagens, algumas apareceram neste post, mas a maioria são inéditas. Assistam!


INDICAÇÃO DE LEITURA:

5 DICAS PARA AJUDAR NA ESCOLHA DA TATUAGEM

DICAS DE TATUAGEM NO PEITO PARA HOMENS

10 TATUAGENS DO DRAGON BALL PARA INSPIRÁ-LOS


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês curtiram as orientações para a primeira tatuagem e se elas foram realmente úteis.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!

Deixe uma resposta