Origem da jaqueta puffer masculina

Jaqueta puffer masculina: origem e dicas de uso

Olá, tudo bem com vocês? Sejam todos muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou bastante feliz que estejam aqui. Como estamos em pleno inverno, nada mais justo que abordar um tema relacionado a esta estação. O foco de artigo de hoje é a jaqueta puffer masculina.

Fazendo parte há tempos da moda, a jaqueta puffer (ou puff) pode ter seus altos e baixos, mas sempre está presente no guarda-roupa masculino, mesmo que timidamente. É um modelo atemporal que fica ótimo em vários looks, como veremos ao longo do texto abaixo.

Origem, características e como usar a jaqueta puffer masculina

Men's fashion - puffer jacket
As lojas Eddie Bauer existem até hoje e empregam mais de 10 mil funcionários no mundo todo

Durante uma pescaria de inverno em Washington, EUA, no ano de 1940, Eddie Bauer desenvolveu hipotermia devido ao frio intenso. Após este episódio, ele viu a necessidade criar alternativas para roupas pesadas de lã usadas pelos homens na época.

Foi então que ele teve a brilhante ideia de inventar uma jaqueta cheia de penas de ganso em seu interior. Neste mesmo ano, ele patenteou a primeira jaqueta acolchoada. Conhecida como “down jacket” em inglês, foi a precursora da puffer e de outros modelos que ele mesmo foi desenvolvendo.

Moda masculina: jaqueta puffer
Ainda há muitas jaquetas à venda nos Estados Unidos forradas com penas de ganso, material considerado melhor que a poliamida ou poliéster para reter o calor do corpo

Apresentando-se por ter gomos, dado suas costuras e forro interno, a puffer costuma ter bolsos laterais e fecho em zíper. Pode ou não contar com um capuz, além de não possuir um elástico na barra, somente nos punhos da peça.

Ideal para os dias mais frios, obviamente, ela é confeccionada em poliamida, uma fibra sintética com toque macio, boa elasticidade e grande capacidade para absorver o suor, sendo muito empregada em roupas esportivas.

Moda para homens: inverno
Não confundir a puffer com a jaqueta corta-vento, pois a última no máximo tem um forro interno sem qualquer tipo de acolchoado

Leve e super aconchegante, ela também pode ser fabricada em poliéster, outro material muito utilizado por favorecer o isolamento térmico. A jaqueta puffer masculina pode ainda contar com gola corta-vento, esta mais levantada cuja função é proteger o pescoço.

Melhor quando usada com peças informais dado sua origem esportiva, a puffer é geralmente conhecida como jaqueta de nylon e, mais raramente, como doudoune, especialmente para aquelas bem volumosas.

Fashion for men: down jacket
Muitas destas jaquetas podem ser à prova d’água (waterproof) e ter um ou mais bolsos internos para proteger objetos da chuva

E falando em volume, tomem muito cuidado com este aspecto. Ao usar este agasalho, verificar se a parte inferior do corpo não está desproporcional com a parte superior. Tentem manter o equilíbrio preferindo as jaquetas mais “magrinhas”.

Por outro lado, alguns homens gostam dela exatamente por fazer a pessoa parecer maior, mais forte do que realmente é, como acontece com a região dos bíceps, por exemplo.

Street style: jaqueta de nylon
Look street style monocromático com a jaqueta puffer masculina

Extrapolando o conceito inicial, a puffer migrou do sportswear para o streetwear onde conseguiu ganhar a preferência do público masculino. Uma vez inserida na moda de rua, ela pode ganhar cores mais claras ou chamativas.

Como usar jaqueta puffer masculina
Quanto maior for a formalidade do outfit montado, mais neutra ou escura a cor da jaqueta deve ir ficando. Outra orientação é escolher as magrinhas

É bastante comum alguns modelos misturar elementos de outras jaquetas. São peças híbridas que podem até mesmo confundir o usuário quanto à nomenclatura. Esta da foto acima trouxe uma lapela bem grande e destacada, típico das jaquetas bomber.

Observem como a puffer cai bem com uma bota, sobretudo com as de camurça. Também está liberado usá-la com tênis casuais ou esportivos, variando conforme a intenção da pessoa ou ocasião.

Colete puffer para homens
Aqui, em vez de uma jaqueta, temos um colete puffer sobrepondo um suéter de lã

Em se tratando de calças, a sugestão é optar por uma jeans, uma de sarja ou tactel (mais esportiva). Sobreposições estão liberadas, ainda mais se for com um agasalho de lã em dias gelados.

Onde comprar: este modelo de jaqueta é mais fácil de ser encontrado em lojas de departamento e nas lojas virtuais. Com relação aos valores, o preço médio de uma puffer está entre 200 e 300 reais.


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

JAQUETA BOMBER: O QUE É E COMO USAR?

ESTAMPA CAMUFLADA: COMO USAR NA MODA MASCULINA?

JAQUETA VARSITY MASCULINA: O QUE É? COMO USAR?


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta