Eventos de moda: conheça mais sobre a história deles

Você já conhece ou se interessa pela história dos eventos de moda? Se for este o seu caso, está no lugar certo. 

De fato, a moda está em todos os lugares do mundo. Mas, certamente ela tem seu início, e sua história até aqui. E caso você já tenha se perguntado como eram os desfiles de moda no passado e como eles evoluíram ao longo dos anos, deve ter notado que houve uma evolução. 

De fato, as mudanças no comportamento das pessoas ao longo do tempo afetam diretamente a forma como as marcas apresentam novas tendências hoje. Seja de um vestido para festa, ou calça para uniforme industrial, tudo evoluiu. 

Acredita-se que esses desfiles tenham nascido na década de 1860, quando em sua nova coleção em Paris, o estilista Charles Frederick Worth (considerado o “pai da alta costura”) usou modelos em vez de manequins. 

Os desfiles de moda se espalharam por Londres e Nova York na virada do século, mas ainda eram eventos muito sutis, pequenos, apenas para compradores, e ainda era proibido tirar fotos, para assim evitar que os modelos fossem copiados. 

Os desfiles só tiveram sua abertura ao público no final da Segunda Guerra Mundial, após abrir se tornou um sucesso aos amantes da moda. Assim, chegando em seu ápice entre os anos 80 e 90.

Clique e saiba mais +

Afinal, de onde vieram os desfiles de moda?

Haute Couture (alta costura, em francês) nasceu no final do século XIX quando o estilista inglês Charles Frederick Worth, mudou-se para Paris, começou a desenhar e fazer roupas para a alta sociedade e a mostrá-las usadas por modelos.

Ou seja, foi uma verdadeira revolução, visto que na época as roupas eram mostradas em manequins, ou comunicação visual em acrílico.

Diante desse evento, nasceu o conceito de desfile como ainda hoje é conhecido, mesmo que tenha passado por muitas mudanças, incluindo a evolução da Alta Costura para o prêt-à-porter (ponto a vestir).

A Alta Costura, aliás, é considerada uma linha de elite, composta majoritariamente por:

Hoje em dia, é mais aberto a outras classes, mas de fato, composta principalmente por esposas de governantes, ricos, classe alta ou empresários multimilionários.

Os vestidos feitos para as linhas de Alta Costura são também usados ​​por estrelas internacionais durante os tapetes vermelhos dos vários eventos e são usados ​​nesse contexto para promover a marca.

No prêt-à-porter, porém, as roupas não são feitas sob medida, mas produzidas em tamanhos padronizados e em grandes quantidades prontas para serem usadas.

Conheça as semanas de moda mais importantes

Quem gosta de moda, ou é profissional de eventos, deve conhecer as semanas de moda mais importantes e de referência. 

Afinal, a indústria da moda oferece ao mundo um calendário repleto de eventos. De desfiles de moda a feiras comerciais, com direito a todos os apetrechos e aluguel tendas para eventos SP, esta indústria sabe como fornecer entretenimento e atender esse público. 

Aqui está uma compilação das principais semanas de moda da indústria da moda que você deve conhecer:

Eventos internacionais 

Moda é moda, independente se você curte uma roupa mais neutra, ou gosta de combinar cores, acessórios, estilos, penteados, sobreposições de roupas ou até mesmo sacolas personalizadas para eventos.

Então, se você é amante dessas combinações, conhecer esses eventos será uma verdadeira maratona, tornando-se melhor do que assistir séries. 

Vamos primeiro listar agora os principais eventos e desfiles de moda internacionais para você relembrar ou conhecer. Confira;

Semana de Moda de Milão

Este evento está dividido no calendário entre moda masculina ou feminina, e surgiu em 1958. De fato, é um evento que move toda a cidade. 

Marcas lendárias como Prada, Giorgio Armani, Frankie Morello e Ermanno Scervino, o estilista masculino, trouxeram uma nova dimensão à Semana de Moda de Milão.

Semana de Moda de Londres

A London Fashion Week é conhecida como uma das 'Big Four' (Big 4) das semanas de moda. É sem dúvida uma semana de moda que vai além da roupa.

Ou seja, desde a sua criação em 1984, a Semana de Moda tem sido marcada pela inovação, com desfiles que não só de moda, mas estendendo-se para outras formas de arte. Por exemplo, a fashion week para a sustentabilidade, que visou eliminar excessos. 

Além disso, as apresentações contam com designs incríveis, e é um evento conhecido por ser inovador e original. Em 2012 foram apresentadas as primeiras coleções para homens.

