5 dicas para evitar o surgimento da caspa
Olá cavalheiros, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje vamos ver 5 dicas simples para evitar o surgimento da caspa. As dicas também servem para combater o problema de quem já a tem.
O que é a caspa?
É uma doença do couro cabeludo que costuma causar coceira, vermelhidão e descamação na área afetada. As pessoas com maior incidência são aquelas que têm a imunidade baixa ou pele muito oleosa.
Outro fator que colabora para o surgimento de caspa é a presença do fungo Malassezia Globosa. Também pode surgir em outros locais, como a sobrancelha, por exemplo.
COMO EVITAR O SURGIMENTO DA CASPA?
Alerta: Antes de irmos as dicas, lembrem-se de procurar um dermatologista para ele avaliar seu quadro e indicar o melhor tratamento.
1 - Evitar banho quente
Banho quente leva ao aumento da produção de sebo no couro cabeludo e, portanto, aumento ou surgimento da caspa.
Esse é o principal vilão do aumento da minha caspa. Se eu ficar uma semana lavando o cabelo com água mais quente (geralmente no inverno) piora muito o problema.
2 - Evitar o uso de bonés
Isso mesmo, o uso de bonés abafa o couro cabeludo que acaba por produzir mais sebo e pode contribuir para o surgimento da caspa ou para sua piora.
Caso vocês não queiram dispensar o uso de boné, prefira o modelo Trucker que possui uma tela na parte de trás que facilita a circulação de ar.
Há um artigo aqui no blog onde falo sobre os modelos de bonés e como combinar com seu look. Caso se interessem é só clicar AQUI.
3 - Usar shampoo anticaspa
Usar um shampoo anticaspa colabora para o controle da caspa. Eu costumo usar o Clear Men ou Dove Men Care Proteção Anticaspa.
Também há shampoos com substâncias específicas para tratá-la. Geralmente possuem Cetoconazol ou ácido salicílico em sua fórmula.
Às vezes eu uso estes shampoos medicinais quando percebo que a situação está mais complicada de controlar com shampoo anticaspa comum.
4 - Evitar pranchas e secadores
O calor produzido pelo secador e pela prancha também estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O indicado é evitar, mas caso seja necessário o uso, manter o secador em temperatura morna e a uma distância mínima de 15cm da cabeça.
Quanto a prancha, deve-se racionar seu uso.
5 - Evite passar a mão ou coçar a cabeça
Sim, coçar a cabeça piora o quadro porque o atrito estimula a produção de sebo e passar a mão no cabelo também devido ao calor do próprio corpo.
Curiosidades acerca da caspa
- Homens tem mais caspa do que mulheres porque a testosterona estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, o que causa a descamação do couro cabeludo.
- A caspa não é transmissível.
- Pode ocorrer por causa de uma alergia a algum produto.
- Lavar os cabelos todos os dias não diminui a caspa, aliás pode até aumentar.
- Não é a falta de higiene que causa o surgimento de caspa. Então, uma pessoa com caspa não é “porca”.
- Estresse e desequilíbrio emocional podem colaborar para o aumento ou surgimento de caspa.
- Condicionador não causa caspa.
Dica: Nos dias em que vocês perceberem o aumento da caspa evitem usar camisetas, camisas ou qualquer peça na cor preta, pois fica mais evidente e as pessoas, infelizmente, ainda tem preconceito com uma coisa tão simples como a caspa.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
RESENHA: SHAMPOO ARGAN E OJON DA RICHEÉ PROFESSIONAL
MÁSCARA MIRACLE: A DECEPÇÃO DA EICO
COLGATE LUMINOUS WHITE ADVANCED CLAREIA OS DENTES?
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem aí nos comentários suas dicas para evitar o surgimento da caspa. Queremos saber.
Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!
Deixe um comentário
Exclusivamente para você