Dicas para não desbotar a tatuagem
Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Para o assunto de hoje, nós vamos conferir algumas dicas para não desbotar a tatuagem.
Devemos manter a tattoo sempre com suas cores vivas, vibrantes, sem ficar escura, esverdeada ou desbotada, afinal de nada adianta gastar dinheiro, sentir dor e não cuidar da pele que foi tatuada, não é mesmo.
Cuidados básicos para não desbotar a tatuagem
Para o melhor entendimento, separei as dicas em dois momentos distintos: durante o processo de cicatrização e depois que a pele já está totalmente recuperada. Bora conferir tudo a seguir?
DURANTE A CICATRIZAÇÃO
Os cuidados para não desbotar a tatuagem começam logo após o término dos trabalhos do tatuador, e o primeiro tem a ver com a higiene. Ao lavar sua tattoo, usar um sabonete de sua preferência que seja novo e não compartilhado com outras pessoas. Pode ou não ser antibacteriano.
Secar com toalha de papel, pois a de pano solta pelinhos que grudam na pele e costuma acumular bactérias e outros micro-organismos capazes de gerar um quadro infeccioso e estragar por completo a tatuagem.
Com relação aos medicamentos, o ideal é não usar pomadas para acelerar o processo de cicatrização, deixem que o corpo se encarregue disto naturalmente. As pomadas podem desbotar a tatuagem durante a cura, pois costumam retirar os pigmentos da pele.
Então, o que usar? Vaselina. Ela lubrifica e evita a formação de cascas grossas, nem deixa a pele ficar ressecada. Aplicar durante a primeira semana. Mas caso ainda queiram usar alguma pomada, optem por aquelas que foram produzidas pensadas em tatuagens recém feitas.
Se vocês estão pensando em pegar aquele bronzeado, esqueçam. A orientação é evitar ir à praia, piscina e sauna por pelo menos 30 dias. A areia da praia é suja, tem sol em excesso e o sal do mar é um vilão para a pele, especialmente as machucadas, sem falar na poluição.
Em se tratando de sauna, o problema está exatamente na transpiração que tem grande capacidade de expelir a tinta da pele. Já a piscina, o cloro na água é um agente despigmentante e contribui para a perda da intensidade das cores.
PÓS-CICATRIZAÇÃO
Passando para um outro momento, aquele em que a tatuagem já cicatrizou, devemos observar o seguinte: o sol é considerado o maior inimigo da tatuagem, uma vez que consegue reagir com os pigmentos e tirar o brilho das cores. Pode-se pegar sol, mas evitar a longo prazo.
Com o decorrer dos anos, a pele começa ficar flácida, vai criando rugas e ocorre também uma mudança em sua tonalidade, por isso é importante o uso de hidratantes corporais que, além de manter a pele jovem por mais tempo, colabora para deixar a coloração da tatuagem viva.
Optar por cremes hidratantes com ingredientes naturais, uma vez que têm menor risco de alergia. Aplicar logo após sair do banho, especialmente em dias frios, depois da piscina ou da água do mar.
Os óleos corporais são igualmente indicados, assim como os hidratantes, já que nutrem a pele. Contudo, o melhor e principal amigo da tattoo é o protetor ou bloqueador solar. Este tipo de produto auxilia na manutenção das cores, não deixa a tinta preta ficar verde com o passar dos anos, bem como pode mitigar o aparecimento de câncer de pele, manchas solares e rugas.
SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:
DICAS DE COMO ESCOLHER UM BOM TATUADOR
TATUAGEM NO BRAÇO: VÁRIAS INSPIRAÇÕES PARA HOMENS
DÓI PARA FAZER TATUAGEM? PARTES DO CORPO MAIS DOLORIDAS
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.
Exclusivamente para você