
Indústria têxtil 4.0: saiba as novidades para esse setor

O conceito de Indústria Têxtil 4.0 teve início em meados de 2011, propondo grandes inovações tecnológicas abrangendo diversos campos da automação, tecnologia da informação e controle da informação.
Esses dados propuseram um cenário extremamente positivo, e fizeram com que diversos processos fossem desenvolvidos e ganhassem uma proporção cada vez mais impactante diante do mercado e suas tecnologias.
Dessa forma, tendo reflexos desse impacto em uma empresa prestadora de serviços ambientais, ou em uma de acessórios e roupas, conseguindo uma ampliação e uma proporção ainda maior diante dessa tecnologia e de todos os seus recursos.
Tudo isso é aplicado aos processos de produção e processos de fabricação, tornando-os mais eficientes, personalizáveis e autônomos. Ou seja, facilitando e atribuindo características fundamentais em cada processo dessa produção.
Cenário de renovação para o segmento têxtil
Com isso, criando um cenário positivo e animador para as empresas desse ramo, possibilitando uma infinidade de possibilidades e de tecnologias a serem utilizadas no segmento têxtil, aplicando isso como exemplo em uma calça para uniforme industrial.
Esta inovação é um marco importante no contexto da Revolução Industrial. Afinal, são inúmeras as mudanças na forma como os produtos são feitos por meio de fábricas mais eficientes e inteligentes.
Desse modo, as empresas através das suas fábricas com uma maior autonomia, conseguem atender os seus clientes e todo o mercado de uma forma excepcional, melhorando e impactando os processos e o mercado como um todo.
Essas evoluções possibilitaram um impacto em diferentes setores, especialmente a indústria têxtil. Priorizando e facilitando diversos processos diante do mercado, trazendo essa praticidade como exemplo na realização de sacolas e mochilas personalizadas.
A base é que, ao conectar sistemas, máquinas e ativos, as empresas começaram a criar redes inteligentes de cadeia cruzada. Fazendo com que o processo se torne ainda mais produtivo e ganhe forças através dessas redes.
Com essas redes ativas, conseguindo controlar todos os módulos de seus produtos de forma totalmente autônoma, possibilitando com que através dessa autonomia as fábricas consigam reparar os erros e tornar o processo cada vez mais eficiente e vantajoso.
Assim, uma peça de roupa, como um conjunto brim azul, que antes, devido aos erros na produção, demoravam um certo tempo para ser feita, após essa rede inteligente e toda essa evolução, teve um processo muito mais fácil de confecção.
Por isso, essa indústria têxtil 4.0 e os recursos e cenários disponibilizados proporcionaram uma série de vantagens e um espaço extremamente positivo para as diversas empresas e consumidores, trazendo mais segurança e confiança em cada etapa.
Ao acompanhar o conceito e como essa inovação proporcionou infinitas possibilidades através da sua utilização, veja a seguir a sua importância e o quanto o mercado mudou através de cada impacto positivo dessas tecnologias.
Importância da indústria têxtil 4.0
A importância dessa tecnologia se dá através de sua implementação que está totalmente associada às facilidades, a infinidade de recursos e possibilidades criadas através das suas tecnologias, e o seu amplo mercado de atuação.
Com isso, possibilitando cenários até então inimagináveis e alcançando públicos e resultados totalmente distantes há alguns anos, quando pensávamos sobre esse assunto de uma maneira bem geral.
Destacar o setor financeiro e os recursos a serem utilizados através dessa tecnologia, também é um dos pontos a serem levados em consideração por boa parte das empresas e negócios que compõem o mercado.
Estudos realizados por diversas consultorias estimam o impacto que o avanço da digitalização da economia pode ter na competitividade do Brasil. Por exemplo, estima-se que a implementação de tecnologias relacionadas à IoT terá um impacto de cerca de US$39 bilhões no PIB do Brasil até 2030.
Ou seja, são recursos extremamente valiosos, que mudaram processos e a economia do país em diversos setores, melhorando e proporcionando um crescimento desde uma fábrica de uniformes em brim até os mais variados negócios e ramos conhecidos.
Se o país criar condições para acelerar a absorção de tecnologias relevantes, os benefícios podem chegar a US$210 bilhões, dependendo de melhorias no ambiente de negócios, infraestrutura e planos de difusão de tecnologia.
Por isso, a atenção nesses pontos e a aplicação dessas melhorias antecipadamente são ações totalmente necessárias, sendo fundamental que esse cenário esteja projetado, para que tudo possa acontecer de uma maneira vantajosa.
