Dicas para utilizar sua mochila como acessório de moda

A mochila tem se tornado um interessante acessório de moda, principalmente pela predisposição que a tendência está seguindo em ir para padrões mais confortáveis e funcionais.

Muitas peças consideradas comuns estão cada vez mais nos looks elaborados de pessoas influentes no mundo da moda, desde as blusas básicas, tênis e peças em jeans.

A mochila acabou entrando nesse novo movimento, em grande parte pela versatilidade da peça, que pode ser uma peça única ou ainda mochilas para brindes corporativos.

Em uma mochila, você pode colocar todos os itens que julgar necessário, como por exemplo:

  • Carteira;
  • Celular;
  • Casacos;
  • Notebooks.

Além de muitos outros itens do dia a dia, que podem se tornar muito importantes em um ambiente que você não conhece. 

Até mesmo uma segunda muda de roupas com uma estampa em camisa de algodão pode entrar na lista de itens, se você pretende fazer uma troca antes de voltar para casa.

A mochila é um item do cotidiano, que as pessoas estão acostumadas a carregar desde tenra idade, quando a peça é o acessório ideal para levar o material escolar para a escola.

Entretanto, a temática infantil é apenas uma das diversas peças disponíveis no mercado.

Hoje, existem muitas empresas que trabalham diretamente com modelos diversificados de mochilas, podendo ser utilizadas por todos os gostos, principalmente na moda ligada ao esporte, uma vez que a mochila é uma peça natural para esse estilo.

As mochilas também costumam ser maiores do que bolsas, sendo uma excelente substituição da peça feminina de decoração.

Por colocar a mochila com duas alças nas costas, ela acaba se tornando também uma peça mais segura, que ajuda a proteger melhor seus itens.

As mochilas personalizadas são uma peça que combina com qualquer ambiente. Se você estiver em um centro urbano ou passeando em sua cidade, a mochila se torna um item casual, que qualquer pessoa poderia estar usando.

Em viagens e locais mais afastados, a mochila se torna uma ferramenta, onde você pode colocar utilidades e estar pronto para qualquer imprevisto.

Até mesmo no ambiente de trabalho a mochila pode ser uma boa alternativa para levar documentos e equipamentos necessários para que você consiga trabalhar efetivamente.

A mochila é uma alternativa muito interessante a bolsas laterais ou transversais, que são modelos mais comuns para adultos. Independente de peças masculinas ou femininas, estas bolsas não distribuem bem o peso nas costas, e podem causar dor e até mesmo problemas.

Caso você carregue muitos itens, é interessante pensar na mochila como uma alternativa viável para esse tipo de ação, principalmente pela quantidade de bolsos e de compartimentos que podem ser usados para proteger itens mais delicados, como equipamentos eletrônicos ou maquiagens.

As peças mais modernas possuem uma série de modelos, principalmente com relação a estampas e cores. Dependendo do ambiente em que você estiver indo, é ideal trabalhar com a mochila para compor o look completo.

Em uma reunião informal ou uma festa com amigos, aposte em mochilas de cores vibrantes e estampas divertidas, que chamem a atenção e ainda assim permitam que você leve tudo o que precisa com conforto e segurança, como em uma sacola ecologica tecido.

Por outro lado, mochilas simples e de tons mais sóbrios são ideais para você utilizar na hora de ir ao trabalho ou a uma entrevista de emprego, sem perder as vantagens dessa peça em particular.

Acertando com a mochila

Acertar seu look com a utilização da mochila não é impossível, mas requer atenção e um pouco de cuidado na montagem do look. 

A melhor maneira de estar pronto para lidar com esse tipo de atividade é conhecer o ambiente onde você está indo para tomar a decisão.

Claro que cada pessoa se adapta melhor a um estilo, e você deve adaptar esse tipo de atividade para sua realidade para criar looks confortáveis e estilosos, prontos para qualquer oportunidade que se apresente com uma mochila sustentavel.

Escolhendo o modelo

Uma mochila provavelmente ficará com você durante um tempo. Ainda que você possua uma segunda peça, não é comum uma pessoa ter várias mochilas. Por isso, é importante escolher bem o modelo para você não ter arrependimentos posteriores.

