Corte militar para homens

Corte militar: conheça os estilos existentes

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de estilo masculino de hoje, nós vamos abordar o corte militar. Na verdade, vamos conhecer 7 cortes militares para homens.

O corte militar não é apenas um estilo, mas uma categoria onde alguns cortes de cabelo fazem parte ou por terem surgido nos campos de batalha, ou por terem sido popularizados pelos soldados durante as inúmeras guerras.

Há muito tempo esquecidos, estes cortes tradicionais e clássicos retornaram juntamente com a volta da cultura da barbearia no mundo todo. Que tal conferirmos todos eles abaixo?

Inspirações de corte militar masculino

1 – Burr Cut

Corte de cabelo masculino Burr Cut
O Burr Cut tem fios bem curtos cortados na maquininha com pente 1, 2 ou menor

Da lista, este é o corte militar mais fácil de ser feito, pois a cabeça é totalmente raspada com máquina pente 1 ou 2. É interessante para os homens que dispõem de pouco tempo para ajeitar os cabelos no dia a dia.

Outra vantagem do Burr Cut é sua higienização que costuma ser um processo simples e bem rápido. Alguns podem apontar a manutenção quinzenal como uma desvantagem, porque logo os fios crescem e pedem um novo corte.

2 – Buzz Cut

Corte militar Buzz Cut
Marcado por uma pequena diferença entre o topo e as laterais, o Buzz Cut também é um corte centenário

Bem parecido com o Burr, mas não igual, no Buzz Cut há uma leve diferenciação entre a lateral e o topo da cabeça. Os lados são raspados utilizando os pentes 1 ou 2, e o topo, um pouco maior, com os pentes 3 ou 4.

Ambos os cortes, Burr e Buzz Cut, surgiram no contexto da Primeira Guerra Mundial, pois, até então, não existia um corte de cabelo único, padrão para todos os combatentes daquela época.

Como foi uma guerra de trincheiras, de grandes valas e pouca higiene, houve uma infestação de piolhos e pulgas que levaram à morte vários soldados. Com a recém-chegada maquininha de cortar cabelo, os exércitos começaram a raspar as cabeças dos soldados.

Buzz Cut: corte de cabelo prático
Uma infestação de piolhos, proporcionada por um ambiente insalubre, fez surgir os cortes militares para os homens

Além de surtir o efeito desejado, a praticidade fez com que esse e os outros cortes raspados com máquina virassem um padrão mundialmente aceito.

3 – Crew Cut

Crew Cut: hairstyle for men
Este corte masculino, assim como os anteriores, é versátil porque combina com cabelos lisos, cacheados, ondulados, crespos, lisos ou grossos

Usado ainda hoje pelos soldados americanos, o Crew Cut é prático, dado que basta lavar e secar, e já está pronto para sair. Ele pode ser penteado para frente, adotando uma franja arrepiada bem sutil, ou para o lado.

O Crew Cut também conta com fios mais longos no topo, podendo ser cortado na tesoura, e uma lateral raspada na máquina zero. Aqui, o contraste visível entre as partes é o principal aspecto deste corte militar.

Importante: não é porque o cabelo está curto que não deve ser cuidado. Cabeça mal lavada aumenta as chances de queda dos fios, já que a oleosidade do couro cabeludo contribui para a calvície masculina. Usar o shampoo correto para cada tipo de cabelo.

4 – Flat Top

Corte de cabelo masculino Flat Top
A principal característica do Flat Top é ter um topo reto cortado na máquina

Maior do que os mostrados anteriormente, o Flat Top é um corte que surgiu recentemente. Os soldados americanos passaram a usá-lo depois da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente, na guerra do Vietnã.

Elaborado e bem estiloso, o Flat Top demanda tempo para ajeitar o penteado e exige o uso de algum fixador. Ideal para cabelos lisos e crespos, a manutenção deve ser periódica para manter os fios alinhados.

Cabelo Afro Flat Top
Na década de 90, os negros passaram a usar o Flat Top com um comprimento maior quando comparado aos soldados. Will Smith também adotou este corte na série “Um Maluco no Pedaço”

5 – Side Part

Corte militar Side Part
Existem outras variações do Side Part, como o Razor Part e Scumbag Boogie

Inserido no contexto da Segunda Guerra Mundial, o Side Part possui uma linha que demarca uma divisão na lateral da cabeça. Seu estilo é clássico, porém bastante chamativo e transmite uma imagem forte.

Os mais atuais contam com degradê na lateral, um fade, que deixa o visual mais moderno e suaviza a transição entre o topo e a porção lateral da cabeça. É indicado também o uso de produtos fixadores para manter o penteado sempre no lugar.

6 – Slicked Back

Cortes de cabelo militar para homens
As versões atuais do Slicked Back têm degradê nas laterais, mas pode-se raspar por completo, inclusive

A medida que a pessoa ia subindo na hierarquia, era permitido adotar fios mais longos pelo alto escalão do exército. O Slicked Back tem origem no corte militar e era popular entre os soldados da Alemanha, assim como o Side Part.

O undercut, com as laterais totalmente raspadas a máquina ou navalha, também foi muito comum entre os soldados nazistas. É uma variação do Slicked Back com caimento dos fios para o lado.

Slicked Back haircut for men
Slicked Back com bastante volume no topete fazendo referência aos anos 50

Mais tarde, o Slicked Back se fundiu com os topetes da década de 50, ganhando volume na parte da frente, ou melhor, na franja. A sugestão é usar um bom fixador para manter os fios sempre no lugar para não ficar caindo na lateral.

7 – Caesar

Corte de barbearia Caesar
O corte Caesar moderno tem as laterais raspadas em degrade para um visual mais contemporâneo

Perfeito para cabelos lisos e ondulados em especial, o corte Caesar (se pronuncia ‘cízar’) se caracteriza por ter uma franja reta que cobre boa parte da testa. É um tipo de corte com mais de 2 mil anos de existência.

Como o próprio nome sugere, o Caesar era muito usado pelos generais e imperadores romanos da antiguidade, tendo Júlio César como um dos mais ilustres adeptos.

Pode ser considerado como um corte militar, uma vez que os imperadores da Roma Antiga exerciam tanto o poder político e administrativo quanto o militar.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

RISCO NO CABELO: IDEIAS DE CORTES MASCULINOS

BIGODE FINO: O ESTILO DE BIGODE DO MOMENTO

RISCO NA SOBRANCELHA: COMO ADOTAR O ESTILO CHAVOSO


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta