Dicas para trabalhar a comunicação visual de uma loja de roupas

Existem diversos tópicos que podem ser responsáveis pelo sucesso de um empreendimento, esteja ele presente no mercado físico ou digital, utilizando de pontos em seu modelo de negócio ou em sua comunicação visual para definir essa performance.

Isso se dá pela procura cada vez mais aprofundada que um cliente pode ter em cima de um produto ou serviço, analisando não só a qualidade dessa oferta, como também todos os conceitos que podem estar associados a essa aquisição específica.

O que permite com que uma marca de aparelhos eletrônicos se torne a líder de seu mercado, parte pelo reconhecimento sobre a qualidade dos seus produtos, parte pela visão que esse tipo de produto pode encontrar na sociedade, sendo visto como algo de especial.

Como uma fabrica de mochilas, na qual suas mercadorias podem encontrar uma melhor performance comercial, justamente por causa do reconhecimento que os seus produtos conquistaram no mercado, como sinônimo de qualidade, entre outros diferenciais.

Junto a isso entra em destaque o visual desses produtos, assim como da empresa responsável pela comercialização de tais mercadorias, atraindo a atenção do cliente por meio das estratégias de apresentação entre esses produtos e serviços.

A fazer com que até mesmo a embalagem escolhida no empacotamento dessas mercadorias possa ser responsável por um maior reconhecimento em cima desses produtos, tornando-os em algo a receber uma atenção diferenciada pelo público.

Permitindo até mesmo que as caixas de papelão para transporte de mercadorias, escolhidas durante esse deslocamento, possam ser responsáveis por uma melhor percepção em cima de uma encomenda, estampando, por exemplo, a marca de tal produto.

E se o quesito visual consegue ter importância até mesmo no modelo de empacotamento a ser escolhido sobre certas mercadorias, é possível dizer então que tais tipos de características podem ser essenciais para a performance comercial de uma empresa.

Clique e saiba mais +

A importância do visual para um negócio

A organização visual de uma loja é capaz de definir uma série de pontos associados ao desempenho de um negócio, a começar pela percepção desse negócio, sendo algo a ser considerado por partes dos clientes e consumidores em potencial.

Ainda mais quando se trata de algum tipo de comércio que se encontra em alta competitividade, com diferentes concorrentes apresentando diferentes estratégias e modelos em busca de conquistar uma melhor posição em seus respectivos mercados.

Destaca-se nesse sentido o cenário digital presente entre as atividades comerciais, com as plataformas virtuais de compra conquistando um espaço cada vez maior na sociedade, acompanhando a recepção do público em cima desse novo modelo comercial.

Um cenário que se destaca principalmente por causa das facilidades e dos benefícios que o modelo de e-commerce traz em relação ao método de comércio tradicional. Permitindo com que alguém pesquise por banner para eventos preço, e termine por compra tal material.

Tudo através do seu computador ou até mesmo celular. Existe atualmente uma variedade enorme de produtos que possuem algum tipo de conexão à internet, podendo ser aplicados como ferramentas de conexão digital, ampliando assim esse cenário.

O maior obstáculo nesse sentido acaba sendo o alto valor competitivo que se encontra nessas plataformas digitais, com diferentes empresas e usuários disputando uma posição de destaque entre os serviços de busca e as diferentes redes sociais presentes na internet.

O questio visual do seu negócio pode ser um ponto essencial para que ele conte com uma melhor percepção por parte do público. O que na criação de um site ou aplicativo pode se tratar de uma série de fatores, tais como:

  • Design do site;
  • Cores utilizadas;
  • Estrutura da página de compras;
  • Posição do seu catálogo de produtos.

Tópicos responsáveis para que qualquer tipo de negócio consiga ter uma posição de destaque em seus respectivos mercados. Fazendo com que os serviços de uma empresa de comunicação visual se tornem essenciais para o sucesso de um empreendimento.

Mas não é somente no mercado digital que é importante trabalhar com essa questão visual. Existindo práticas específicas que permitam com que a organização da aparência de uma loja física, também possam impactar nos resultados a serem alcançados por um negócio.

Ao se falar especificamente sobre a organização presencial de certas lojas, alguns pontos entram em evidência, sendo eles:

  • Vitrines;
  • Prateleiras;
  • Corredores;
  • Entrada das lojas.

