Modelos de calça masculina e como usá-los
Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de hoje, eu trouxe um assunto bem interessante. Nós vamos conhecer os modelos de calça masculina que existem atualmente e ainda ver algumas dicas de como usá-los.
Para todos os gostos e ocasiões, a verdade é que existe uma grande variedade de calças disponíveis no mercado. Formal, casual ou esportiva, não importa, uma com certeza vai servir perfeitamente ao seu propósito, podem apostar.
Modelos de calça masculina: conheça os tipos existentes
1 – Calça social
A calça social é a mais formal que existe e, geralmente, faz parte do terno ou do costume. Feita em lã, linho, Oxford e até microfibra, este tipo de calça pode ser acompanhado de um paletó de mesma tonalidade.
Contando com um tecido mais fino e leve, a variação de cores e estampas também é menor do que em outros modelos de calça masculina, priorizando quase sempre as colorações neutras e estampas sóbrias. Preto, azul e cinza são as cores mais usadas na calça social.
2 – Calça de alfaiataria
A alfaiataria é um tipo de corte mais estruturado, elaborado e elegante. Seu tecido costuma ser mais grosso do que o utilizado nas calças sociais, apesar da social ser considerada como de alfaiataria, inclusive.
Ótima se for vestida para trabalhar assim como a social, as características da calça de alfaiataria incluem bolsos dianteiros com corte reto, chamado de faca, e bolsos traseiros internos com botões para fechar.
Ela pode ser comprada separada e combinada com um blazer, com um sobretudo, com camisa, camiseta e jaquetas. Também é mais versátil que a social quando falamos de cores e estampas.
3 – Calça Chino
A calça Chino (pronúncia correta é Tino, com som de “T”) recebe esse nome por causa de seu tecido, uma espécie de sarja grossa com toque aveludado, muito confortável, a propósito. Ela possui o mesmo recorte da calça de alfaiataria e só muda mesmo com relação ao material usado.
De todas, ela é a mais versátil, pois fica bem quando combinada com peças mais formais ou causais. Na foto, o blogueiro a mesclou com um sapato Derby Brogue e uma camisa social rosa.
Para quem não ocupa cargos de liderança ou que não exija maior formalidade nas vestimentas, entretanto deseja se vestir um pouco mais alinhado no serviço, este é o tipo de calça ideal. Deixem o jeans um pouco de lado no ambiente de trabalho.
4 – Calça de sarja
“A calça Chino não é de sarja?” Sim, porém resolvi separar em outra categoria, pois é comum encontrarmos calças em sarja com o mesmo formato das calças jeans, com bolsos dianteiros redondos e traseiros externos. Ou seja, não é usado o corte de alfaiataria.
Igualmente como a calça de alfaiataria e a Chino, a de sarja é considerada como casual e despojada. Prefiram usá-la com sapatos menos formais, botas, tênis, camisas, blazers, jaquetas e muito mais.
5 – Calça jeans
Ligada ao streetwear, a calça jeans foi primeiramente criada para ser usada em fábricas por trabalhadores braçais. Mas se popularizou de tal forma após a Segunda Guerra Mundial que é, ainda hoje, a mais usada por homens e mulheres.
Muito resistente e com alta durabilidade, a calça jeans não é tão eclética quando o assunto é coloração, mas, por outro lado, é a que mais possui estilizações em seu tecido, conforme veremos a seguir.
a) Reta: corte reto em toda a extensão da perna, é ideal para homens baixos e bem acima do peso.
b) Slim fit: indicada para quase todos os tipos de corpos, ela é levemente afunilada na panturrilha, deixa o visual mais moderno.
c) Skinny: bem apertada em toda a perna (foto acima), a calça jeans skinny fica melhor em homens altos e magros. Homens musculosos devem preferir a slim fit.
d) Bootcut: originalmente inventada para ser usada com botas, a calça jeans bootcut tem a boca levemente mais larga. É o contrário da slim fit.
e) Loose fit: são calças bem largas que eram comuns na década de 90. Ganharam fama por causa dos rappers e da ascensão do Hip Hop americano. Na maioria das vezes, eram chamadas de calças bag ou big.
f) Ripped: é um tipo de estilização onde é realizado um corte na linha dos joelhos (foto).
g) Destroyed: também é uma estilização que pode ter cortes, desgastes, manchas e furos por toda a calça. Aparência destruída mesmo.
h) Cropped: são aquelas que contam com uma barra mais curta. Muitas vezes tem a modelagem skinny.
Outros modelos de calça: além dos modelos de calça masculina listados acima, há outros tipos que merecem, ao menos, uma menção neste texto. A jogger é um tipo de calça que tem como maior aspecto um punho elástico na barra. O tecido pode ser moletom, sarja ou jeans.
A saruel foi tendência há poucos anos e tinha um gancho bem maior, o que deixava as pernas mais curtas. A cargo foi inventada para quem pratica montanhismo, trilhas e outros esportes na natureza, por isso conta com bolsos laterais na perna para carregar objetos. Foi bastante usada no final da década de 90 e começo dos anos 2000.
E para fechar os modelos de calça masculina, a track pants é uma calça esportiva feita de material sintético, o famoso tactel ou outro qualquer, com faixas nas laterais. As faixas laterais fizeram tanto sucesso que até as calças jeans e de alfaiataria receberam elas. Ainda são vendidas nas principais lojas do país.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
CONHEÇA OS MODELOS DE CALÇA JEANS MASCULINA
CHAPÉU PANAMÁ: PROTEJA-SE DO SOL COM ESTILO
CALÇA XADREZ MASCULINA: COMO USAR E ONDE COMPRAR
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você