Esfoliação para o rosto: porque é importante fazê-la?
Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de hoje, resolvi falar da importância da esfoliação para o rosto abordando seus benefícios e outras dicas importantes.
O que muita gente não sabe é que basta apenas três minutos, uma vez por semana, para se ter uma pele mais jovem e saudável. Os resíduos acumulados ao longo do dia são capazes de acelerar o processo de envelhecimento da derme, inclusive.
Agora que vocês sabem disso, bora conferir tudo sobre a esfoliação no texto abaixo.
O que é esfoliação de pele?
De forma bastante simples, a esfoliação é um processo mecânico que, com o auxílio de um dermocosmético abrasivo, se consegue remover as células mortas do tecido cutâneo e outras impurezas que prejudicam a saúde do mesmo.
Quais são os benefícios da esfoliação para o rosto?
Os benefícios são muitos, por isso, espero que a partir de agora vocês se convençam de vez em adquirir este hábito. Esfoliar a pele ajuda a reduzir as linhas de expressão, manter a pele jovem por muito mais tempo, prevenir o aparecimento de cravos e acnes e melhorar o aspecto das cicatrizes de espinha por meio da renovação celular.
Um outro benefício em esfoliar a pele do rosto é que esta prática minimiza as chances de encravar os pelos ao fazer a barba, a temida foliculite. Para isto, uma esfoliação leve depois de raspar os pelos é suficiente. Melhor ainda se for durante o banho.
Quais são as desvantagens de se fazer esfoliação no rosto?
Na verdade, a esfoliação para o rosto tem somente um ponto negativo: o aumento da oleosidade, e isto é causado por alguns fatores. Um deles é que, ao friccionar a pele, o atrito causado pode estimular o aumento da produção de sebo na área culminando num rosto ainda mais oleoso.
Entretanto, o principal fator se dá porque, num primeiro momento, a cútis fica livre de qualquer resíduo e óleo. O sebo é a proteção natural da pele, então nosso organismo pode entender que deve produzir mais oleosidade para protegê-la. É o chamado efeito rebote.
Como combater o efeito rebote?
Apesar de parecer complicado, o efeito rebote pode ser facilmente anulado. Para impedir que a pele se torne mais oleosa após a esfoliação, deve-se aplicar um hidratante facial nela, de preferência um que seja adequado para o tipo de pele lipídica.
Com qual frequência devo fazer a esfoliação?
Isto pode variar de acordo com o produto utilizado e devido as características apresentadas pela derme. Uma pele sensível deve ter um intervalo maior entre uma sessão de esfoliação e outra.
Contudo, o indicado, na maioria dos casos, é que seja realizado o procedimento uma vez por semana.
Importante: verificar na embalagem do produto dermoabrasivo o período de descanso que eles recomendam.
Qual produto devo usar?
Aqui eu vou contar um pouco sobre os esfoliantes que já usei e quais eu recomendo. Se vocês procuram baixo custo, mas com uma boa qualidade, eu sugiro o esfoliante Pore Penetrating da Avon.
Com um valor bem mais elevado e de excelente qualidade, eu indico o kit Microdermoabrasão Timewise da Mary Kay (link da resenha abaixo). Para quem prefere receitas caseiras, uma que eu aconselho fazer é a do esfoliante feito com Bicarbonato de Sódio.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
ESFOLIANTE CASEIRO DE BICARBONATO DE SÓDIO
GEL CLEAR PROOF DE LIMPEZA FACIAL DA MARY KAY
O KIT MICRODERMOABRASÃO TIMEWISE DA MARY KAY É BOM?
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você