Um fato marcante é que, em 2010, a London Fashion Week foi a primeira Fashion Week a 

mostrar suas coleções via streaming. Sem dúvida isso marcou a produtora de vídeo comercial que cobriu o evento. 

Semana de Moda de Nova York

É o mais “top” da moda americana. Durante esses dias, eventos são organizados em toda a cidade para celebrar a indústria da moda em uma das cidades mais impressionantes do mundo. Desfiles de moda exclusivos são realizados em lojas famosas e fora delas. 

Os desfiles atraem lendas da indústria da moda como Anna Wintour e André Leon Talley, além de estrelas de Hollywood, blogueiros e fotógrafos de todo o mundo. 

Estilistas como Diane von Fürstenberg, Marc Jacobs, Prabal Gurung, Anna Sui, Calvin Klein, Michael Kors e Vera Wang mostram suas coleções durante a New York Fashion Week.

Semana de moda parisiense

Mesmo que você não saiba nada sobre moda, deve ter visto no filme épico “O diabo Veste Prada” os preparativos de e Miranda e Andrea para a maior semana do calendário fashion.

É tão importante que dura mais de uma semana, podendo ir até 10 dias de desfiles. A primeira Paris Fashion Week aconteceu em 1973, mas de fato teve seu início de história em 1947, depois da guerra, quando Christian Dior apresentou seu famoso Corolle.

Depois de tanta escassez de tempo e percalços, apenas olhando para uma pequena lista de nomes de designers, pode-se dizer que a Paris Fashion Week é e sempre será o evento de moda do ano.

Semana de Moda de Madri

É o grande evento da moda espanhola. E assim como Nova York, Madri torna-se mais que uma passarela para as diferentes atividades que acontecem na cidade. Por exemplo, ações de marketing de marcas. 

Com isso, a Semana de Moda de Madri consegue ser um grande expositor de criatividade e design.

Semana de Moda de Berlim

É uma das semanas de moda mais jovens, que nasceu em 2007. Costuma exibir os designs de artistas emergentes ou jovens. Os organizadores do evento incluem a Berlin Partner GmbH e o Senado alemão.

Eventos nacionais

Aqui no Brasil também existem eventos épicos e importantes que trazem lucros para o cenário, desde fábricas de tecido até mesmo empresa montadora de estandes.

Ou seja, que produzem desfiles pomposos e de alta produção visual e com espaços bem montados. Vamos listar agora os desfiles de moda mais conhecidos e realizados todos os anos aqui no Brasil:

São Paulo Fashion Week

O SPFW (Sigla para São Paulo Fashion Week) é uma semana de moda brasileira, realizada em São Paulo, que surgiu em 1994 sob o nome de Moda, cuja função era reunir a primeira moda nacional na forma de um desfile de moda.

Já lançou nomes como Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho, para citar alguns. O evento cresceu, e em 1996 ele passou a se chamar Morumbi e só então, em 2011, passou a se chamar SPFW.

Hoje chega à sua 37ª edição e se consolidou como a semana de moda mais importante da América. Para esta edição, ele tem uma novidade: pela primeira vez, o estilista Pedro Lourenço apresenta sua coleção exclusiva para o Brasil.

Fashion Rio

Este é um evento que atualmente não tem o sucesso do SPFW. Ou seja, o Fashion Rio chega à sua 25ª edição e ganha cada vez menos importância no cenário nacional.

Não é à toa que perdeu marcas importantes como a carioca Osklen e a linha Denim de Alexandre Herchcovitch, que passou a exibir suas coleções paulistas.

Atualmente tem marcas locais e grandes nomes como Lenny Niemeyer, Salinas e, agora, novidade: Osklen Praia.

Minas Trend

O evento Minas Trend tem foco nos negócios.Atualmente conta com 254 expositores entre marcas de calçados, bolsas, camisa brim uniforme preço e bijuterias e está crescendo significativamente. 

Recebe, além de expositores, compradores do país. Possui empresas locais e outras já consolidadas nacionalmente, como Juliana Jabour e Pedro Lourenço.

Em sua 14ª edição, está mais consolidada no cenário da moda nacional.

Dragão Fashion Brasil

O Dragão Fashion é um dos eventos nacionais do que se diferencia pela sua localização: decorre no Centro de Arte e Cultura Dragão Mar, espaço que também alberga o Museu de Arte e o Memorial da Cultura Cearense.

Consolida-se como o principal lançador de tudo que há de novo e conceitual hoje na moda brasileira. Chegou à sua 15ª edição e conta com 41 desfiles, além de workshops para profissionais do setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × um =

Go up