Beleza Masculina

Cuidado! O frio pode causar infarto e AVC

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de hoje, nós vamos ver uma curiosidade que muitos desconhecem. Vocês sabiam que o frio pode causar infarto e AVC?

Pode parecer bobagem, mas muitos não têm a mínima noção de que o descuido com o corpo em um dia frio pode causar um problema de saúde gravíssimo, como veremos a seguir.

O infarto é a maior causa de óbitos em pessoas acima de 40 anos como foi observado nos países mais desenvolvidos. Só no Brasil são mais de 150 mil novos casos ao ano sendo os homens os maiores afetados pela doença.

Homem com dor no peito infarto

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, a taxa de infartos aumenta em 30% e a de AVC em 20% no inverno, especialmente nos dias cuja temperatura esteja abaixo dos 14º Celsius.

Por que isto acontece?

Falando de forma bem simples, para manter a temperatura do corpo em torno de 36ºC no frio, o organismo acelera o metabolismo para evitar a perda de calor e proteger o funcionamento dos órgãos vitais internos.

O problema disso é que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraem, por isso as mãos, pés, orelhas e nariz ficam gelados. Essa constrição faz o coração aumentar a força para bombear o sangue e eleva a pressão arterial.

Roupa de inverno para homens

Esse aumento da pressão nas paredes dos vasos facilita o desprendimento das placas de gordura causando o entupimento das artérias e levando a pessoa ao infarto ou derrame.

Grupo de risco

As pessoas que estão incluídas no grupo de risco são os idosos, hipertensos, diabéticos, sedentários, fumantes, obesos e pessoas com colesterol ruim alto. Estes devem ter atenção redobrada nos dias de frio intenso.

Como evitar?

Algumas dicas básicas podem evitar que ocorra um infarto ou AVC em dias de muito frio. Para começar, as roupas devem estar de acordo com o clima. As peças devem ser robustas e eficientes na retenção do calor do corpo, como as jaquetas, casacos e outros. Os acessórios como gorros, cachecóis e luvas são indicados para complementar a proteção.

Jaqueta parka peluda para homens

Outro fator que agrava o risco destas doenças é a pouca ingestão de água em dias frios. A falta de líquidos no corpo torna o sangue viscoso e colabora para o aumento da pressão sanguínea, além do frio citado anteriormente. Por isso, bebam bastante água.

Somados aos cuidados acima, manter hábitos de vida saudável, como a prática de atividades físicas e uma alimentação menos gordurosa, bem como se consultar e realizar exames preventivos regularmente, colaboram para diminuir as chances de o infarto e AVC ocorrer em qualquer época do ano. Quem pratica exercícios físicos tem uma probabilidade 40% menor de ser acometido por um infarto, por exemplo.

Para maiores informações, vou deixar dois links que serviram de base para este texto. O primeiro é “Casos de infarto e AVC aumentam no inverno” do portal do Dr. Drauzio Varella e o segundo é “O que fazer hoje para não ter um infarto quando for mais velho?” do site Viver Bem.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

BENEFÍCIOS DO SUPLEMENTO PH20 DA SNAKE NUTRITION

APARELHO NOS DENTES: VEJA A MINHA EXPERIÊNCIA

TRIBULUS TERRESTRIS: MAIOR MASSA MUSCULAR E LIBIDO


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já sabiam que o frio podia causar infarto e AVC e se vão tomar mais cuidado a partir de agora.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!