Cuidados Faciais

Melasma em homens: 3 dicas de como cuidar

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Apesar de pouco comum, o melasma em homens existe e deve ser tratado, por isto hoje, resolvi compartilhar com vocês 3 dicas que eu faço para cuidar deste tipo de mancha.

O que é Melasma?

Antes de tudo é interessante sabermos um pouco sobre o melasma e porque ele acomete as pessoas. Na verdade, pouco se sabe sobre as verdadeiras causas do surgimento deste tipo de mancha, mas alguns fatores de risco já foram identificados, como a exposição solar e o fator genético.

O melasma é um transtorno dermatológico que se caracteriza pelo surgimento de máculas hiperpigmentadas (manchas escuras) na pele geralmente de cor acastanhada. É muito mais comum no sexo feminino, mas acomete aproximadamente 10% dos homens.

Melasma no rosto masculino
Homem com o rosto inteiro coberto por melasma

O melasma em homens, e em mulheres também, não traz nenhum risco à saúde, pois tem caráter estético somente. Porém, pode afetar profundamente a autoestima da pessoa trazendo transtornos psicológicos.

Eu tenho uma pequena mancha no meio do nariz que, em dias mais quentes, costuma ficar bem escura e incomoda um pouco. Para minha sorte, não é tão grande assim, mas meu irmão tem uma mancha de melasma enorme na testa, o que comprova a questão do fator genético.

As dicas abaixo são para evitar o surgimento e a piora, além do tratamento deste tipo de hiperpigmentação cutânea. Bora conferir!

1 – Usar protetor solar

Usar um bom protetor solar é inegavelmente o melhor método para prevenir o surgimento do melasma em homens. Claro, esta dica também serve para as mulheres. O protetor solar, inclusive, não deixa que a mancha piore ou aumente seu tamanho.

Procurem usar um protetor solar com fator 30 FPS no mínimo, menos do que isso não vai proteger como se deve. O ideal é procurar um médico dermatologista para ele indicar o fator de proteção mais adequado para sua pele.

Homem usando protetor solar no rosto
Use protetor solar diariamente. Passe antes de se expor ao sol

Outro detalhe que vocês devem se atentar é se o bloqueador solar tem proteção contra os raios ultravioletas A (UVA), porque este é o grande vilão da história. O Raio UVA é o causador do melasma e de outras manchas solares, das rugas e do câncer de pele.

Para complementar os cuidados, usem boné e óculos de sol em dias de grande incidência solar, como os dias quentes de verão. Não se enganem com os dias nublados, os raios solares atravessam as nuvens e prejudicam a pele do mesmo jeito.

2 – Evitar o calor intenso

Sim, pode parecer estranho, mas o calor intenso pode agravar o melasma. Sei do que estou falando, pois acontece comigo em dias mais quentes mesmo usando protetor solar. Preste bem atenção, o calor não vai fazer aparecer uma mancha na pele de vocês, porém piora a que já existe, OK.

Melasma em homens como cuidar
Este tipo de mancha é muito comum no nariz e nas maçãs do rosto

Eu percebi isto no começo deste ano numa das minhas idas à praia. Eu moro na cidade de Mogi das Cruzes, então é um “pulo” até o litoral paulista.

Lembro de ter passado tanto protetor em meu rosto que fiquei parecendo um fantasma com a cara branca. Não queria que piorasse e nem aparecesse qualquer tipo mancha solar, mas quando retornei para casa, percebi que o melasma estava mais escuro, o que me deixou bravo e com muitas dúvidas. Foi então que pesquisando achei o vídeo da esteticista Patrícia Elias explicando que o calor escurece sim o melasma.

Então, se vocês moram em locais de temperatura mais elevada, o indicado é manter o ambiente o mais fresco possível e evitar sair com o dia ainda quente para que os melanócitos não produzam mais melanina. Assistam o vídeo abaixo em que a esteticista Patrícia Elias dá outras dicas extremamente importantes para cuidar do melasma no verão.

3 – Tratamentos estéticos indicados para o melasma em homens

Há diversos tratamentos estéticos que visam diminuir o melasma. Entre eles podemos citar os peelings químicos, a vitamina C, a hidroquinona e o microagulhamento.

Entre os peelings químicos, os mais usados são: ácido glicólico, retinoico, azelaico, ferúlico e tranexâmico. A hidroquinona também é muito utilizada para tratar o melasma, aliás deve ser a mais usada dentre todos.

Rosto vermelho após microagulhamento com dermaroller
Meu rosto no dia seguinte a sessão de microagulhamento

A vitamina C, do mesmo modo, vem sendo muito empregada no tratamento deste tipo de hiperpigmentação da pele. A forma de aplicação para estes casos é tópica e diária. Eu já usei a vitamina C e gostava bastante. A propósito, essa vitamina protege a pele contra as agressões causadas pelos raios solares. De dia, eu passava após lavar o rosto e antes de aplicar o protetor solar e à noite, aplicava na pele antes de dormir.

O microagulhamento usando o dermaroller é o melhor tratamento que eu já fiz para melhorar as manchas e as cicatrizes da minha pele (Para saber mais sobre o microagulhamento, link abaixo). No melasma também se mostrou igualmente eficaz e eu indico este tratamento estético para vocês. Procurem um dermatologista ou esteticista para realizar as sessões de microagulhamento.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

MICROAGULHAMENTO E DERMAROLLER: RISCOS E POLÊMICAS

RESENHA DO GEL DE LIMPEZA FACIAL MK MEN DA MARY KAY

RESENHA DA LOÇÃO HIDRATANTE MK MEN COM 30 FPS


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se as dicas de cuidado para melasma em homens foram interessantes para vocês.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!