Como evitar o mau cheiro na axila

Mau cheiro na axila: dicas de como evitar

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de hoje, nós vamos conferir algumas dicas simples e eficazes para combater o mau cheiro na axila.

A transpiração é fundamental para manter a temperatura corporal estabilizada e ainda eliminar as toxinas do organismo, entretanto os maus odores são incômodos para qualquer pessoa, não é mesmo.

Se ele vem do corpo de outrem, causa certa repulsa, quando parte do nosso, causa muita vergonha. Por isso, bora ver as dicas abaixo para manter nossa axila livre do mau cheiro?

1 – Usar tecidos de fibras naturais

Mau odor no sovaco
O forte odor das axilas pode e deve ser evitado

Ao comprar uma camisa ou camiseta, prefiram as confeccionadas em tecidos de fibras naturais como o algodão e o linho, por que ajudam na eliminação do suor e não esquentam igual ao poliéster, por exemplo.

A viscose é leve e fresca, mesmo sendo sintética, tem as mesmas propriedades do linho e do algodão. Também há peças fabricadas em poliamida com tecnologia que facilita a transpiração.

Com relação aos tecidos sintéticos, eles não são indicados por reter o suor na região da axila e no tronco, o que aumenta a proliferação de bactérias e o mau cheiro. Também podem causar o aparecimento de espinhas nas costas pelo mesmo motivo.

2 – Usar desodorante antitranspirante

Atualmente existem desodorantes que, além de perfumar e controlar a produção de suor das axilas, também possuem substâncias antibacterianas cuja finalidade é impedir o aparecimento de mau odor nesta região.

3 – Usar sabonete antibacteriano

Contendo substâncias capazes de eliminar até 99% das bactérias, os sabonetes antibacterianos são ótimas opções para incluir em sua rotina de higiene corporal. Eles minimizam as chances de o corpo produzir odores indesejáveis.

4 – Aparar os pelos das axilas

Mais como um complemento para as outras dicas, manter os pelos das axilas aparados diminui a possibilidade de proliferar bactérias nesta parte do corpo, sem contar no fato de ser visivelmente mais agradável. Usar um aparador de pelos elétrico para isto.

Vinagre combate o mau cheiro na axila?

Vinagre na axila
Mau cheiro na axila: combinar todas as dicas do texto para um melhor resultado

Usado principalmente no preparo de saladas, o vinagre tem sido empregado para outros fins. Algumas pessoas usam para limpar a casa e tem até quem o utilize como um antibacteriano natural.

Eu não posso afirmar a eficiência dele em tirar o mau cheiro debaixo do braço, pois nunca fiz o teste, mas sei que o vinagre é sim um produto eficaz para matar as bactérias por ser ácido. Nas minhas pesquisas, os especialistas indicam o uso do vinagre orgânico de maçã.

Mau cheiro na axila pode ser doença?

Não exatamente. O que pode ser considerado doença é a transpiração exagerada produzida pelo corpo mesmo em condições normais. A hiperidrose primária, nome da doença, é quando o organismo produz suor em excesso.

Outras doenças e até medicamentos podem aumentar a transpiração, sendo chamado, portanto, de hiperidrose secundária. Ou seja, o suor excessivo pode ser uma doença ou o sintoma de alguma.

Já o mau cheiro (bromidrose) está relacionado com o aumento de bactérias na região da axila, não configurando uma enfermidade em si, porém deve ser tratado para evitar incômodos. Procurem um médico dermatologista para realizar o tratamento mais adequado.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

5 DICAS PARA EVITAR MAU CHEIRO NOS PÉS

O SHAMPOO ANTICASPA DA CIMED É BOM?

PERFUME MASCULINO IMPORTADO: QUAL TEM MAIS DESTAQUE?


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta