Por que utilizar roupas com vinco?

As roupas com vinco são um sinônimo de estilo e elegância, e esse modelo atemporal pode fazer muito sucesso, principalmente em roupas utilizadas em eventos mais formais ou sociais de, por exemplo, uma industria de luminárias, como ternos e vestidos.

Inclusive, no mercado da moda, qualquer especialista sabe que um detalhe no vinco pode fazer a diferença completamente no visual, tornando-o muito mais interessante para o público em geral.

O vinco nas roupas surgiu como um processo de facilitação no trabalho das lavanderias. Como as roupas sociais eram muito delicadas, a maioria das empresas fazia as dobras para conseguir transportar corretamente as peças até o local de entrega.

Esse processo acabou dando um destaque maior para o caimento das roupas, sobretudo em peças sociais masculinas. Conforme o tempo passou, esse processo se tornou rotina, e as roupas com vinco começaram a se destacar ainda mais.

Esse costume se espalhou para roupas femininas e para outros estilos, como as peças esportivas e jeans. Por conta disso, algumas roupas já avisam na descrição que existe vinco, identificando que há uma dobra específica para o modelo.

A moda, entretanto, é cíclica, e houveram momentos em que o vinco não esteve tão em alta, fosse para usar em uma empresa de coleta de entulho de obra ou outro local. Entretanto, esse modelo de dobra nunca saiu das tendências, sobretudo no vestuário masculino.

Para peças formais como um todo, o vinco pode ser muito importante, sendo uma ferramenta de estilo e elegância para qualquer pessoa que escolha esse tipo de peça para um evento ou para o trabalho.

Clique e saiba mais +

Cuidando de peças com vinco: veja como

Existem muitas roupas que utilizam o vinco como ferramenta de moda. Dentre os principais modelos, é possível destacar:

  • Calças sociais;
  • Ternos;
  • Camisas;
  • Blazers.

Além disso, as roupas com vinco estão ligadas a um conteúdo mais profissional, usado por pessoas que trabalham com eventos, executivos e outros trabalhos que utilizam as roupas sociais como uma espécie de uniforme, por exemplo, uma empresa que vende piso de grade.

Para as peças mais casuais, como roupas esportivas e calças jeans, o vinco começou a perder sua efetividade, embora ainda seja possível encontrar algumas peças com dobra, esse não é o comum no mercado, entretanto.

Essa dissociação acontece por conta da complexidade de lavar e passar peças com vinco. Isso acaba deixando pessoas com pouco tempo para realizar atividades mais detalhadas como esse processo.

O mundo está cada vez mais corrido, e as pessoas precisam lidar com questões de falta de tempo constantemente. Por conta disso, é preciso encontrar um material que seja fácil de guardar e, até mesmo, de utilizar em uma empresa de inspeção elétrica predial.

O vinco ficou mais restrito a peças específicas, normalmente usadas em eventos mais formais ou mesmo de gala. Para pessoas que trabalham com lavanderias profissionais, entretanto, o hábito de usar roupas com vinco permanece em alta.

Dependendo do tipo de profissão que a pessoa possui, entretanto, as roupas com vinco podem acabar se tornando parte essencial do trabalho no dia a dia, uma vez que elas trazem um visual mais sóbrio e formal.

Pessoas em cargos de gestão, funcionários de instituições bancárias e outros elementos acabam solicitando que seus funcionários estejam sempre vestidos de forma adequada, e manter as peças com vinco é um dos pontos a serem levados em conta.

Para conseguir vincar corretamente suas roupas, é preciso um ferro de passar de qualidade e muita atenção à temperatura correta dele, além de paciência para gerar esse tipo de resultado.

Se for uma possibilidade, entretanto, é interessante contratar um serviço de lavanderia, que muitas vezes oferece pacotes promocionais para mensalistas. Nesse caso, você sempre terá as roupas adequadamente limpas para trabalhar como executivo de uma empresa de extintores de incêndio.

Caso esteja fazendo o processo em casa, entretanto, é preciso tomar muito cuidado com o vapor. Ele deixa o tecido mais maleável e permite que você marque melhor os vincos, mas o excesso pode queimar sua roupa.

Peças mais leves, como seda e linho em particular dependem de um cuidado muito especial com relação a esse tipo de ação, e é preciso tomar muito cuidado.

No linho, as lavagens tendem a encolher a peça, por isso, é interessante que você compre uma peça que não seja muito justa, e faça uma primeira lavagem antes de utilizá-la pela primeira vez para evitar perder a roupa.

