Moda Masculina

Modelos de sapato social masculino | Moda Masculina

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos conhecer alguns modelos de sapato social masculino e saber para qual ocasião cada um deles é mais adequado.

Conhecer os diversos tipos de sapato existentes é uma tarefa complicada para muitos homens, saber como e quando usá-los é ainda mais complexo. É algo que exige conhecimento e estudo. Portanto, que tal conferir as dicas abaixo?

Oxford

O primeiro dos modelos de sapato social que vamos ver neste texto recebeu este nome após se tornar popular entre os alunos da Universidade de Oxford (Inglaterra) durante o século 19.

Sapato Oxford masculino
Modelos de sapato social masculino – Oxford Cap-toe Brogue

Falando de suas características, o sapato Oxford se diferencia pelo seu sistema de laço fechado que não possui uma aba extra por onde passam os cadarços. Os furos estão no próprio corpo do calçado.

Outros aspectos incluem um cano curvado terminando próximo ao tornozelo, salto baixo e costuras que ficam, de certa forma, escondidas e, por isso quase não se percebe a presença delas.

Elegante e singelo, ele é apropriado para ocasiões que exijam maior rigor nas vestes, como uma entrevista de emprego, evento de gala, reuniões de trabalho de cargos gerenciais, casamentos e entre outros.

Tipos de sapato social masculino
Oxford Cap-toe. O termo “Cap-toe” se refere ao detalhe na biqueira do sapato

Ideal para ser usado com roupas sociais, como smoking, terno ou costume, ele é o mais formal e tradicional de todos. Inclusive, é permitido sua combinação com calça de alfaiataria e camisa social, se for acompanhado com um na cor marrom.

Já com relação as restrições, as calças jeans, sarja, Chino, camisas polos e camisetas devem ser evitadas a todo custo, pois são casuais demais para ele, mesmo se for adicionado um blazer ao look.

Derby

De origem incerta, este modelo de sapato surgiu quase na mesma época que o citado anteriormente e, por ser fácil de calçar, foi usado nas Guerras Napoleônicas que ocorreram no século 19.

Sapato social masculino Derby
Modelos de sapato social masculino – Derby preto Brogue Wingtip (desenho de asa na biqueira)

Outros atribuem sua criação ao Primeiro-ministro britânico Edward Stanley, o 14º Conde de Derby, um homem corpulento e de pés grandes que comandou o Reino Unido durante a Era Vitoriana.

Igualmente clássico, porém menos formal que o Oxford, o sapato Derby se destaca por ser bem confortável e ter uma espécie de “aba” com ilhós por onde passam os cadarços. Ou seja, ele é aberto e, devido a isto, indicado para homens que possuem os pés largos.

Moda para homens: Modelos de sapato masculino
Sapato Derby Cap-toe Brogue

Fica ótimo com costume e calça de alfaiataria, bem como há modelos deste calçado em camurça que são ainda mais casuais e combinam bastante com calça jeans, sarja e Chino, que não são apropriadas mesclar com um Oxford.

Brogue

Na verdade, o Brogue não é um modelo de sapato social em si, mas uma característica atribuída aos existentes. São, de fato, furos no corpo do calçado (gáspea) que podem aparecer no Oxford, no Derby, no Monk e, até mesmo, nas botas.

Esses furos foram originalmente inventados para facilitar a drenagem da água, porém atualmente têm função puramente estética. Dá para usar com costume, com calça jeans e blazer, com calça de alfaiataria e muito mais. Só não devem ser usados em ocasiões muito formais.

Blog de moda masculina Mogi das Cruzes
Modelos de sapato social masculino – Brogue

Quando um sapato é brogue, ele é automaticamente considerado mais casual do que sua versão normal. Por exemplo, um Derby sem os tais furos é mais social que o mesmo modelo com brogue. Assim como, os calçados pretos imprimem um ar de seriedade e formalidade maior do que os marrons.

Monk Strap

Podendo se apresentar com uma, duas ou três tiras de couro com fivela, o Monk Strap é um modelo de sapato fechado que não conta com a presença de cadarço em seu corpo. Eu o considerado mais formal que um brogue, todavia ele também vem em versão com os furinhos.

Moda masculina: sapato Monk Strap
Monk Double Strap (duas fivelas)

Relativamente fácil de ser encontrado à venda nas lojas e nos sites, eu particularmente não gosto muito deste tipo de sapato. Acho que já vi tantos modelos mal desenhados com essas tiras e fivelas que acabei pegando raiva. Apesar de alguns serem realmente bonitos, admito.

Outras dicas importantes

Como usar com a meia: para uma ocasião que exija maior rigor, combinar a cor da meia com a da calça. Está liberado variar nas tonalidades, mas a da meia sempre será mais escura que a calça. Agora, se o look for casual, as meias coloridas são permitidas, sobretudo se a intenção for fazer delas o destaque do outfit.

Sugestão para combinar com o cinto: o sapato deve conversar com o cinto, se ele for preto, o cinto também será preto. Se for marrom, aí até pode variar os tons, mas cores diferentes entre os itens não é recomendado.

Curiosidade: um estudo realizado nos Estados Unidos pela empresa Social Mobility Commission notou que os bancos de investimentos contrataram mais pessoas que usavam sapatos pretos nas entrevistas do que os que estavam com um marrom. Fica a dica!


INDICAÇÃO DE LEITURA:

CALÇA XADREZ MASCULINA: COMO USAR E ONDE COMPRAR

CASACO CAMELO: O SOBRETUDO MASCULINO DA VEZ

TÊNIS ALL STAR: 3 BONS MOTIVOS PARA VOCÊ TER UM


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários sobre qual dos calçados dentre os modelos acima vocês mais curtem ou usam.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!