Dress code empresarial: conheça os principais tipos

Muitas pessoas dizem que imagem é tudo e, quando queremos passar uma boa impressão, isso pode ser verdade, principalmente quando pensamos no ambiente onde estamos. Ao frequentar uma empresa é necessário seguir um certo dress code empresarial.

Embora cada pessoa tenha a liberdade de se vestir da maneira que quiser, quando estamos dentro de uma empresa existem certas regras de conduta na qual a organização acredita ser a mais correta, precisando então que todos conheçam a melhor forma de se vestir e que seja adequada para o ambiente.

Com isso em mente, o texto de hoje irá falar um pouco sobre o dress code empresarial, mostrando quais são os principais tipos, qual a sua importância para o meio e algumas maneiras de aplicar a conduta em sua empresa.

Antes de mais nada e independentemente se você trabalha em uma papelaria ou empresa de engenharia ambiental, é preciso entender o que é o dress code e como ele é importante para o meio em que vivemos nos dias de hoje.

De forma simples e bastante direta, ele nada mais é do que um código de vestimenta, uma conduta ou orientação da melhor forma de se vestir dependendo do ambiente onde se está e, quando falamos de dress code empresarial, é a conduta de como se vestir no trabalho.

Diferente do que muitos pensam, isso não significa que deve ir de roupa formal para o trabalho todos os dias, a não ser que eles informem isso a você; apenas que existem roupas que são melhores usadas dependendo do ambiente onde se está.

Por exemplo, em uma reunião com investidores de uma assessoria ambiental, talvez roupas formais sejam mais comuns e necessárias para passar uma boa imagem. Já em uma loja de produtos geek, um visual mais descolado, com camisas de bandas é chamativo e até mesmo indicado.

Existe uma grande discussão do quão necessário é o dress code e o quanto ele impacta em uma decisão da empresa, tanto no momento de uma entrevista de emprego quanto em reuniões e momentos mais casuais.

Mas a verdade é que, mesmo quando é uma empresa menos comum, como empresa de box de banheiro, ter uma conduta e orientação sobre qual roupa usar ajuda muito tanto na imagem da empresa quanto na maneira como o funcionário deve se comportar no ambiente.

Por isso os tópicos a seguir irão abordar a importância do dress code empresarial, assim como os seus tipos mais comuns que podem ser aplicados em sua empresa e utilizados da maneira que ela achar mais conveniente para a sua realidade. Confira.

Clique e saiba mais +

A importância do dress code

Desde um avental cozinha personalizado para alguns cargos em restaurantes e lanchonetes até mesmo roupas mais formais para reuniões com acionistas, um código de vestimenta ajuda a todos na empresa.

O primeiro motivo que pode ser facilmente listado é o planejamento do funcionário. Quando se tem um código, é muito mais fácil para o mesmo planejar, lavar e até mesmo comprar novas vestimentas que tenham relação com a orientação passada no local de trabalho.

O segundo motivo é que a empresa pode trabalhar com os mais variados tipos de produtos, como bota para açougueiro ou até mesmo impressoras 3D. E dependendo da seriedade, qualidade ou avaliação do cliente, encontrar pessoas dentro das organizações vestindo roupas diferentes o tempo todo pode acabar passando uma imagem não tão boa.

Em outras palavras, de uma forma ou de outra, ainda estamos falando sobre empresas e elas precisam lucrar, e uma imagem manchada pode afetar uma negociação ou até mesmo uma primeira impressão. Portanto, para evitar tudo isso, a simples forma de se apresentar é importante.

Alguns benefícios podem ser usufruídos quando a sua empresa de caldeiraria, ou de qualquer outro segmento, implanta um dress code, como:

  • Solidificação da sua marca;
  • Promover o bem-estar da equipe;
  • Maior presença da cultura empresarial;
  • Mostra o comprometimento da marca;
  • Menos problemas com inadequação de roupas.

Com isso em mente, podemos então entender que cada tipo de empresa pode preferir um estilo de dress code e, desde que seja avisado com antecedência, como no momento da contratação ou logo quando a pessoa for aprovada na organização, não existe problema algum.

