Dicas para oferecer frete grátis em sua loja de roupas
Se tem uma coisa que chama muito a atenção de diversas pessoas ao comprar algo é ler a frase “frete grátis”. Isso faz com que parte do dinheiro que seria gasto com um serviço seja economizado e todo mundo, em algum nível, gosta de gastar menos dinheiro.
Quando pensamos em uma loja de roupas, as pessoas começaram a comprar pela internet e, para facilitar o processo e diminuir a desconfiança que muitos ainda têm, oferecer frete grátis pode ser um grande atrativo e acabar te destacando de outras empresas do ramo.
Com isso em mente, o texto de hoje abordará algumas dicas de como o seu negócio pode oferecer frete grátis em sua loja de roupas, abordando alguns benefícios e vantagens da prática, assim como sua aplicação.
A importância do frete grátis na concorrência comercial
Desde uma consultoria ambiental até uma grande empresa logística e, nesse caso, uma loja de roupas, todas tem que desenvolver algumas estratégias que chamem mais a atenção dos usuários e leads, aumentando o número de vendas e a taxa de conversão.
Principalmente no mundo atual em que vivemos, onde a era digital dominou tudo e existem diversos concorrentes na internet. Portanto, fazer apenas o básico não atrai clientes, e ficar à mercê da sorte não é um bom pensamento para uma empresa.
Pensemos que se todas as organizações que vendem coletor de pó industrial, por exemplo, não mudassem suas práticas e métodos ao longo do tempo, ficariam presas em uma única estratégia e, muito provavelmente, muitas já teriam ido à falência.
Uma loja de roupa ou um e-commerce de roupas não deve pensar diferente, principalmente quando lembramos que também existem marketplaces, onde pessoas vendem peças separadamente por valores muito acessíveis, competindo diretamente com a sua loja.
Em outras palavras, da mesma forma que um projeto de cabine primaria deve estudar o mercado, sua loja também precisa e, pode acontecer de todo o investimento em qualidade não ser o suficiente, pois faltou investir na experiência de compra do consumidor.
Portanto, uma boa estratégia é oferecer o frete grátis e mudar outras frentes da empresa, atraindo mais clientes e, a partir desse interesse inicial, conseguindo conquistá-lo com outras estratégias de negócios, mostrando como a sua empresa é diferente.
Com isso em mente, os tópicos abaixo reunirão uma série de informações sobre benefícios e vantagens de oferecer o frete grátis, assim como maneiras de aplicar isso em seu negócio, mostrando que assim como um cabeamento estruturado industrial, sua loja de roupas oferece múltiplas possibilidades.
Entenda mais sobre o impacto do frete grátis
Muitas pessoas planejam suas compras a partir de um valor predeterminado. Então, por exemplo, é provável que a pessoa determine que gastará um máximo de R$100,00 naquele dia e, quando o frete não é gratuito, ele acaba entrando nesta conta.
Sem mencionar que, em lojas online, clientes que não moram no centro de grandes metrópoles sofrem muito com preços altíssimos, muitas das vezes sendo superior ao valor de uma ou duas peças de roupa juntas, desestimulando a compra.
Claro que isso é importante em diversas empresas, até mesmo para compra de peças de serviços de calibração de balanças, mas diferentemente desse exemplo, as pessoas compram roupas com uma frequência muito maior e, quando colocado na ponta do lápis, os valores em frete acabam sendo muito absurdos.
Diversos estudos, principalmente os realizados pela Forrester Research, apontam que cerca de 50% dos lojistas têm 50% dos seus carrinhos abandonados e, um dos principais motivos é o valor do frete, sendo que, no Brasil, essa taxa aumenta para 83%.
Em outras palavras, empresas que não investem em tornar o frete grátis ou, no mínimo, reconsiderar e deixá-lo a preços mais acessíveis, estão perdendo clientes e isso reflete não somente nas lojas de roupas, que são nosso foco neste artigo, mas até na venda de borrachas de vedação.
Com isso, alguns benefícios podem ser destacados, por exemplo:
- Clientes mais satisfeitos;
- Maior número de usuários e leads;
- Maior número de vendas;
- Aumento da taxa de fidelização.
Em outras palavras, é extremamente benéfico para o consumidor não pagar o frete, pois esse valor acabará entrando diretamente nas contas da empresa e, a organização, verificar maneiras e estratégias de oferecer esse benefícios aos seus consumidores.
