O que é guarda-roupa cápsula e como utilizar?

O guarda-roupa cápsula é um formato utilizado por pessoas que precisam de praticidade ou que têm pouco espaço para dedicar ao armário e precisam otimizar a forma como suas roupas ficam dispostas em casa.

Inclusive, muitas pessoas enfrentam uma séria dificuldade para guardar os looks de uma forma funcional, sejam as roupas usadas para trabalhar com automação elétrica industrial, por exemplo, ou as peças para sair de casa.

Então, esse formato acabou tendo um enorme sucesso nos anos 80, e desde então continua sendo relevante e gerando interesse de consumidores que acreditam no diferencial que pode ser aproveitado por esse tipo de móvel.

Sua criação, entretanto, é ainda mais antiga do que o pico de sucesso, e desde então ele já era um sinônimo de praticidade e rapidez para encontrar as peças que você precisasse para se vestir adequadamente.

Clique e saiba mais +

Entenda mais sobre o conceito de guarda-roupa cápsula

Com a onda crescente de minimalismo, e do pensamento de que menos é mais, o guarda-roupa cápsula acabou ganhando ainda mais espaço, e muitas pessoas entenderam o potencial de utilizar estas peças com mais qualidade em seu dia a dia.

Basicamente, um armário cápsula é montado quando você separa uma determinada quantidade de roupas que combinam entre si, deixando-as prontas para usar por um período específico de tempo.

Isso acaba sendo ideal para quem trabalha com, por exemplo, conexões galvanizadas preço, e tem pouco tempo para pensar em uma roupa.

Dessa forma, você sempre tem à mão looks quase prontos para sair, escolhendo na hora o modelo que será utilizado e aproveitando esse tipo de ação para conseguir mais agilidade na hora de escolher roupas, evitando perder tempo indeciso.

Um dos pontos mais importantes para a utilização do guarda-roupa cápsula é que ele deve refletir seu estilo e seu gosto pessoal. Dessa forma, você mantém seu visual no formato que deseja, aproveitando ainda mais esse tipo de interação.

Além disso, a durabilidade é outra palavra importante para você montar um armário cápsula. Os cuidados com as roupas escolhidas deve ser maior que o normal, uma vez que se trata de menos peças que um guarda-roupa convencional.

Por isso, é interessante procurar tecidos e modelos mais resistentes, e manter as peças sempre limpas e organizadas, protegendo-as com mais assertividade ao longo do tempo, principalmente para que elas estejam bonitas quando você for usar. 

Para construir um modelo funcional de guarda-roupa cápsula, é preciso dedicação e um pouco de tempo, mas não é um processo muito difícil. Depois de realizar o básico, você consegue ter um armário funcional e que terá uma boa durabilidade.

Além disso, é possível que, ao se adaptar a esse estilo, você acabe tendo novas ideias e se programando com antecedência para as eventuais mudanças no armário cápsula, permitindo que as próximas versões sejam melhor estruturadas e em um tempo mais curto.

Criando um guarda roupas cápsula: veja como

Se você se interessou por esse modelo minimalista de montar um guarda-roupa, é preciso ter atenção a alguns pontos importantes que ajudarão a delimitar melhor esse tipo de interação, agindo de forma mais efetiva a longo prazo.

Além disso, é preciso ter em mente que cada pessoa é única, e tem seus próprios gostos e prioridades. 

Por isso, é importante que você evite tomar ideias de outras pessoas na montagem de um guarda-roupa seu, uma vez que isso pode atrapalhar em seu gosto, bem como deixar tudo confuso quando você precisar de uma roupa para trabalhar com corte a laser em chapa de ferro, por exemplo.

Adaptar o guarda-roupa cápsula para sua realidade é a melhor maneira de destacar esse tipo de elemento com qualidade, criando um visual interessante e dentro de sua proposta, mantendo as peças em qualidade superior.

Para conseguir se alinhar a esse formato de organização, basta seguir algumas dicas que podem ajudar a estruturar melhor a forma como você lida com as peças de roupa em sua posse.

1 - Separe suas roupas

Embora não seja um número específico, normalmente um guarda-roupa cápsula armazena cerca de trinta a quarenta peças, que podem ser utilizadas entre si. É importante lembrar que nem todos os itens de uso devem ser considerados nessa questão.

Para o guarda-roupa cápsula, pense em roupas para sair e para eventos, deixando de lado:

  • Roupas de ficar em casa;
  • Roupa íntima e lingerie;
  • Roupas de banho;
  • Jóias e acessórios.

Dessa maneira, você consegue ter um guarda-roupa diversificado, excluindo itens de necessidade do dia a dia, que precisam ser utilizados constantemente e podem fazer falta se forem incluídos no processo, principalmente para trabalhar com inspeção de fundo de tanque, por exemplo.

