Cuidados Faciais

5 dicas para evitar cravos e espinhas

Olá cavalheiros, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. O que vamos ver hoje são 5 dicas que eu faço para manter minha pele livre de cravos e espinhas.

Há bastante tempo venho falando da importância de se manter uma pele limpa. Os benefícios são muitos. Por isso, vamos ver as minhas dicas para ajudá-los a manter a pele sem a oleosidade excessiva e as células mortas que colaboram para a formação de cravos e espinhas.

Mas antes, que tal sabermos um pouco sobre as causas do surgimento das acnes. Let’s go.

Quais são as causas da acne?

A produção excessiva de sebo (oleosidade) da pele, em conjunto com as células mortas, contribui para que a bactéria Propionibacterium Acnes se aloje no folículo piloso e cause uma inflamação.

Essa bactéria libera substâncias tóxicas para o nosso organismo causando uma irritação. As células de defesa, cumprindo seu papel, desencadeiam uma reação inflamatória, a qual denominamos de acne ou espinha.

Já o cravo, falando de forma mais simples, seria o primeiro estágio da espinha. É nesta fase que ocorre o acúmulo de células mortas e sebo nos folículos pilosos formando aqueles pontos pretos no rosto.

5 dicas para combater a oleosidade, cravos e espinhas da pele

1 – Lavar o rosto

sabonete granado

O primeiro passo para manter a pele livre da oleosidade excessiva é lavar o rosto diariamente. Para isso, vocês podem usar um sabonete líquido, um gel de limpeza ou, qualquer produto destinado à limpeza facial.

Faz parte da minha rotina de cuidados faciais, lavar o rosto pela manhã ao acordar e à noite. No período noturno, o sabonete que eu uso é o de enxofre da Granado e de manhã, opto por um gel facial da Avon ou da Mary Kay.

2 – Tonificar a pele

Já falei aqui no blog sobre a importância de tonificar a pele (link para o artigo no final), então sem me estender muito, tonificar é a fase da limpeza mais profunda do rosto, que serve para eliminar os resíduos e a oleosidade que só lavando não foi possível.

Há produtos vendidos somente para esta função e outros que limpam e tonificam ao mesmo tempo. A tonificação deve ser realizada após lavar o rosto.

Vejam esse vídeo abaixo onde a Luiza do Canal YouTube Beleza ensina os passos para cuidar da pele, incluindo a tonificação.

3 – Hidratar a pele

Sim, hidratar a pele contribui para controlar a produção excessiva de sebo. Por muito tempo, eu achei que ao usar hidratante, meu rosto ficaria mais oleoso e surgiria mais espinhas. E segui com este conceito por muito tempo.

Há quase um ano eu adquiri o hábito de usar hidratante facial todos os dias e, se eu soubesse, teria começado a usar muito antes.

O corpo produz sebo para proteger a pele, porém quando usamos um hidratante, essa produção diminui bastante, pois o organismo entende que não há mais tanta necessidade.

Dica: Após lavar e tonificar o rosto, usar um hidratante de sua escolha. Eu gosto e indico o hidratante facial TimeWise para peles mistas e oleosas da Mary Kay porque não deixa a pele pegajosa.

4 – Esfoliação do rosto

Esfoliar o rosto retira as células mortas, que são um dos fatores do surgimento de acnes, além de melhorar a textura da pele e deixá-la com maior viço.

Eu costumo usar o esfoliante ou da Mary Kay ou da Avon que já fiz a resenha aqui no blog. Há receitas de esfoliação com açúcar e bicarbonato de sódio que já testei e gostei, mas que só vou me aprofundar nestas dicas caseiras em um artigo futuro.

microdermoabrasão da Mary Kay

Dica: Após lavar o rosto e com ele ainda úmido, aplicar o esfoliante e fazer movimentos circulares leves. Após a esfoliação, enxaguar e secar o rosto. Para finalizar, aplicar um hidratante facial.

5 – Usar máscara de argila verde

A argila verde tem função adstringente que, além de limpar e nutrir, retira toda a oleosidade da pele, ajudando a combater cravos e espinhas.

A máscara de argila verde me ajudou bastante quando meu rosto estava numa fase bem ruim. Vale muito a pena inserir ela na sua rotina de cuidados faciais.

Esta argila pode ser comprada em lojas de produtos naturais que costuma sair por um preço muito mais em conta. Em perfumarias também se vende, mas por um preço mais elevado.

Dica: Com o rosto já limpo, aplicar o produto e deixar o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Depois de retirar a máscara, tonificar a pele e passar um hidratante de sua escolha.

Para finalizar o artigo, coloquei abaixo um quadro com a minha rotina diária de cuidados faciais. Lembrem-se, somente fazer esfoliação e a máscara de argila verde uma vez por semana e em dias diferentes. Quando fizer esfoliação, não faça a máscara e vice-versa.

cuidados faciais


INDICAÇÃO DE LEITURA:

PELE SEM BRILHO COM A ESPUMA FACIAL TURBO LIGHT DA GARNIER MEN

POR QUE É IMPORTANTE TONIFICAR A PELE?

PORE PENETRATING: ESFOLIANTE DA AVON PARA COMBATER CRAVOS E ESPINHAS


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários quais as dicas de vocês para manter a pele livre de cravos e espinhas.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!