Estampa camuflada: como usar na moda masculina?

Moda masculina: como usar a estampa camuflada?

Olá, tudo bem com vocês? Sejam todos muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou contente que estejam aqui. Hoje, em nosso artigo de moda masculina, nós vamos conferir algumas dicas de como usar a estampa camuflada.

Quando a gente pensa que a onda do militarismo está passando, ela dá pistas que ainda continua firme e forte no cenário da moda nacional e mundial. O estilo militar é composto de peças, cores e da famosa estampa que o consagrou: a estampa militar, assunto do texto logo abaixo. Bora ver tudo agora?

Clique e saiba mais +

Camuflada: a famosa estampa militar

Macacão masculino camuflado
Macacão masculino modelo worker com as cores tradicionais da estampa militar camuflada

Não se sabe ao certo, mas alguns relatos afirmam que a estampa militar pode ter surgido já na Primeira Guerra Mundial. Todavia, o camuflado teve seu auge no contexto da Segunda Guerra, uma vez que foi adotado pelo exército alemão e se difundiu desde então.

Anteriormente, os países produziam uniformes representando as cores de suas bandeiras. Tal costume tornava os soldados alvos fáceis de serem localizados pelo exército inimigo. Percebendo a necessidade de camuflar seus combatentes, foi que surgiu esta famosa padronagem.

Observem na foto acima que o normal é essa estampa possuir 4 cores, podendo variar conforme a necessidade, é claro. As mais comuns em sua composição são: verde militar, verde musgo, bege, preto e marrom.

Dica de moda para homens: estampa militar
Uma camiseta camuflada pode ser comprada por uns 40 reais, aproximadamente

Neste look, a estampa deixou de lado o verde e ganhou vários tons de marrom em sua formação. É uma ótima dica para usar o camuflado e não ficar tão evidente ou chamativo. Como a calça está em uma cor parecida, o visual ficou mais clean, mais leve e usual.

Blog de moda masculina
“Eu não sei combinar estampas”. Não tem problema, é só usar peças lisas e cores mais básicas nos outros itens que compõem o look

Conhecida por “camo print” em países de língua inglesa, a estampa camuflada pode vir em qualquer peça de roupa, como nesta bermuda do exemplo acima. E aproveitando que o lenço amarrado no rosto do rapaz também é estampado, fica a pergunta: Pode-se usar mais de uma estampa no mesmo outfit?

Antigamente era consenso que as demais peças deveriam ter cores neutras e estampas lisas, porém isto já caiu em desuso. Hoje em dia, é aceitável usar duas estampas ao mesmo tempo, cuidando para que ambas não “briguem” pela atenção.

Se uma for chamativa, como a camuflada, a outra deve ser mais básica e com suas cores conversando entre si. Notem que o lenço é um xadrez vichy em verde e marrom, cores presentes na bermuda.

Jaqueta parka masculina: como usar?
A jaqueta parka se tornou popular no final da década de 50 e a cor mais usada nela era o verde militar

Inúmeras jaquetas costumam trazer a estampa camuflada, até porque algumas são de origem militar, como esta Parka vestida pelo blogueiro, que conta com um tecido grosso e impermeável na maioria dos casos.

A título de curiosidade, muito dificilmente se encontra roupa social com a estampa militar, a não ser em peças conceituais, aquelas apresentadas em desfiles e usadas por fashionistas em seus outfits extravagantes.

Conjunto esportivo masculino camuflado
Além de combinar perfeitamente, o tênis branco deixou o protagonismo todo para o conjunto esportivo (tracksuit) em camo print

Assim como o camuflado em verde foi inventado para disfarçar a presença dos soldados em meio às matas e florestas, o cinza veio com o propósito de fazer o mesmo em ambientes urbanos, e fica ótimo combinado com outras peças em preto ou branco.

Calça cargo camuflada masculina
A estampa camuflada pode aparecer em calças, bermudas, camisetas, jaquetas, calçados e em diversos acessórios masculinos

E continuando a falar de possíveis combinações de cores, o camuflado mais tradicional fica perfeito se for mesclado com roupas em marrom, cáqui, bege e o verde militar. Prefiram sempre trazer os tons pastéis, que são mais suaves, para não pesar o visual.

Igualmente como a jaqueta parka, a calça cargo, essa com bolsos localizados na lateral das pernas, também é de origem militar e foi inventada pelo exército britânico durante a década de 40. Muito usada no streetwear, ela tem por hábito vir camuflada ou em cores sóbrias.

Como usar o camo print em looks
Se vocês usarem alguma peça camuflada, o indicado é optar por acessórios mais simples e com cores neutras. Pode ser em metal ou em couro, pois fica bem interessante

Agora nós temos praticamente a mesma combinação de cores que a inspiração anterior, mas, neste caso, nosso foco será direcionado a um item que o rapaz está usando: o boné. A estampa camuflada pode vir em acessórios e deve seguir as recomendações citadas ao longo deste artigo.

Existem outros acessórios com essa pegada militar para quem curte o estilo. Eu estou falando da boina militar, ou francesa, e do colar chamado de dog tag, usado para identificação de corpos em guerras.

Fashion for men: camo print
Aqui o DJ Snake está vestindo uma jaqueta oversized com vários bolsos e tiras

Em nossa última inspiração, este tipo de estampa veio combinado com outra que imita fogo, que se destacou por sua cor forte. Percebam que a camiseta, calça e tênis estão todos em branco para não tirar o foco da jaqueta.

Onde comprar: esta é a parte boa. Por ser bem popular e estar na moda, uma pesquisa rápida no Google já é possível encontrar algumas roupas camufladas à venda nas principais lojas virtuais, com destaque para o Mercado Livre, Renner, C&A, Marisa, Dafiti e outras.


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

MODA MASCULINA: ESTAMPA MILITAR CAMUFLADA

ACESSÓRIOS MASCULINOS: DICAS DE COMO USÁ-LOS

VERDE MILITAR: SAIBA COMO COMBINAR


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + 1 =

Go up