Moda Masculina

Jaqueta Varsity masculina: O que é? Como usar?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje o post é sobre moda masculina, por isso, nós vamos ver o que é uma jaqueta Varsity masculina e algumas dicas de como usá-la.

De tempos em tempos, a moda resgata alguma peça que já foi tendência no passado e isto não poderia ser diferente com a jaqueta Varsity, que é uma peça clássica com mais de 150 anos de história. A título de curiosidade, ela é mais antiga que a jaqueta de couro Perfecto e que a Bomber, então, acho que ela merece um artigo só dela, não é mesmo?

Jaqueta Varsity: origem e características

Irmãos Berti usando jaqueta Varsity

Apesar de muitos acharem que este modelo de jaqueta seja atual, a jaqueta Varsity masculina, também conhecida como jaqueta College, existe desde o século 19 e foi inventada na Universidade de Havard no ano de 1860, aproximadamente.

Varsity jacket em tradução literal significa jaqueta de time de colégio e, em seu princípio, era somente usada por atletas de altíssima performance, ou seja, a elite dos atletas das universidades e colégios dos Estados Unidos.

Jaqueta College masculina

A jaqueta Baseball, outro nome atribuído a Varsity, voltou como tendência de moda há alguns anos e tem sobrevivido graças a séries como Riverdale, disponibilizada pela Netflix, que gira em torno deste universo adolescente de colégio.

Falando agora das características da jaqueta Varsity masculina, ela geralmente possui duas ou mais cores cujas as mangas costumam ter uma cor bem diferente do restante da peça. Esta diferença de cor entre as mangas e o tronco é bem contrastante, como na série Riverdale em que a jaqueta é azul com as mangas amarelas.

Moda masculina: jaqueta Varsity masculina

Também existem modelos em azul com mangas laranjas (cores complementares) e outras que podem se diferenciar, inclusive, no material usado. Algumas contam com mangas em couro, por exemplo.

Os modelos mais tradicionais possuem emblemas bordados ou em feltro, assim como era usado nas universidades americanas, sendo normal o emprego da primeira letra do nome da instituição de ensino. Porém, alguns modelos mais sóbrios não trazem essas iniciais ou qualquer outro símbolo fixado.

Jaqueta Varsity vermelha

Outras duas características fortes da Varsity é a presença de listras nos punhos, gola e barra e de cotões de pressão para fechar, mas há modelos que usam zíper, que eu particularmente não gosto tanto quando usado neste modelo de jaqueta. Outras vêm com botões grandes que até ficam legal.

Os materiais mais usados na confecção da Varisty são o Nylon e moletom, que deixam a peça com visual mais esportivo, além do couro, camurça, suede (tecido sintético que imita camurça) e veludo. Vocês já viram alguma em jeans, comentem aí?

Dica de moda masculina: jaqueta Varsity

A jaqueta Varsity masculina é muito confundida com a Bomber por terem características semelhantes. Vou ensinar como eu faço para diferenciar as duas. Primeiro: a jaqueta Bomber nunca terá botões ou cotões de pressão e nem as listras nas mangas, punhos e barra como ocorre na jaqueta colegial.

Segundo: na Bomber as mangas sempre têm a mesma cor que o restante da peça, ela nunca se diferencia como na College. A confusão é tão grande que vi uma Varsity sendo vendida como Bomber num site de uma grande marca nacional.

Todavia, existem as jaquetas híbridas que misturam características de ambas. E são bem fáceis de serem encontradas à venda nas lojas.

Looks com a jaqueta Varsity masculina

Look masculino com jaqueta Varsity colegial vermelha

No texto acima, eu escrevi que um dos aspectos deste modelo de jaqueta era a manga ter a cor diferente do restante da peça. Sim, mas em alguns casos, a marca opta por não fazer esta diferenciação. Isto não descaracteriza nem transforma a jaqueta Varsity numa Bomber. Olhem as listras e os cotões de pressão presentes nela.

Quando vocês forem usar uma cor tão vibrante, como o vermelho da foto, fica a dica para escolher uma calça mais clara, assim, o destaque fica todo com a jaqueta. Qualquer modelagem de calça jeans combina, pode ser slim fit, skinny ou straight (reta). As calças jogger e de sarja também combinam.

Blog de moda masculina Mogi das Cruzes

A jaqueta colegial pode ser usada por homens de qualquer idade. Para os homens mais velhos, porém, a sugestão é usar as mais sóbrias com cores neutras, como preto e cinza, por exemplo. Outra indicação é preferir as mais lisas, sem emblemas e outros símbolos.

Geralmente quem usa este tipo de jaqueta gosta de criar sobreposições de peças. Uma camiseta interessante para fazer isso é a longline que possui o comprimento bem maior. A sobreposição com outras peças de inverno é só para aqueles dias bem frios.

Jaqueta Varsity ou College azul

Na foto acima, o rapaz quis criar um visual com a predominância das cores azul e branco. Para isto, ele usou uma calça jeans skinny destroyed, um tênis branco da Nike e, claro, uma jaqueta Varsity azul. O destaque acabou ficando com a camisa em estampa xadrez.

Para um outfit mais alinhado, alguns homens até colocam camisa com gravata. Por outro lado, se a intenção for ser mais despojado, que tal usar uma bermuda em vez da calça? Outras opções de peça para compor com a jaqueta são as camisas em jeans e as camisetas de algodão com gola careca (redonda) ou gola “V”.

Look masculino street style de inverno

Aqui nós temos uma combinação mais street style do que anteriores, pois conta com um blusão de moletom com capuz e uma calça com listra lateral, que já foi tema aqui do blog. Essa proposta de colocar o moletom com a jaqueta é ideal para dias com frio mais intenso.

O mesmo pode ser feito com um suéter, cardigã ou colete de lã. Com relação aos acessórios, dá para usar bonés, toucas, cachecóis e luvas. O importante é não passar frio.

Look de inverno com jaqueta colegial Varsity

E para encerrar o artigo de hoje, o último look com a jaqueta Varsity masculina é quase monocromático com ênfase na cor cinza. A jaqueta, aparentemente, é feita de feltro que é uma mistura de lã com outros tecidos.

Quando o assunto é calçado, os tênis casuais e casuais-esportivos são adequados, bem como as botas, como a Chelsea da foto. Para as botas, a sugestão é optar pelas de camurça, que são menos formais que as de couro.

Onde comprar: Dando uma olhada na loja Riachuelo aqui de Mogi das Cruzes, eu encontrei um modelo desta jaqueta em parceria com a Marvel que fazia referência aos seus personagens, como o Homem de Ferro, por exemplo. O preço era de aproximadamente 250 reais.

Nos sites das lojas online da Kanui, Reserva, Renner, Marisa, Netshoes e Dafiti há vários modelos à venda com valores variando na casa dos 200 reais. No Mercado Livre também tem, só verifiquem a reputação dos vendedores antes de realizar a compra.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

LOOKS DE INVERNO PARA HOMENS | MODA MASCULINA

JAQUETAS DE INVERNO: SE PROTEJA DO FRIO COM ESTILO

MODA MASCULINA: COMO COMBINAR A COR AZUL


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários sobre qual dos looks com a jaqueta Varsity masculina vocês mais curtiram.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!