Acredite, são poucas as marcas que realmente investem nisso e, para crescer no meio de tantas que querem comercializar roupas, essa pode ser uma excelente alternativa que é abordada por diversas empresas, até as que oferecem limpeza industrial pesada.
Aplicando o frete grátis: veja como
Agora que já foi melhor compreendido a importância do frete grátis para a sua loja de roupas, chegou o momento de entender como aplicar isso no dia a dia de seu negócio, atraindo mais clientes e usufruindo dos benefícios mencionados anteriormente.
Confira os tópicos a seguir algumas maneiras que podem ser aplicadas na sua organização e que podem render bons frutos:
01 - Faça campanhas
Desde conserto de máquinas industriais até mesmo nas lojas de roupas, que são o assunto do artigo de hoje, campanhas são excelentes maneiras de trazer promoções e grandes ofertas para o seu negócio, sem mencionar o maior interesse dos clientes.
Uma ótima forma de conseguir atrair clientes e fazer com que comprem mais peças de roupa é oferecer frete grátis para todos os produtos da loja durante determinados períodos, incentivando a compra, além de gerar gatilhos mentais no público.
Porém, deve ser uma coisa bem pensada e estruturada, em ocasiões chave, para que assim isso não prejudique os negócios, verificando sempre quando prejuízo e quanto lucro pode ser obtido. Analise bem o perfil de seu público para ter certeza de que é rentável.
Sem mencionar que, se utilizar dessa estratégia a todo momento, além do grande prejuízo, será difícil fazer outras campanhas tão interessantes quanto, podendo comprometê-las e fazer com que sejam menos atrativas e que as pessoas tenham menos interesse.
02 - Determine o valor para frete grátis
Outra estratégia que pode ser muito utilizada e que incentiva seus clientes a continuarem comprando é o frete grátis a partir de determinado valor. Ou seja, o cliente tem a possibilidade de não pagar pelo frete, mesmo que seja alto, mas precisa gastar para isso.
Quando se sabe aproximadamente a média de gastos, o ticket médio da sua loja, pode compensar arcar com os gastos e fazer com que o cliente fique mais satisfeito com os produtos, fazendo com que a sua marca atinja o objetivo.
Claro que, nesse caso também, é preciso de muito análise por parte da empresa, além de um grande planejamento e garantia de que se sabe muito bem dos objetivos, métodos e práticas da organização. Planejamento é tudo.
03 - Ofereça frete grátis para produtos chave
Para essa dica, sua empresa precisa ter muito conhecimento sobre suas práticas, gastos, despesas, lucros e valores pagos por impostos. Enfim, um grande conhecimento sobre as finanças da empresa para saber se pode ou não mexer no frete sem se prejudicar.
Existem muitos produtos que possuem altas taxas de impostos, e isso varia muito dependendo do produto. Ou seja, dependendo da peça de roupa ou do artigo da sua loja de roupas, os valores sobre eles podem ser bem maiores do que outros.
As embalagens e peso são outros contribuintes para que o valor do frete suba, afinal, aumenta a taxa do transporte quando feito para longas distâncias e grandes cargas.
Para todos os exemplos dados acima, é possível oferecer frete grátis para aqueles que custam mais, por exemplo, solucionando parte do problema, afinal, o cliente não terá que pagar pelo alto preço da roupa mais o frete, o desestimulando.
Estude a melhor forma de aplicação deste conceito e verifique o que melhor reflete a realidade da sua empresa para utilizar da melhor forma possível.
04 - Frete grátis para clientes fiéis
Clientes fiéis foram conquistados pela sua marca de alguma forma, portanto, é muito provável que eles já comprem lá de forma recorrente e que já possuam algum cartão ou identificação única que mostre a eles que são diferenciados.
Portanto, não existe mal nenhum em reconhecer esses clientes e oferecer maiores possibilidades de frete grátis para valores ainda menores ou para todos os produtos. Tudo dependerá de como a sua empresa enxerga tais necessidades.
Considerações finais
O texto de hoje mostrou como é importante oferecer frete grátis para os seus clientes, explorando algumas formas de como fazer isso de maneira eficiente, além de dicas essenciais que podem fazer toda a diferença no seu negócio.
Novamente, é preciso saber se destacar dentro do seu segmento de mercado e, para que sua empresa consiga isso, é preciso estudar muito bem sua concorrência e ver o que pode ser feito para ganhar uns pontinhos com seus consumidores.
Estude a maneira mais eficaz de utilizar as informações disponibilizadas em sua organização e comece a investir no frete grátis, aumentando suas chances de sucesso no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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