O primeiro ponto que você deve escolher é o material do qual a mochila é feita, identificando a qualidade da costura e do tecido, se ele se encaixa no perfil que você está procurando e se os bolsos estão com os zíperes funcionando.

No caso de mochilas mais formais, o ideal é trabalhar com cores neutras e materiais elegantes e sofisticados, como o couro. Estas mochilas acabam fazendo um diferencial em seu visual e chamando a atenção no escritório.

Além disso, é importante se atentar que a mochila tenha compartimentos específicos para suas ferramentas de trabalho, sobretudo equipamentos delicados como notebooks e tablets, que podem se quebrar facilmente.

Já no dia a dia, você pode optar por uma mochila mais descontraída.

Se o objetivo é fazer viagens e ter um contato maior com a natureza, frequentando trilhas e cachoeiras, as mochilas de lona e de jeans são ideais. O material forte ajuda a manter seus objetos em segurança, além de você poder guardar algumas mascaras de tecido.

Para o uso em cidades, você pode procurar mochilas de algodão e encontrar uma estampa ou cor que seja do seu agrado, trabalhando com o que você tem no guarda roupa de forma harmoniosa para a montagem do look.

A mochila no visual

Um ponto importante para a utilização da mochila como ferramenta de moda é fazê-la se integrar com as peças que você utiliza normalmente para compor seu look. A mochila deve ser uma parte natural dessa montagem, e não uma peça destoante.

No caso das mochilas formais, o ideal é buscar peças que reflitam esse tipo de atividade, como blazers e ternos. As cores mais sóbrias são fundamentais para criar um visual satisfatório em suas peças de roupas.

No caso das mochilas com estampas, é preciso que você se atente ao tipo de estilo que você utiliza mais comumente.

Dessa forma, você terá uma variedade muito maior de looks para compor um visual de mochila brinde personalizada, fazendo a peça ser parte integrante de suas montagens.

O importante é encontrar um meio termo entre o conforto e a segurança, uma vez que todos os seus pertences ficarão na mochila em suas costas. Ter uma atenção especial para esse tipo de atividade é muito importante.

Além disso, algumas estampas podem combinar com um período específico, como uma estação do ano ou um tipo de ambiente. Todos estes elementos devem ser pensados quando você estiver pensando em utilizar a mochila como parte de seu vestuário.

O jeans particularmente é um tecido que combina muito com a peça, por isso, apostar em looks que utilizam jeans é uma excelente maneira de explorar melhor seu guarda-roupas quando você está pensando em trabalhar melhor seu visual como um todo.

Acessórios combinando

As composições de look com mochilas vão muito além da simples união de alguma peça de roupa com o item. Todos os elementos importantes para criar seu visual devem ser levados em conta.

Normalmente, um look com mochila de malha com elastano preço tem a tendência de ser mais despojado do que outros modelos, e por isso é importante que você pense em acessórios que ajudem a transformar seu visual.

Acessórios muito pesados podem ficar distintos, gerando um atrito desnecessário na composição e atrapalhando a ideia que você está pensando em utilizar para seus looks.

Algumas peças, como sapatilhas, coturnos e tênis são muito mais interessantes para um visual com mochila do que saltos altos.

Além disso, em ambientes muito formais, onde é necessário um traje diferenciado como um terno ou um vestido longo, não combinam em nada com mochilas. Saber onde não usar a peça é tão importante quanto entender quais são suas opções com ela.

Os colares e brincos também podem combinar com o estilo da mochila que você separou para o look. Peças de madeira e artesanais combinam muito com mochilas de camping e de viagem. Por outro lado, peças mais finas podem ser ideais para um passeio na cidade.

Considerações finais

Independente de onde você decida utilizar a mochila, existe espaço na moda para que você consiga aplicar corretamente esses looks. Entretanto, é preciso conhecer as peças que você tem no guarda-roupa e como montar visuais interessantes com a mochila.

Estas peças têm ganhado cada vez mais o carinho dos fashionistas, criando novas opções de looks todos os dias. Quanto mais você trabalha suas peças para criar um visual único, maior será a chance de resultados positivos em seus looks.

Ter uma mochila para trabalhar em seu visual está deixando de se tornar uma opção pouco escolhida, com cada vez mais pessoas buscando a peça nos mercados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

Deixe um comentário