Moda arquitetônica: 8 roupas e acessórios para ter no armário
Muitas peças já são parte da sua rotina e você nem imagina que elas têm uma inspiração na arquitetura
Por mais estranho que pareça, moda e arquitetura andam juntas. Inclusive, uma inspira a outra, e as passarelas apresentam tendências inspiradas em elementos arquitetônicos.
Se você gosta desse estilo e quer ter em casa roupas e acessórios para se jogar no estilo, confira o que não pode faltar no seu guarda-roupa!
1. Brinco espiral
O brinco espiral dá aquele toque moderno e remete a algo que está sempre em movimento. Pode ser combinado com outros acessórios e peças que lembram a arquitetura.
A peça em ouro transmite elegância, mas modelos de prata também fazem sucesso e podem ser mesclados com um visual mais moderno.
2. Roupas com estampa geométrica
Essa é a opção mais comum quando se fala de misturar a moda com a arquitetura. As peças com estampa geométrica já aparecem desde as décadas de 1980 e 1990 e continuam fazendo sucesso, ainda mais para quem busca um visual retrô.
Vale investir em casacos com retângulos ou quadrados e em saias ou vestidos poá. Inclusive, se você pensar com calma, a combinação pode mesclar duas formas geométricas e ainda criar algo legal.
3. Roupas de couro
O couro também apareceu nas passarelas em peças inspiradas em obras arquitetônicas. Isso foi visto na Semana de Moda de Paris de 2010, na Coleção de Pedro Lourenço, inspirada em obras de Niemeyer.
As peças trabalham com rasgos, mistura de cores e saias com barras plissadas. A ideia, assim como as construções de Niemeyer, é transmitir modernidade com o visual.
4. Roupas metálicas
O metalizado com detalhes que lembram listras onduladas também apareceu nas passarelas e se inspirou em obras arquitetônicas reais. Nesse caso, a coleção era de verão, feita por Glória Coelho em 2010 e inspirada em Ruy Ohtake.
Para ter no guarda-roupa, aposte em blusas com essas ondulações e um toque metalizado, além da saia que começa mais justa e termina plissada.
5. Brincos de pastilhas
São brincos em formato de quadrado ou losango, coloridos ou de cor única, que lembram as pastilhas aplicadas no revestimento de casas e prédios. O acessório pode ser grande e pesado ou mais leve e discreto.
Vale pensar em um modelo com cor fácil de combinar, ou, se optar pelos coloridos, apostar neles para os looks casuais.
6. Roupas com listras
Assim como as estampas geométricas, essas também são peças fáceis de ter em casa para estar por dentro da moda arquitetônica. Se você prestar atenção em projetos de arquitetura de diferentes épocas, as listras estão sempre presentes.
Observe o que fica melhor no seu corpo, se são listras verticais ou horizontais, e aproveite o estilo no seu dia a dia.
7. Colares com formas geométricas
Se as formas geométricas estão presentes nas roupas, é claro que também aparecem nos acessórios. Para quem gosta de colares, vale pensar em modelos com pingentes de formas geométricas.
Um quadrado ou retângulo abrigando uma pedra, vários hexágonos, lembrando uma colmeia, ou um simples triângulo. Todas essas opções têm um toque arquitetônico.
8. Calças com padrão na lateral
Uma opção para quem faz questão de ter algo bonito, mas não tão chamativo no guarda-roupa, as calças com padrão na lateral chamam a atenção e estão na moda faz tempo. Vale desde um modelo de moletom com listra até um mais chique, feito em couro.
O importante é que o padrão lateral construa algo ou remeta a um período da arquitetura. O mais comum é que sejam figuras geométricas.
Você imaginava que a moda e a arquitetura pudessem andar juntas? E mais, que muitas das peças que você já possui em casa são parte da moda arquitetônica? Aproveite para complementar o guarda-roupa e crie looks incríveis para o dia a dia!
Exclusivamente para você