Conheça as peças com vinco mais tradicionais

Agora que você compreende a importância de usar o vinco em algumas roupas, é interessante ter em mente quais modelos ficam melhor usando esse estilo, e como você pode separá-las tanto para a lavagem quanto na hora de guardar.

Isso porque as peças com vinco devem ser armazenadas com cuidado para evitar amassar a roupa e acabar perdendo o trabalho que foi realizado para manter as peças em ordem. Pois bem, entre os principais itens estão:

Camisa social branca

Esta é uma peça muito comum no trabalho formal com sistema de som ambiente residencial, e muitas empresas utilizam-na de uniforme, uma vez que são roupas neutras e que passam a seriedade necessária para a execução do trabalho.

Com o vinco, este tipo de camisa social se torna ainda mais estiloso, permitindo que você utilize-a de forma efetiva para a atividade que está realizando. Em ambientes com outras pessoas, a camisa branca com vinco pode passar uma boa impressão.

Esta peça era exclusiva do público masculino até a estilista Coco Chanel abrir espaço para um mercado mais amplo, e hoje esse tipo de camisa é fundamental em qualquer guarda-roupa, independentemente do gênero.

Mesmo que você combine a camisa branca com uma peça mais moderna e despojada, como uma calça jeans ou outros acessórios, o vinco dá um toque especial, deixando o look mais elegante e requintado para fazer uma consultoria ambiental, por exemplo.

Bermudas

Muitas pessoas acreditam que apenas roupas sociais podem ser trabalhadas com vinco, como calças e camisas. Entretanto, as bermudas podem ganhar um contorno diferenciado e ser ideal para trabalhar em eventos um pouco mais informais.

Festas, boates e eventos de empresas em clubes podem aproveitar esse tipo de peça para se tornar parte do uniforme dos colaboradores, sobretudo em dias mais quentes, como os eventos de verão.

Até mesmo uniformes policiais podem ser usados desta forma, e muitos oficiais em cidades de praia podem fazer a vigilância usando esse tipo de bermuda, dando mais mobilidade e diminuindo o calor.

Uma bermuda é feita com modelagem específica, muitas vezes pensada estrategicamente para manter um alinhamento perfeito na hora de vestir. Por isso, nem sempre o resultado de transformar uma calça jeans em bermuda é funcional.

Caso você tenha esse interesse ainda assim, é possível levar a peça até uma empresa de costura ou um profissional autônomo para fazer esse trabalho e conseguir um corte adequado para a peça.

Dependendo da qualidade do profissional envolvido, é possível até mesmo manter o vinco da peça, otimizando o uso da bermuda e tornando-a uma roupa ideal para uma série de atividades de lazer e profissionais.

Camisas sociais coloridas

As camisas sociais masculinas costumam ter espaço para os vincos, mas não de modo tão marcado como nas calças, por exemplo. Normalmente, para peças coloridas, o ideal é que os vincos se restrinjam às mangas.

Quando for passar o ferro em uma destas peças, evite fazer vincos nas costas ou na parte frontal da camisa, uma vez que ela pode acabar ficando marcada e com uma aparência mais amassada.

Se a roupa não tiver nenhum tipo de vinco, é importante tomar cuidado especialmente com o armazenamento da peça, evitando assim os amassados. Pendurá-la ou guardá-la em um recipiente especial pode ser a melhor opção neste caso.

Calça social

Essa é uma das peças mais comuns para ter vinco, e onde a maioria das pessoas utiliza este elemento. 

Muitas pessoas não gostam de dobras nas calças, mas os vincos ajudam no caimento e permitem que você guarde melhor esse tipo de roupa para utilizar em uma empresa de conserto de máquinas industriais, por exemplo.

Normalmente, a calça social já é bem marcada desde o momento da compra, mas conforme você a utiliza, ela vai perdendo aos poucos o vinco. Por isso, é importante saber passar o ferro nessa peça para manter as dobras em ordem.

Normalmente, estas peças se restringem a calças sociais formais, mas existem pessoas que gostam de calças jeans com dobras, e neste caso o processo para usar o vinco é o mesmo.

Considerações finais

Utilizar roupas com vinco é um processo importante para você conseguir um visual mais formal e profissional, com muita sobriedade. Nestes casos, buscar esse tipo de vestimenta pode ser a melhor pedida.

Por isso, é sempre interessante ter algumas peças dessa no guarda-roupa mesmo que não as utilize em um ambiente profissional, uma vez que você pode ser chamado para um evento ou festa e ele servirá como uma excelente opção de uso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + 10 =

Go up