Lavagem de roupas sintéticas: cuidados especiais para materiais modernos
Veja o que fazer para garantir a higiene correta e manter a durabilidade das peças
Além da associação com o estilo de cada pessoa, as roupas são as principais peças que protegem o nosso corpo dos agentes externos, em especial no que tange às mudanças de temperatura, do vento, da radiação solar e da poluição.
Essa proteção vai variar conforme o material, mas, com o avanço da ciência, as peças têm se tornado cada vez mais tecnológicas, a exemplo dos tecidos à prova d’água. Fato é que, assim como os outros tipos de tecido, também é necessário adotar alguns cuidados, começando pelos produtos para lavar roupas.
Pensando nisso, preparamos uma espécie de guia contendo tudo o que você precisa saber para garantir a higiene adequada dessas peças, sem abrir mão da durabilidade delas. A seguir, conheça as principais roupas tecnológicas existentes no mercado atual e como cuidar de cada uma delas.
Roupas tecnológicas e a revolução no vestuário atual
Olhando para a história da humanidade, veremos que entre os tecidos mais antigos já utilizados pelo homem está o linho. Até hoje esse material está presente na confecção de variadas peças.
Com o passar do tempo, porém, a diversidade de tecidos foi se tornando cada vez maior. A lã, o algodão e a seda são bons exemplos disso. A Revolução Industrial, porém, trouxe a produção em massa, possibilitando a criação de novos materiais, dessa vez, sintéticos, como viscose, lycra e poliéster.
A preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar na hora de se vestir — a exemplo de mudanças de temperatura —, por sua vez, são os principais fatores que acrescentaram aos chamados tecidos sintéticos novas funcionalidades um tanto quanto modernas. Veja a seguir cada uma delas e seus principais cuidados.
Tecido antimicrobiano
Como o próprio nome sugere, o tecido microbiano tem propriedades que conseguem impedir quase que completamente o desenvolvimento de bactérias e, consequentemente, de maus odores. Roupas íntimas, esportivas e até máscaras de tecido são exemplos disso.
A regra para toda e qualquer peça é observar as instruções do fabricante antes de partir para a lavagem. Em geral, porém, é recomendado usar produtos de limpeza neutros e optar pelo ciclo delicado na máquina de lavar.
Tecido à prova d’água e respirável
Muito comum em peças voltadas para práticas esportivas realizadas ao ar livre, o tecido à prova d’água e respirável é impermeável, mas sem coibir a passagem de ar que o torna transpirável.
A recomendação aqui é bastante semelhante àquelas do tecido antimicrobiano, isto é, de se fazer uma lavagem mais delicada e com produtos específicos, preferencialmente neutros.
Tecido inteligente
O tecido inteligente é desenvolvido com uma tecnologia bastante avançada em razão de suas propriedades termorreguladoras, permitindo que a peça se adapte tanto à temperatura interna (corporal) quanto externa (ambiental).
A depender do fabricante, é recomendado fazer a lavagem à mão, evitando danos ao tecido em questão, e usando algum tipo de sabão neutro. O uso de produtos como alvejante e amaciante deve ser evitado ao máximo.
Tecido reativo ao meio ambiente
Por sua vez, o tecido reativo ao meio ambiente tem a capacidade de ser alterado justamente conforme as condições do local, como temperatura, umidade e luz, podendo mudar de cor, propriedade física ou textura.
Nada de produtos químicos agressivos na hora de lavar esse tipo de tecido, pois você pode acabar danificando-o. De modo geral, a lavagem aqui tem de ser delicada e também com produtos mais neutros e suaves.
Tecido sustentável
O Tencel e o Econyl, advindos, respectivamente, da celulose de madeira e de materiais recicláveis, são exemplos de tecido do tipo sustentável. O maior ganho desse tipo de material é o respeito à natureza.
Apesar da tendência a serem um pouco mais resistentes, é preciso observar as orientações do fabricante. No mais, eles tanto podem ser lavados em água fria como morna, evitando-se altas temperaturas.
Exclusivamente para você