Guarda-roupa cápsula masculino

Guarda-roupa cápsula masculino

Se você ainda carrega o pensamento de que as preocupações com o guarda-roupa são cuidados únicos do sexo feminino, está muito enganado! Quem nunca teve dúvidas sobre como se vestir e comprou alguma peça de roupa que usou uma ou duas vezes e depois descartou do armário que atire a primeira pedra.

Os homens também sofrem com esses problemas diariamente, mas existe uma solução infalível para dar fim a essas dúvidas: O tão cobiçado guarda-roupa cápsula.

O guarda-roupa cápsula é um conceito ‘’novo’’ no mundo da moda, teve notoriedade através da blogueira Caroline Rector do blog Unfancy que surgiu com a ideia de um armário eficiente, versátil e minimalista. Foram escolhidas 37 peças do armário para serem usadas em alguns meses, assim poderia chamar a atenção do público e apresentá-los a um consumo consciente.

POR QUE TER UM GUARDA- ROUPA CÁPSULA?

  1. Ganho de espaço

Ao adotar o armário cápsula no seu cotidiano, você terá uma organização maior no seu cantinho e, com isso, ganhará espaço para guardar roupas e objetos mais úteis como cintos, sapatos, bolsas e outros.

  1. Otimização de tempo

Com a conquista de espaço e melhor organização dos objetos, você automaticamente ganhará tempo e evitará possíveis atrasos na hora de se vestir para alguma ocasião especial. O guarda-roupa mais limitado e versátil torna ainda mais simples as escolhas e composições dos looks, tendo em vista que faz possível otimizar o tempo de quem não tem muita habilidade e acaba perdendo tempo escolhendo a vestimenta ideal para o dia.

  1. Economiza dinheiro

Se você também tem o hábito de consumir roupas por impulso e acaba se deixando levar pela emoção ao se deparar com uma peça de roupa bonita (mesmo que ela não combine com nenhuma outra do seu armário), certamente já gastou dinheiro sem necessidade, acertamos? Após acatar esse método de armário minimalista, você conseguirá ter maior controle sobre a sua economia e passará a consumir conscientemente.

  1. Maior aproveitamento das peças

É muito comum termos em nosso guarda-roupa masculino aquelas peças que elegemos as “queridinhas” e usarmos frequentemente, fazendo com que as outras peças fiquem de lado. A ideia do guarda-roupa cápsula é justamente evitar que isso aconteça, afinal, no seu armário consciente todas as peças serão necessárias e de fácil adaptação.

Guarda-roupa minimalista para homens

COMO MONTAR UM GUARDA-ROUPA CÁPSULA?

Por mais incrível que pareça, não há uma fórmula correta ou errada de montar um guarda-roupa cápsula. Para construir o seu, você precisará se basear e analisar qual o seu estilo pessoal, estilo de vida, o clima da cidade e cores preferidas. Feito isso, você conseguirá partir para o segundo passo e começará realmente a montar um armário funcional. Veja algumas dicas:

  1. Comece por peças básicas

Comece com as peças básicas, isso será importante no processo de entendimento do seu estilo. Se achar necessário, poderá incrementar os looks investindo em itens como acessórios ou peças consideradas “fora do tradicional” para expandir as possibilidades de combinações. Para isso, é de extrema importância que antes de tudo você tenha as peças tradicionais!

Moda masculina: peças básicas

  1. Desapego

Sabe aquelas peças que estão no fundo do armário e você nem lembra que tem? Pode desapegar sem dó! Se você não usou todos esses anos, não é agora que irá se render. Um método fácil para resolver esse problema é a doação, que além de te ajudar na organização de espaço, certamente fará bem para pessoas necessitadas.

  1. Acessórios

Pode apostar nos acessórios sem medo! Além das belas combinações que você irá conseguir fazer com suas peças de roupas novas, os acessórios ajudarão a deixá-las com uma aparência diferente e agregar valor ao seu estilo. Por exemplo: se você tiver um estilo formal, invista nas gravatas e nos cintos de couro, agora, se preferir algo mais casual, aposte nos relógios, óculos escuros, colares e muita pulseira.

Acessórios masculinos: capsule wardobre

ROUPAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO ARMÁRIO CÁPSULA MASCULINO

Ao pensar nas roupas para você ter em seu guarda-roupa cápsula, deverá levar em conta tudo o que foi citado acima e mais um pouco. Lembre-se de pensar no estilo principal, numeração adequada, preferências por peças e outros aspectos que considerar importante. Dentre as peças que são indicadas como essenciais estão:

  1. Camisetas básicas – quatro unidades já estão de bom tamanho, então não esqueça de adquirir as principais: pretas, brancas e cinzas.
  2. Camisetas casuais, nesse tópico está incluso aquela camiseta/blusa que você vai usar para um Happy Hour ou um barzinho, algumas opções são: xadrez, algodão, estampada e jeans. Neste caso quatro opções são suficientes.
  3. Camisas sociais, essa opção é bem variável com o seu estilo de vida, se você usa esse modelo de camisa para trabalho é indicado ter cinco ou seis opções no guarda-roupa (duas brancas, duas azuis e outra de sua preferência). Caso não utilize muito, é importante ter pelo menos duas opções para um evento especial!
  4. Três casacos, já incluso blazer, jaqueta e outra de sua preferência.
  5. Quatro calças, sendo três jeans (preta, azul escuro, azul claro) e uma social, acredite, dá para montar muitos looks com apenas essas quatro opções.
  6. Três bermudas caso onde você mora faça muito calor, caso contrário, duas é o bastante.
  7. 25 peças íntimas é o ideal, sendo 15 cuecas e 10 meias (divididas entre casual e formal).
  8. Seis pares de sapatos é até mais que o suficiente. Invista em dois tênis, um oxford, uma sandália, um chinelo e um sapato social.

Com a mudança de estilo inconsciente para o estilo minimalista você perceberá que não sentirá falta do armário enorme e lotado de roupas. Isso não fará mais sentido! Essa história de que ‘’quanto mais melhor’’ passa a ser passado, você entenderá que a frase ‘’quantidade não é qualidade’’ fará muito mais sentido.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

COMO DOBRAR A MANGA DA CAMISA: 3 MÉTODOS PRÁTICOS

DICAS PARA SE VESTIR BEM NO TRABALHO | LOOKS MASCULINOS

MODELOS DE SAPATO SOCIAL MASCULINO | MODA MASCULINA

Deixe uma resposta