Beleza Masculina

Escova progressiva: Prós e contras deste alisamento

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de beleza masculina de hoje, nós vamos ver os prós e os contras de se alisar os cabelos com a escova progressiva e conferir uma breve comparação entre este método e o relaxamento com guanidina e hidróxido de sódio.

Ter os cabelos lisos ainda é o desejo de muita gente, principalmente dos homens que são os que mais buscam este tipo de tratamento. Seja por ser mais prático ou por puro gosto estético, a progressiva vem fazendo a cabeça da rapaziada, literalmente.

Como a escova progressiva alisa os cabelos?

Falando de forma bastante simples, a progressiva, ou escova progressiva, é um método termoativo que sela as cutículas dos fios criando uma capa protetora externa. O resultado é uma textura lisa e sem frizz.

Prós da escova progressiva

Justin Timberlake com cabelo cacheado
No início de sua carreira, o cantor Justin Timberlake usava os cabelos naturalmente cacheados

Em se tratando das vantagens de se alisar os fios com a progressiva, podemos destacar a facilidade em arrumar os cabelos, de pentear mesmo, ainda mais pela manhã sendo ideal para quem tem pouco tempo disponível.

É o melhor tratamento de alinhamento dos fios, na minha opinião, pois tem alto poder de alisamento e só necessita retoque na raiz a cada dois meses, ou conforme a velocidade de crescimento dos cabelos.

Não resseca os fios como outras substâncias alisantes, diminui os frizz e proporciona um cabelo brilhoso com aspecto saudável e cuidado.

Contras da escova progressiva

Como relatado no início do artigo, se o núcleo do cabelo estava danificado antes de realizar o procedimento, ao selar as cutículas dos fios cria-se uma falsa impressão de cabelo saudável.

Alguns dias após o alisamento, ocorre a descamação do couro cabeludo, mas, por sorte, isto dura poucos dias. Outra desvantagem é aumento da oleosidade, já que o cabelo selado não consegue absorver esse sebo produzido pela cabeça.

Justin Timberlake com cabelo liso progressiva
Atualmente, o cantor exibe os cabelos lisos – (Photo by Michael Loccisano/Getty Images)

Com relação a descoloração, até pode descolorir os cabelos que tenham progressiva, mas como o processo sela as cutículas, muito dificilmente se consegue clarear como deveria ou gostaria. O teste de mecha é importante para verificar se os fios aguentam o procedimento, se o núcleo estiver danificado, não será possível clarear.

E por fim, a demanda de tempo para o tratamento completo é grande, pois necessita lavar, aplicar o produto, escovar com o secador e depois passar prancha para selar de vez os fios. Dependendo do produto, o cabelo será lavado, escovado e pranchado novamente.

Qual é o melhor, progressiva, guanidina ou hidróxido de sódio?

Vantagens e desvantagens da escova progressiva
Liso ou cacheado, qual vocês preferem?

Fazendo agora um comparativo entre as diferentes substâncias, a progressiva danifica menos que as outras químicas e proporciona uma aparência de liso mais natural. A guanidina é a que deixava meu cabelo mais ressecado, como já contei aqui no blog (link logo abaixo).

A escova progressiva alisa muito mais do que a guanidina e do que o hidróxido de sódio, além de seu efeito durar muito mais tempo também. Não machuca a pele, como as outras fizeram comigo, porém pode queimar o couro caso encoste a chapinha na cabeça. E, é quase certo que isto ocorra ao menos uma vez durante o processo de alisamento.

A progressiva só perde para as outras por ter um custo bem mais elevado, mesmo para homens com cabelo curto, o valor pode ficar entre 50 e 150 reais, variando conforme o salão e o produto utilizado.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

PRÓS E CONTRAS DO RELAXAMENTO COM HIDRÓXIDO DE SÓDIO

PHEN600: O TERMOGÊNICO DA SNAKE NUTRITION

PRÓS E CONTRAS DO RELAXAMENTO COM GUANIDINA


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já alisaram os cabelos com a progressiva ou com as outras substâncias citadas no texto.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!