O que não pode acontecer é cobrarem de um funcionário sobre o dress code caso nada tenha sido revelado ao mesmo, e isso independe se estamos falando de uma empresa de portaria ou de uma potencial startup.

Dress code mais usados

Agora que ficou mais claro como o dress code empresarial pode ser muito útil e necessário para o seu negócio, chegou o momento de melhor entender quais os mais utilizados nas empresas e que podem servir muito bem para o seu negócio.

Portanto, confira os tópicos a seguir que serão de grande ajuda.

01 - Formal

Um dos mais comuns e também mais elegantes dress code que podem ser aplicados a empresas que produz luva de couro epi, ou de qualquer outro ramo, é o estilo formal, sempre passando uma sensação de seriedade e comprometimento.

É predominante com camisetas e calças de alfaiataria, blusas, blazers e vestidos. As cores normalmente são mais neutras e menos chamativas, justamente por serem utilizadas em ambientes que investem em um maior foco e disciplina das ações que estão sendo criadas.

É muito utilizada por empresas de advocacia e que utilizam de muita burocracia, ou até mesmo economia. Independente da ocasião, se quer causar uma boa impressão e seriedade, com toda certeza é uma excelente alternativa.

02 - Semiformal

Segue aproximadamente o mesmo estilo do formal, embora um pouco mais relaxado. Com relaxado não fica entendido que é como se não ligassem para a imagem, mas que as pessoas podem ficar mais confortáveis com suas camisas, calças, vestidos e acessórios.

Esse estilo é caracterizado por camisas polo e calça jeans, camisas sociais, sapatos e sapatênis. Ele permite um pouco mais de cores e liberdade, assim como diversos acessórios que o estilo mais formal não permite.

Muito utilizado em empresas e setores de economia e até mesmo de engenharia e desenvolvimento de softwares, depende e muito da empresa. É um estilo bonito e que cresce muito conforme o tempo passa.

03 - Casual

Esse estilo é muito mais descontraído, minimalista e deixa as pessoas mais confortável quanto a como se vestir no local de trabalho. Não é nada que afete a imagem da empresa, mas claramente as pessoas não parecem ter reuniões constantes com acionistas e investidores, que é o mais comum e tradicional em casos formais.

Os calçados variam como tênis, sapatilhas, sapatos, enquanto as calças jeans fazem muito sucesso aqui, se tornando quase que um uniforme que todas as pessoas utilizam. Camisas de malha, polo, assim como o uso de diversas cores é bastante comum nesse estilo.

Quanto à empresa e setores na qual eles são mais comuns, é importante entender que pode variar muito, já que são diversas as organizações que adotam esse estilo de dress code por ser mais simples de ser utilizado e mais comum a todos.

04 - Criativo

Pode-se dizer que esse é totalmente diferente dos três já mencionados ao longo do texto, principalmente pela mudança até mesmo no modelo de camisas e calças, estampas de camisetas ou a quantidade de cores utilizadas em um único modelo.

É muito utilizado em empresas que aplicam e fazem de arte, publicidade, propaganda e moda no seu negócio, assim como de tecnologia também. Embora seja um dress code de impacto, é menos utilizado em ambientes mais comuns.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que é e como é utilizado o dress code em ambientes empresariais, assim como explorou os principais tipos, seus benefícios que podem ser usufruídos por empresas, assim como os locais onde são melhores aplicados.

Quando for pensar em definir o dress code de sua marca, é importantíssimo que tenha em mente tanto a ideologia ou valores que a empresa quer passar quanto a sua identidade, pois seus funcionários com toda certeza passam isso tanto na maneira como se comportam quanto na que se vestem.

Também é preciso pensar na função dos colaboradores, mostrando como as empresas, na grande maioria das vezes, possuem mais de um dress code, afinal ninguém vai trabalhar na manutenção com roupas formais, é preciso ter uma certa sensibilidade nesse caso.

Portanto, entender tanto como a sua empresa quer se comportar, como a imagem que ela quer passar, quanto as diferentes formas de fazer com que seus colaboradores mostrem onde a empresa quer chegar pode ser feito através das vestimentas, do dress code.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 1 =

Go up