Alguns fatores também podem ser destacados entre as vantagens, como:
- Ampliar a cooperação: os negócios e entidades se tornarão mais integrados;
- Reforçar a competitividade: competição entre os sistemas de produção e empresas;
- Construção: novos modelos de negócios e inserção no mercado;
- Expandir a escala de negócios: um mercado com ainda mais amplitude;
- Surgimento: novas atividades e novas ocupações diante de diversas áreas.
Essas vantagens demonstram a importância e o quanto essa rede de tecnologias e melhorias no mercado farão a diferença em processos e em diversas movimentações das empresas.
Com isso, conseguindo demonstrar essa atualização e modernidade nos mais variados setores e processos, como em uma camisa brim uniforme preço, trazendo essa atualização e inserindo essas novidades diante do público e de toda a indústria.
Por isso, as empresas, os cenários econômicos e os mais diversos setores do país tendem a ter um crescimento e uma ampla gama de possibilidades através da importância e da implantação da indústria têxtil 4.0.
Dessa forma, sendo algo extremamente valioso e que demanda atenção em cada etapa, em suas novidades diante do mercado e dos processos que estão sendo desenvolvidos e aplicados.
Assim, acompanhe a seguir as novidades desse setor e o quanto essa implementação promete melhorias diante de um mercado tão amplo e de tanta concorrência.
Novidades sobre a indústria têxtil 4.0
Em 2016, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) publicou um relatório de pesquisa intitulado “A Quarta Revolução Industrial da Indústria Têxtil e de Confecção – Visão para o Futuro até 2030”, que apresentou as principais tecnologias.
Assim, mostrando uma série de fatores e novidades que essa revolução promete proporcionar e que está cada vez mais próxima com o passar dos anos, principalmente com os avanços das tecnologias até então conhecidas.
Desse modo, projetando melhorias desde uma agência de eventos corporativos SP até todo o cenário nacional e mundial, fazendo com que os processos sofram um impacto totalmente positivo.
Acompanhe algumas das novidades já desenvolvidas e alguns dos recursos que estão próximos e podem ser desenvolvidos através dos anos, principalmente com o auxílio das tecnologias e dos avanços de processos.
Minifábricas
A versão compacta e modular da fábrica é fruto de uma iniciativa que reúne diversas empresas que vão desde a robótica até os sistemas de produção de malhas, assim, conseguindo aplicar o melhor diante de cada etapa e facilitar esse processo.
Entre esses recursos estão, a fabricação customizada pelos clientes, tarefas como processamento de pedidos, declaração de importação, design, moldagem, tingimento, rotulagem, corte, etc.
Nanotecnologia
Roupas que respondem a estímulos luminosos ou térmicos já são uma realidade. Os avanços na nanotecnologia permitiram que certos dispositivos fossem miniaturizados.
Portanto, eles podem participar do processo de produção do tecido e se tornar uma propriedade intrínseca do tecido.
Dessa forma, é possível fazer esses circuitos funcionarem na interface entre o computador, o sensor de pressão e a etiqueta de identificação, rentabilizando cada etapa e conseguindo atribuir o melhor de cada passo desenvolvido.
Impressão 3D
Essa tecnologia foi popularizada pelas pequenas gráficas e é uma das novidades da Indústria Têxtil 4.0. Cada vez mais se popularizando e ganhando proporções consideráveis devido a sua facilidade e encontro à inovação.
Uma das iniciativas mais comentadas é a produção de biquínis de nylon 100% informatizados. A impressora 3D é capaz de fazer peças circulares de tecido conectadas por cordas finas sem costura, resultando em produtos prontos para uso.
Para muitos, o verdadeiro salto na impressão 3D acontecerá quando estiver diretamente relacionado à nanotecnologia, o que pode acontecer por volta de 2030. Num futuro próximo, o público poderá imprimir suas próprias roupas.
Dessa forma, demonstrando de fato a evolução e o quanto esse impacto será totalmente profundo e considerável na vida de praticamente toda a população, mudando processos e estabelecendo melhorias nos mais variados meios.
Considerações finais
Essas são apenas algumas das tecnologias que impulsionam a fabricação avançada, mas também são as mais importantes. Demonstrando através da sua utilização a importância e o quanto serão fundamentais em diversos processos.
Outras inovações, como os canais de infusão ativos – onde apenas os componentes projetados recebem tingimento, rotulagem e impressão – também fazem parte da Indústria Têxtil 4.0, trazendo mais previsibilidade, economia e controle para a indústria.
Por isso, a atenção a essa revolução deve ser constante, justamente por seu impacto positivo e pela mudança em setores e processos até então conhecidos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Exclusivamente para você