Quesitos na organização visual de uma loja que podem fazer com que um cliente acabe por definir melhor suas atividades de compra, com base nos estímulos visuais presentes em um estabelecimento comercial, podendo ampliar assim o seu nível de consumo em tal loja.

Sendo esse o motivo pelo qual questões como as cores e uma marca acabam por ser adotadas por ela. De forma a criar uma identidade única para essa empresa, a permitir uma melhor performance comercial por parte desse negócio.

Com empresas que fazem camisetas personalizadas, por exemplo, optando por criar uma identificação mais criativa para essa companhia, com cores chamativas, que destaquem o teor de customização dos seus serviços em relação a sua audiência.

E quando esse negócio se trata de uma loja de roupas, a organização a ser adotada nestes estabelecimentos comerciais pode fazer com que eles alcancem os melhores resultados dentro de sua área, independentemente do foco específico em seu setor de vestuário.

Otimizando sua loja de roupas

Para que uma loja de roupas conte com uma melhor performance comercial, é importante que esse local apresenta um visual convidativo, com que os clientes se sintam bem recebidos. Dispostos a concluir uma possível compra.

E para que essa melhor organização visual seja feita, alguns pontos precisam ser vistos com atenção por parte do administrador esse tipo de negócio, como:

Entender o perfil da loja

Uma empresa de brindes personalizados precisa contar com um estudo claro sobre os interesses da sua audiência, de forma a apresentar ao seu público os modelos de produtos que mais atraem a atenção desse número de clientes.

A mesma coisa vale para uma loja de roupas. Pois um estabelecimento focado em peças para  público jovem, um bazar beneficente ou uma boutique de peças de alta costura trabalham com características específicas em relação a cada público.

Algo que irá interferir diretamente no modelo de organização a ser adotado nesses negócios.

Dar atenção ao rosto da loja

Se no modelo digital o principal atrativo de uma loja é o design do seu site, no formato presencial o maior destaque se dá na vitrine neste estabelecimento, com a fachada de uma loja sendo responsável por definir a visão do público sobre tal negócio.

Nesse sentido, a vitrine de uma loja acaba por ser o principal ponto de atração desse tipo de estabelecimento, chamando a atenção de clientes que possam passar em frente de tais lojas.

Organizar as peças

Quanto maior for uma loja de roupas, maior se torna a necessidade de organizar as peças de vestuário ali presentes, separando-as por meio de corredores, araras e vitrines. Placas de comunicação, separando por tamanho e modelos podem ajudar.

Facilitando a movimentação dos clientes por essa loja, permitindo dessa forma uma melhor navegação entre os diferentes setores que podem estar disponíveis dentro desses estabelecimentos, por meios dessas placas informativas.

Peças que podem ser confeccionadas por uma empresa de estamparia, seguindo a identidade visual estabelecida por essa loja.Tópico inclusive que merece uma atenção especial.

Acompanhar sua identidade visual

As cores e a fonte utilizada no logotipo de uma marca podem ser responsáveis pela percepção específica de um público em relação a uma empresa, e quando se trata da organização visual de uma loja, é importante que essa identidade seja respeitada.

Permitindo o reconhecimento diferenciado por parte do seu público, ao encontrar a identidade presente em suas peças sendo exposta também nas dependências físicas de uma loja de roupas.

Destacar as promoções

A realização de diversas atividades promocionais podem fazer com que um negócio alcance melhores resultados dentro de sua área comercial. A mesma coisa vale para as lojas de roupas que atuam com um modelo físico, sendo preciso destacar as promoções realizadas.

A disposição de placas de desconto, o pedido de etiquetas diferenciadas para um distribuidor de etiqueta adesiva, além da própria organização das peças de roupa, com as de valores promocionais estando próximas ao caixa.

Aumentando a possibilidade de compra deste produtos, diante do simples posicionamento estratégico das peças de roupas ali presentes. Seguindo a mesma prática de supermercados com a colocação de doces e produtos menores próximos ao caixa.

Ao seguir essas estratégias, é possível destacar as atividades comerciais da sua loja de roupas, que é a partir de uma melhor organização visual, torna-se possível destacar o posicionamento desta loja dentro do seu ambiente competitivo.

Pois seja em uma loja de rua ou em uma posicionada dentro de um centro comercial, como um shopping center, o destaque visual de uma loja pode ser o responsável para que ela tenha acesso aos melhores resultados comerciais possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + dezenove =

Go up