Moda Masculina

Dicas para se vestir bem no trabalho | Looks Masculinos

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver algumas dicas de como se vestir bem no trabalho e ainda há looks para inspira-los.

Pesquisas recentes demonstraram que se vestir de forma adequada no trabalho aumentam as chances de uma promoção, além de fazer bem para a autoestima, pois quem é que não gosta de se sentir mais bonito e arrumado, não é mesmo?

A primeira dica é conhecer o dress code da empresa onde vocês trabalham. O dress code, caso não saibam, é a política de vestimenta que uma organização adota. Geralmente, o RH da empresa costuma passar as normas para o recém contratado, mas vale a pena observar como os colegas de trabalho se vestem habitualmente.

Porém, as exigências do dress code mudam conforme a hierarquia do cargo da pessoa. Para tanto, as dicas de hoje vão começar com looks mais casuais e vão evoluindo até chegar nos mais formais.

Look masculino com camiseta polo

Este look acima com calça cropped e camiseta polo é bem casual, mas um pouco mais alinhado. É uma ótima sugestão de outfit para quem é estagiário ou que trabalha em ambientes mais despojados, como nas empresas do ramo de comunicação e tecnologia.

Para as estações ou dias mais quentes, deem preferência para as camisas e camisetas de algodão, pois são mais leves e ajudam o corpo a transpirar melhor. O Poliéster tem a desvantagem de esquentar muito, por isso evitem este tipo de tecido. Outra sugestão é optar por cores mais claras em tons pastéis no verão.

Calça de alfaiataria com camiseta para homens

No segundo outfit para usar no trabalho já começa a aparecer peças mais formais, como a calça de alfaiataria, todavia, ainda é uma composição casual. Assim como o primeiro, este look é mais indicado para os profissionais que não estão em um cargo de liderança.

Se vestir bem no trabalho exige um pouco mais de conhecimento, e bom senso, da gente. Além de saber o que usar, há duas regras que podem ajudar nesta tarefa: o underdress e o overdress.

Underdress é um termo usado para quando as pessoas se vestem abaixo do padrão exigido ou comum entre os que exercem o mesmo cargo. Por exemplo, um funcionário trabalha num banco e lá todos usam pelo menos uma calça de alfaiataria com camisa social, mas chega aquele colega com camiseta e calça jeans. Vai acabar chamando atenção de forma negativa, mesmo que ninguém diga nada.

Já o overdress é o contrário, é quando a pessoa está além do padrão comum do cargo. Pense em alguém usando terno e gravata numa startup de tecnologia, um programador Jr., enquanto os demais colegas vestem camiseta, calça de sarja ou jeans. O efeito será o mesmo do underdress.

Resumindo, não destoem do grupo de forma exagerada, assim já é uma forma de se vestir bem no trabalho.

Look masculino casual chic

Aqui nós temos uma combinação casual alinhada com camisa jeans, calça de sarja e sapato mocassim. Vejam como o azul combina com a cor cáqui do calçado. Também vale para o bege e outras tonalidades de marrom.

Já estamos caminhando para os outfits mais formais. Abaixo nós temos um casual chic com calça de sarja bege, bota chelsea, que dá para ser usada até em estações mais quentes, camisa e blazer. Uma dica de ouro: qualquer visual mais simples fica muito mais interessante ao incluir um blazer nele.

Outfit masculino social casual com blazer

Voltando a falar de cores, observem como o bege, marrom e cinza “conversam” entre eles. A partir de agora, para carregar seus pertences o ideal é uma bolsa de couro, como na foto. Fica mais harmônico. Deixem a mochila para as roupas mais casuais. “Ah, mas eu gosto de mochila”. Tudo bem, tem umas de couro que vão combinar.

Uma outra dica para se vestir bem no trabalho é ter o cuidado com o ajuste das peças de roupa. Não usem roupas largas, principalmente os ternos e costumes, o efeito acaba sendo o oposto do que se pretendia. Também evitem as justas demais, como os sertanejos fazem, porque parece que a pessoa vestiu a roupa à vácuo. Fica estranho e vai parecer que vocês estão querendo chamar atenção para o corpo.

O que vestir no trabalho homem

Eu tenho as minhas ressalvas quanto a usar calça jeans com sapato e camisa social (deve ser neura minha hehe), porém aqui eu gostei, acho pelo fato de ter um blazer na combinação. Quem for chefe de setor já pode se inspirar neste look.

Usar sapato social sem meia (sockless) ou com aquelas invisíveis deixa o visual mais moderno sem perder a seriedade pretendida.

Em algumas empresas existe o “Casual Day” que é um dia, geralmente na sexta-feira, onde está liberado usar roupas mais casuais, como calça jeans e camiseta, por exemplo. Mas lembrem-se, se vestir de forma mais despojada não é desleixo. Evitem roupas surradas ou esgarçadas. Também não cometam o erro de usar regata, chinelo e bermuda no trabalho.

Homem bem vestido no trabalho

Em locais de trabalho mais conservadores onde se trabalha com dinheiro ou advocacia, por exemplo, o traje mais simples e comum é uma camisa, sapato e calça social. Isso vale até para os cargos mais baixos. Ou seja, quanto mais sóbrio, melhor.

Esta dica de como se vestir bem no trabalho vai servir para quem almeja uma promoção ou um cargo de liderança. Alguns especialistas indicam vocês se vestirem um pouco melhor do que a média. “Mas Marco e o overdress?” Calma, lá era para quem exagera, aqui é um pouco melhor, é se destacar sem causar estranheza. Vamos a um exemplo. No setor de vocês os funcionários costumam vestir calça de sarja com camiseta e tênis, vocês podem incluir um blazer no look. Ou trocar a camiseta e o tênis por uma camisa e sapato mais social e, até mesmo, se vestir da mesma forma que o seu superior imediato.

Costume azul masculino para usar no trabalho

Quanto maior for o cargo de vocês dentro da empresa, maior será a formalidade exigida em suas vestes. Por exemplo, é esperado de um Diretor (CEO) que ele use um terno ou costume no dia a dia, como na foto acima.

Vale ressaltar que o azul é a cor mais segura na hora de usar roupas sociais. Sempre vai cair muito bem. O cinza escuro e chumbo também ficam interessantes, a propósito. Só não indico o preto, muito formal e sério demais, e o marrom que é a pior cor possível para se usar.

Pegando o gancho, a cor da meia sempre segue a cor dos sapatos, calçado preto, meia preta, e assim por diante. Abaixo há um link sobre os erros mais comuns que os homens cometem ao usar roupa social, vejam as dicas lá, sei que vão gostar.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

6 ERROS QUE OS HOMENS COMETEM AO USAR ROUPA SOCIAL

MODA MASCULINA: CALÇA COM LISTRA LATERAL

CHAPÉU FEDORA MASCULINO: O QUE É? COMO USAR?


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se as dicas de como se vestir bem no trabalho ajudaram vocês.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!