Quanto mais você consegue fazer vínculos entre as peças, melhor. Isso permite uma variação ainda mais completa de looks com apenas algumas roupas em específico, dando mais sentido a esse formato de organização.

2 - Período de manutenção

A maioria das opções de armário cápsula possuem um período predeterminado de funcionamento, antes de serem substituídos e renovados para uma nova opção visual para a pessoa que está utilizando esse modelo.

Embora o período em si seja uma escolha pessoal, muitos entusiastas do guarda-roupa cápsula gostam de dividir as opções trimestralmente, batendo com o período de cada estação. Isso porque é mais fácil escolher peças adequadas para o clima do ambiente.

Além de estar de acordo com calendários de moda, você consegue ter peças em seu guarda-roupa que sigam a estação, possibilitando uma interação maior e o conforto de não passar frio ou calor sem necessidade.

Ainda assim, é importante guardar algumas peças o tempo todo. Pelo menos um conjunto de roupas mais leves e um casaco ou jaqueta, protegendo-se de dias mais frios ou mais quentes que fujam a estação vigente durante seu trabalho em, por exemplo, uma empresa de controle de acesso.

Dessa maneira, você estará sempre preparado para se vestir de acordo com o ambiente e o local onde pretende frequentar, criando um armário mais adequado para suas necessidades como um todo.

Esse tipo de ação é muito importante para aproveitar da melhor maneira possível o armário cápsula, otimizando essa interação.

3 - Evite compras

Um dos principais pontos a respeito do guarda-roupa cápsula é minimizar o consumo e aproveitar ao máximo as combinações possíveis entre as peças de roupa escolhidas. Por conta disso, é importante que você evite seus impulsos de compras.

Muitas pessoas têm o costume de comprar por emoção. Ficar triste ou muito eufórico pode fazer com que você gaste mais do que deve o que pode ser em peças de roupa novas, o que acaba se tornando uma forma consumista de viver.

Esse tipo de ação acaba causando uma série de problemas financeiros, além de deixar seu armário cheio de peças que, muitas vezes, nem mesmo são utilizadas. Por isso, evitar as compras inesperadas é uma importante ação.

4 - Adicionando peças

O fato de você evitar o consumo não quer dizer que você não pode substituir ou adicionar peças, principalmente quando está em fase de adaptação na utilização do guarda-roupa cápsula para estar sempre pronto para trabalhar em uma empresa de projetos elétricos, por exemplo.

Normalmente, esse tipo de organização demanda um certo conhecimento sobre a forma como você se veste, e é comum acabar deixando de lado alguma peça da qual você sentirá falta posteriormente.

Por isso, é interessante pensar em como lidar com esse tipo de ação, e a melhor maneira é não se limitar a adicionar algumas peças. É importante que você mantenha em mente o porquê de estar usando um armário cápsula, entretanto.

O ideal é que você limite acréscimos ou alterações a duas ou três peças, garantindo que ainda esteja de acordo com esse tipo de integração, mas adaptando o guarda-roupa para seu estilo de vida.

Além disso, quando estiver se aproximando do momento de trocar o guarda-roupa cápsula, você pode avaliar as peças que foram mais utilizadas e quais foram deixadas de lado, criando para si um padrão que poderá ser reaproveitado posteriormente.

5 - Não exagere na mudança

Quando chegar o momento de trocar as peças no guarda-roupa, você deve pensar muito bem nos itens que substituirão os anteriores. É comum se empolgar com a premissa de comprar roupas, mas você deve ter consciência da proposta do armário cápsula.

O ideal nestes casos é trabalhar com questões de troca. Por isso, para cada peça nova que você comprar, deve se desfazer de uma anterior. Para conseguir isso, você pode trabalhar com vendas de usados, doações ou trocas com colegas de sua empresa de forros.

Dessa forma, você consegue renovar todo o guarda-roupa de maneira sustentável, permitindo que novas pessoas aproveitem estas peças enquanto cria um novo estilo para aproveitar a estação em questão, além de deixar tudo mais organizado, é claro.

Considerações finais

Pois bem, o conceito de durabilidade e sustentabilidade atingiu diversos setores, desde o ramo de acessórios para compressor até o de moda, o que tem feito cada vez mais pessoas aderirem ao guarda-roupa cápsula. 

Este modelo vai de acordo com os interesses da atualidade, permitindo que você apresente estilo e diversificação sem perder a consciência com relação ao consumo.

Por isso, aplicar esse tipo de organização pode ser ideal para você manter um guarda-roupa com muitas opções, mas sem gastar muito e sem entrar em uma onda negativa de consumismo, ajudando também seus bolsos.

O guarda-roupa cápsula é uma ideia que tem ganhado cada vez mais espaço em um mundo onde é preciso pensar em menos para conseguir conquistar mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 14 =

Go up