Beleza Masculina

Exercícios físicos causam espinhas nas costas?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje nós vamos ver se existe de fato uma relação entre a prática de exercícios físicos e o surgimento ou aumento das espinhas nas costas e como evitá-las.

Praticar algum esporte ou atividade relacionada ao condicionamento físico traz vários benefícios para a saúde, como a melhora no funcionamento do coração e de outros órgãos.

O humor e a autoestima também são favorecidos, assim como, ocorre a diminuição do estresse e da ansiedade. Enfim, uma enormidade de vantagens para o corpo e a mente. Contudo, também tem suas desvantagens como veremos a seguir.

O que faz aumentar as espinhas nas costas?

Musculação causa acne nas costas

Durante as atividades físicas ocorre o aumento do suor, bem como, da oleosidade da pele. Estes fatores associados criam um ambiente propício para que as bactérias, que vão inflamar a pele causando a acne, se proliferem.

Essas bactérias se alimentam do sebo produzido pelos poros e o ambiente úmido e quente da transpiração é perfeito para a propagação delas. Então, o que devemos fazer? Eliminar ou atenuar estes dois fatores.

Abaixo vocês vão poder conferir algumas dicas, que eu mesmo já fiz, para evitar o aumento das acnes nas costas.

1 – Roupas de academia

Musculação causa espinha nas costas

As peças de roupa usadas na academia não podem ser as mesmas usadas em casa. Para isto, existem bermudas, camisetas e regatas com tecnologia que proporciona ao corpo transpirar livremente e eliminar o suor. São chamadas de Dry Fit e várias marcas as vendem.

As camisetas em algodão até ajudam o corpo a transpirar melhor, porém elas acumulam o suor no tecido favorecendo a proliferação das bactérias, além de deixar aquela mancha de suor na peça, por isso devem ser evitadas.

2 – Tomar banho logo após os exercícios

Como tratar as espinhas nas costas

Como assim, tomar banho? Todos fazem isso! Bom alguns não, mas isto não é o foco do texto de hoje, né. A orientação aqui é tomar banho o quanto antes após o término dos exercícios físicos.

Como citado no início do artigo, o aumento do suor e da oleosidade são fatores que aumentam a incidência de acnes, principalmente nas costas. Tomar banho vai eliminar o sebo, o suor e as bactérias acumuladas durante as atividades.

3 – Esfoliar as costas

Sim, esta dica é bem útil e pode ser realizada semanalmente ou num período maior ou menor conforme a necessidade da pessoa.

Como cuidar das acnes

A esfoliação da pele ajuda eliminar os cravos das costas, pois eles são o primeiro estágio da acne e são eles que vão se inflamar causando as espinhas nas costas.

Eu já ensinei uma receita de esfoliante para o corpo aqui no blog feita com açúcar (link no final do artigo), mas, caso queiram, vocês podem substituir o açúcar pelo Bicarbonato de Sódio que é mais fino, tem um poder de esfoliação melhor e irrita menos a pele.

4 – Usar sabonete de enxofre

Blog de moda masculina Mogi das Cruzes

Outra dica que eu faço é passar um sabonete de enxofre nas costas durante o banho. Ele vai ajudar no controle da oleosidade e ainda mata os fungos e bactérias presentes na pele.

Só para vocês terem uma ideia, eu uso diariamente este produto, porém quando ele acaba e eu esqueço de comprar outro, bastam apenas poucos dias para ocorrer o aumento das acnes nas minhas costas. Não vivo sem ele e indico com toda certeza.

Para saber qual marca de sabonete de enxofre eu uso e outras dicas, vejam no artigo “Acne nas costas: dicas de como cuidar” clicando no link na área de indicação de leitura abaixo.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

ACNE NAS COSTAS: DICAS DE COMO CUIDAR

RECEITA CASEIRA DE ESFOLIANTE PARA O CORPO

RESENHA DO KIT DE PROGRESSIVA DA RICHÉE PROFESSIONAL


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários, o que vocês fazem para evitar as espinhas nas costas quando praticam atividades físicas.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!