
Nutrição Capilar com Óleo de Ojon

Há muito tempo os óleos são usados na nutrição dos cabelos por terem propriedades nutritivas, emolientes e restauradoras.
Por Marco Macei
Olá cavalheiros, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje resolvi falar sobre um assunto pouco difundido entre nós homens: a nutrição capilar. Porém resolvi mesclar o assunto e falar também do óleo de ojon.
O que é nutrição capilar?
Nutrir os cabelos é um processo de dar aos fios os nutrientes que ele necessita para manter sua vitalidade, preservando seu brilho, força e maciez.
O modo mais fácil de se nutrir o cabelo é usar um óleo para isso. Pode ser óleo de coco, óleo de argan, óleo de abacate, óleo de amêndoas, o óleo de ojon que é o foco deste artigo, entre outros.
O que é o óleo de Ojon?
O óleo de Ojon é extraído da noz de uma palmeira que é típica das ilhas caribenhas. Esse óleo é indicado por ter propriedade altamente restauradora dos fios.
É uma opção melhor para cabelos muito secos e/ou danificados do que o óleo de Argan por ter mais lipídeos (óleos), cisteína e emolientes.
A cisteína é um aminoácido com características antioxidantes e auxilia na formação da queratina, sendo ótimo para os cabelos, pele e unhas.
Vantagens e Desvantagens do Óleo de Ojon
O óleo de Ojon também protege os fios contra os raios ultravioletas, sendo ótimo para proteger o cabelo do sol durante o verão ou da água do mar.
Outras vantagens desse óleo é que ele consegue penetrar mais profundamente nas fibras capilares, por isso é excelente para cabelos que sofreram danos severos por causa de tratamentos químicos. Também tem função anti-frizz e protetor térmico.
Uma desvantagem é que não é indicado para cabelos mais oleosos devido a maior concentração de lipídeos.
Umectação: Como nutrir os fios?
Eu falei o que é nutrição, o que é o óleo de ojon, suas vantagens e desvantagens, mas até agora nada de explicar como nutrir os fios.

A forma mais fácil e efetiva para nutrir o cabelo é a umectação. Lave os cabelos e retire o excesso de água. Com os cabelos ainda úmidos, passe o óleo de ojon (ou qualquer outro óleo) em pequenas mechas por toda a extensão dos fios, evitando apenas a raiz. Coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos ou, se preferir, durma com o óleo no cabelo. Depois enxague e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e manter os nutrientes.
Dica: Também pode misturar o óleo de ojon em um creme de hidratação. Só não pode dormir com a mistura no cabelo e deve retirar depois do tempo de pausa indicado pelo creme.
Indicação de Leitura:
Cabelo Emborrachado: Como Resolver o Problema?
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Deixem aí nos comentários se curtiram o assunto do artigo e aproveitem para tirar suas dúvidas.
Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você