
Moda masculina 2023: 6 tendências para ficar de olho

Desfiles internacionais e marcas nacionais apontam para um guarda-roupa mais livre
No período entre 2020 e 2022, em que o mundo parou e diversas indústrias precisaram repensar sua atuação, a moda foi uma das que mais se reformulou. Afinal, a camiseta básica masculina virou roupa de trabalho, e, com mais opções de conteúdo, os homens passaram a buscar novas alternativas para montar looks em outras ocasiões fora de casa.
De lá para cá, os desfiles de moda continuam apontando para o futuro de uma “moda sem gênero”, na qual importa mais a estética e menos o gênero. Muitas das tendências apresentadas aqui surgiram com essa base. Assim, os homens que ainda tinham dúvidas sobre usar a moda a seu favor sem se prender a definições se libertam.
Shorts curtos
E quando falamos curtos, são curtos mesmo! Os shorts na altura da coxa para os homens não são uma novidade. Basta buscar no Google pelas diferentes estéticas dos anos 1970, ao redor do mundo, e descobrir que os shorts curtos faziam parte do armário masculino com toda a naturalidade.
A novidade para 2023 é que eles vêm em materiais como couro. Isso possibilita criar looks mais ousados, já que as pernas ficam à mostra, mas com um pouco de refinamento. A dica para quem apostar nessa tendência é compô-la com peças da mesma proporção, ou apostar em combinações mais sóbrias.
Bermudas jeans
As bermudas fazem parte do guarda-roupa masculino há muito tempo, e, no Brasil, são quase um uniforme dos homens durante o verão. Nas passarelas internacionais, uma tendência chamou a atenção: bermudas um pouco abaixo dos joelhos, confeccionadas em jeans.
A peça chega com propostas como barras desfiadas, bolsos utilitários e aplicações de logos estampados. A bermuda é uma peça coringa no armário, combinando com looks mais básicos e despojados. Pensando na linha sustentável, muitos têm adaptado calças jeans antigas, fazendo cortes nas barras e deixando-as na altura ideal para usar como bermuda.
Coletes de diferentes materiais
A moda teve um período bastante focado no utilitário, com peças que remetiam ao alpinismo, à caça, e pegavam muitas referências do universo militar. Os coletes caíram no gosto dos homens, especialmente no inverno, por cima de camisas ou pullovers mais quentinhos.
Para 2023 os coletes voltam, mas em diferentes materiais. Desde o couro, imitando camisetas abertas, até o jeans, fazendo referência aos anos 2000, o colete prova que é versátil e pode ser adaptado a diferentes estilos. Em alguns desfiles, os coletes mais longos foram usados com cintos, marcando a cintura em silhuetas ousadas para looks masculinos.
Regatas
Elas foram o hit dos desfiles internacionais para 2023, tanto para homens quanto para mulheres. No Brasil, é comum que os homens façam uso de regata no dia a dia, especialmente no verão. Nessa temporada, elas apareceram em propostas mais básicas, como a clássica regata branca, mas também com recortes, estampas e modelagens variadas.
Estampas naturais
O uso de estampas florais ou que fazem referência a elementos naturais sempre esteve presente nas coleções femininas. Para 2023, as marcas trouxeram muito dessa inspiração de natureza para os looks masculinos, com peças inclusive feitas de plantas de verdade. Para um país tropical como o Brasil, a tendência casa perfeitamente, deixando os looks de verão mais interessantes.
Cores vibrantes
Se estamos falando de quebra de paradigmas, o uso das cores pelos homens tem sido cada vez menos um tabu. Nas coleções passadas, vimos o pink como uma das cores mais fortes usadas pelos homens em marcas como Valentino. Para 2023 as cores vibrantes permanecem, mas agora em tons de terra, como laranjas e amarelos.
Exclusivamente para você