Moda Masculina

Neon: aposte nos tons eletrizantes para 2019

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver uma tendência que vem ganhando força nos últimos meses, o neon realmente veio para ficar.

Devo admitir que meses atrás eu não botava muita fé que as cores neon fossem cair no gosto do público, principalmente do masculino. E, para minha surpresa, houve um boom destas cores fluorescentes aqui no Brasil embalado pelo carnaval.

Lá na Europa já vinha aparecendo nos principais desfiles das semanas de moda. A título de curiosidade, as grifes Prada, Versace e Louis Vuitton trouxeram essas cores tão vivas para suas coleções.

Looks masculinos com as cores neon

Moda para homens cacharrel neon

Como exemplo, este primeiro outfit com pegada street trouxe uma cacharrel (cacharel ou gola alta) em verde neon combinando com a jaqueta Biker de couro preta e a calça jeans destroyed. Aqui vale ressaltar que o preto pode ser usado com qualquer cor fluorescente por ser neutro.

Muito comum nos anos 80 e 90, outras cores que também trazem este aspecto vibrante são o amarelo, laranja e rosa. Há outras cores, mas estas são as que mais se destacam neste assunto.

Look de carnaval com shorts neon

Anteriormente, eu citei que o carnaval contribuiu para que esta tendência fosse aceita em nosso país. Um dos itens mais procurados nessas cores vivas foi o shorts curto, como estes que os irmãos Rocha estão usando.

Muito associado também a juventude, as cores em neon combinam com o branco pelo mesmo motivo que o preto. Pode ser usado na praia, no final do ano durante as festas de Réveillon e, claro, no carnaval.

Outfit masculino de outono com moletom neon

O jeans é outro tipo de tecido e cor que fica muito bem quando aliado aos tons fluorescentes. Neste caso, a cor do moletom foi dessaturada deixando a composição com a jaqueta jeans ainda mais interessante e moderna.

Percebam que neste look, o rapaz quis chamar atenção para a parte superior do corpo. Para isto, ele optou por colocar as demais peças em branco. Esta técnica, juntamente com a sobreposição, cria a ilusão de que o homem está com o ombro mais largo. Fica a dica para quem quer parecer mais forte.

Outfit masculino com referência anos 90

Quer maior referência aos anos 90 do que este outfit da foto acima. A jaqueta corta vento, ou windbreaker em inglês, também voltou e se mostra como uma ótima opção para os dias mais amenos de outono. É uma peça leve que pode ser carregada e guardada facilmente.

As cores eletrizantes surgiram nos anos 60 com a criação dos tecidos sintéticos que, até hoje, permitem tais pigmentos luminosos. Porém, o auge do neon aconteceu na década de 80, sobretudo, por causa da popularização do estilo musical conhecido como New Wave (Rock com batidas eletrônicas) e seus vários representantes, como Billy Idol, por exemplo.

O neon sobreviveu até o final da década de 90 graças aos Clubbers, mas depois disso, desapareceu quase que por completo das coleções de moda masculina e feminina.

Moda para homens: jaqueta doudoune neon

Estes tons estão em alta devido a duas macrotendências atuais: as roupas esportivas e o resgate das cores e peças dos anos 90. No look acima, a jaqueta em amarelo neon é uma Doudoune que costuma ser maior e mais robusta que uma jaqueta Puffer.

Uma dica para os homens que desejam usar cacharrel, mas não querem apresentar características femininas, é não deixar muito apertado nos ombros e no pescoço, ou seja, deixem uma leve folga nestas regiões.

As cores neon estão em alta

Não são só as roupas que entraram nesta tendência, os acessórios como mochilas, pochetes bonés e outros, idem. Aliás, para quem não está acostumado com o neon, a sugestão é começar pelos acessórios até se habituar com as cores vibrantes.

Algumas empresas de calçado já estão apostando em itens nesta pegada, como a Converse que lançou um tênis All Star Chuck Taylor em verde fluorescente e a Nike com os sneakers Air Max 270 e Air Force 270 Utility.

Outfit masculino de inverno com neon

Diz a lenda que a volta dos tons eletrizantes se deu graças a Kim Kardashian e seu marido, o rapper Kanye West. Ambos foram fotografados inúmeras vezes usando peças nestas cores. O próprio Kanye West, que possui uma marca de roupas streetwear, apostou em cores vibrantes numa de suas coleções mais atuais.

Voltando ao que interessa, os tons terrosos, como o bege, cáqui e o nude, e as variações de cinza podem ser mescladas às cores brilhantes. O modo mais seguro de se usar o neon é criar o que chamamos de pontos de luz. Ou seja, uma só peça com esta tonalidade no visual enquanto as outras trazem cores mais neutras.

Capa transparente multicolorida para homens

Para os mais fashionistas e ousados, dá para fazer um look monocromático fluorescente ou multicolorido. Acima, o rapaz está usando uma jaqueta transparente (sim, não se trata de uma capa de chuva, apesar de parecer bastante) bem colorida e vibrante.

Só tomem cuidado com isto, pois este tipo de combinação é para pessoas que normalmente já se vestem de forma mais extravagante. Para as pessoas mais básicas, uma peça chamativa basta.

Onde comprar: Para ser bem sincero, por enquanto eu não encontrei muitas peças à venda nos grandes lojistas, achei apenas uma bermuda esportiva na Fila em amarelo fluorescente. Pelo o que pude perceber, é mais fácil se vocês procurarem nos perfis de lojas no Instagram e no Mercado Livre.

Outras inspirações

Nike Force 1 Neon

Tênis Nike Force 1 lançado em colaboração com a Off White traz o amarelo fluorescente e logo em preto. Seu lançamento ocorreu no final do ano passado. Fui conferir no site brasileiro da marca e ainda não está disponível para compra até a data da produção deste artigo.

Bolsa Louis Vuitton neon

Bolsa desenhada pelo estilista Virgil Abloh e apresentada pela Louis Vuitton no desfile da coleção de inverno 19 que ocorreu em meados de janeiro deste ano. O desfile trouxe como tema central uma homenagem ao cantor Michael Jackson.

Look street style com camiseta neon


INDICAÇÃO DE LEITURA:

MEIA DE CANO ALTO | TENDÊNCIA DE MODA MASCULINA

MODA MASCULINA: COMO COMBINAR A COR AZUL

LOOKS MASCULINOS PARA O CARNAVAL | MODA MASCULINA


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês curtiram as dicas de como usar o neon no seu look.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!