MoWeek: como foi a semana de moda de Montevidéu?

Você adora ficar por dentro das novidades e acompanhar o que as grandes grifes vão trazer para a próxima estação? Fique por dentro do que aconteceu em uma das mais prestigiadas semanas de moda da América Latina.

O mundo da moda é feito de constantes novidades e tendências. Roupas que marcaram época podem voltar repaginadas em outras temporadas, combinadas de novas maneiras e criando looks inovadores.

As semanas de moda são eventos essenciais para acompanhar as novidades, o que as grandes grifes internacionais estão lançando no mercado e o que deve explodir na próxima estação. Várias cidades do mundo sediam eventos como esse, a exemplo da capital uruguaia.

Uma das principais tendências vistas na semana de moda em Montevidéu foi a moda responsável. Veja com detalhes o que rolou no maior evento de moda deste belo país que desponta cada vez mais no mundo das grifes.

Quando

A edição de 2021 da Semana de Moda em Montevidéu (conhecida como MoWeek) ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Marcada tanto por tendências trazidas do interior do país como por desfiles ao ar livre, a semana deste ano também foi marcada pelo desenvolvimento de um grande marketplace web.

Neste ano, mais de 90 marcas se reuniram virtualmente na loja virtual, na qual os consumidores com determinados cartões puderem comprar com um desconto de 25%. Esse marketplace também permitiu trocar milhas do Programa Volar pelas compras selecionadas. Foi a segunda edição completamente digital deste evento.

Tendências

A semana de moda de Montevidéu trouxe temas bastante relacionados ao cotidiano. Um deles foram os rituais, que se tornaram ainda mais importantes desde o início da pandemia no mundo. A partir deles, as pessoas recriaram suas rotinas e se reconectaram consigo em um momento de bastante insegurança, medo e incertezas.

Para trazer os rituais para a passarela, os estilistas apostaram nos recursos e texturas tridimensionais em looks simples e formais. O mais comum foi utilizar duas ou três cores. O linho foi um dos tecidos mais usados nessa tendência e os acessórios em couro, bastante clássicos, também tiveram destaque.

Outro destaque importante foi para a moda responsável, que se preocupa com o processo produtivo de diferentes peças, o impacto ambiental social que geram e com um descarte e reaproveitamento adequados de peças inutilizadas.

Em um mundo cada vez mais afetado pela catástrofe climática e com consumidores mais antenados e exigentes, as marcas precisam demonstrar o que estão fazendo, dentro e fora das passarelas, para desenvolver processos produtivos mais responsáveis.

Moda responsável

Também conhecida como moda ecológica, essa tendência compreende todo o ciclo do produto, desde a escolha das matérias-primas, os tecidos, estampas e desenhos, o transporte, o espaço em que os produtos são expostos e qual será seu destino final

Outro fator essencial na moda responsável é a qualidade e durabilidade dos produtos. Para ser considerada responsável, uma peça deve ter maior durabilidade para que os consumidores não precisem comprar com tanta frequência (o que exigiria mais matéria-prima e consumo de recursos energéticos, bem como maior descarte de peças).

Essas roupas também são produzidas a partir de plantações orgânicas (sem o uso de agrotóxicos), bem como de produtos reciclados ou recuperados. Outra pergunta importante é: de quem estou comprando? Essa tendência responsável prioriza a compra de pequenos produtores e empresas que respeitem os direitos trabalhistas.

Um último detalhe importante se refere às embalagens, que não devem ser de plástico, mas de papel reciclado, tecido ou qualquer outro material adequado para preservar o meio ambiente, que não demore tanto tempo para ser decomposto na natureza.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + 11 =

Go up