Beleza Masculina

5 dicas para evitar o surgimento da caspa

Olá cavalheiros, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje vamos ver 5 dicas simples para evitar o surgimento da caspa. As dicas também servem para combater o problema de quem já a tem.

O que é a caspa?

É uma doença do couro cabeludo que costuma causar coceira, vermelhidão e descamação na área afetada. As pessoas com maior incidência são aquelas que têm a imunidade baixa ou pele muito oleosa.

Outro fator que colabora para o surgimento de caspa é a presença do fungo Malassezia Globosa. Também pode surgir em outros locais, como a sobrancelha, por exemplo.

COMO EVITAR O SURGIMENTO DA CASPA?

Alerta: Antes de irmos as dicas, lembrem-se de procurar um dermatologista para ele avaliar seu quadro e indicar o melhor tratamento.

1 – Evitar banho quente

Banho quente leva ao aumento da produção de sebo no couro cabeludo e, portanto, aumento ou surgimento da caspa.

Esse é o principal vilão do aumento da minha caspa. Se eu ficar uma semana lavando o cabelo com água mais quente (geralmente no inverno) piora muito o problema.

2 – Evitar o uso de bonés

Isso mesmo, o uso de bonés abafa o couro cabeludo que acaba por produzir mais sebo e pode contribuir para o surgimento da caspa ou para sua piora.

Caso vocês não queiram dispensar o uso de boné, prefira o modelo Trucker que possui uma tela na parte de trás que facilita a circulação de ar.

Há um artigo aqui no blog onde falo sobre os modelos de bonés e como combinar com seu look. Caso se interessem é só clicar AQUI.

caspa

3 – Usar shampoo anticaspa

Usar um shampoo anticaspa colabora para o controle da caspa. Eu costumo usar o Clear Men ou Dove Men Care Proteção Anticaspa.

Também há shampoos com substâncias específicas para tratá-la. Geralmente possuem Cetoconazol ou ácido salicílico em sua fórmula.

Às vezes eu uso estes shampoos medicinais quando percebo que a situação está mais complicada de controlar com shampoo anticaspa comum.

4 – Evitar pranchas e secadores

O calor produzido pelo secador e pela prancha também estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O indicado é evitar, mas caso seja necessário o uso, manter o secador em temperatura morna e a uma distância mínima de 15cm da cabeça.

Quanto a prancha, deve-se racionar seu uso.

5 – Evite passar a mão ou coçar a cabeça

Sim, coçar a cabeça piora o quadro porque o atrito estimula a produção de sebo e passar a mão no cabelo também devido ao calor do próprio corpo.

Curiosidades acerca da caspa

  1. Homens tem mais caspa do que mulheres porque a testosterona estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, o que causa a descamação do couro cabeludo.
  2. A caspa não é transmissível.
  3. Pode ocorrer por causa de uma alergia a algum produto.
  4. Lavar os cabelos todos os dias não diminui a caspa, aliás pode até aumentar.
  5. Não é a falta de higiene que causa o surgimento de caspa. Então, uma pessoa com caspa não é “porca”.
  6. Estresse e desequilíbrio emocional podem colaborar para o aumento ou surgimento de caspa.
  7. Condicionador não causa caspa.

Dica: Nos dias em que vocês perceberem o aumento da caspa evitem usar camisetas, camisas ou qualquer peça na cor preta, pois fica mais evidente e as pessoas, infelizmente, ainda tem preconceito com uma coisa tão simples como a caspa.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

RESENHA: SHAMPOO ARGAN E OJON DA RICHEÉ PROFESSIONAL

MÁSCARA MIRACLE: A DECEPÇÃO DA EICO

COLGATE LUMINOUS WHITE ADVANCED CLAREIA OS DENTES?


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem aí nos comentários suas dicas para evitar o surgimento da caspa. Queremos saber.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!